UENP realiza exposição fotográfica em homenagem aos 15 anos da Instituição

Sábado, 23 Outubro 2021 18:13
Abertura da Exposição contou com a presença do superintende da Seti Aldo Nelson Bona (à esq). Abertura da Exposição contou com a presença do superintende da Seti Aldo Nelson Bona (à esq).

A Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, na quinta-feira (21/10), a abertura da exposição fotográfica “UENP, 15 anos”. Em homenagem ao aniversário da Instituição, o evento foi realizado no Museu Dom Ernesto de Paulo e Centro de Documentação da UENP, em Jacarezinho, com a presença da reitora Fátima Padoan, do superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, do bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antonio Braz Benevente, o vice-reitor Fabiano Costa, além da comunidade acadêmica e externa da Universidade.

A reitora da UENP agradeceu, com emoção, a todos que fizeram e fazem a história da Universidade. “Esse evento tem para mim um valor afetivo muito grande. Significa que nós conseguimos, conseguimos com integração, com luta, com respeito e com o reconhecimento do trabalho de cada um. Hoje nós somos o que somos, porque temos história, uma história muito bonita, aqui contada por essas fotografias. Agradeço a toda a comunidade acadêmica pela dedicação a nossa Universidade”, disse Fátima.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, parabenizou a Instituição e destacou que a exposição fotográfica traz à tona sentimentos de memória coletiva de identidade. “É simbólico comemorar 15 anos de uma Instituição. Momentos como esse reavivam memórias e vivências, lembranças de uma trajetória de vida. Ver as imagens rememoram as lutas e as dificuldades, mas, ao mesmo tempo, lembramos das conquistas. Parabenizo a toda comunidade acadêmica pela universidade que estão construindo”, enalteceu.

O bispo Dom Antônio Braz Benevente acolheu aos presentes no Museu e falou sobre a importância da memória fotográfica. “É uma alegria poder abrir as portas do nosso museu Dom Ernesto de Paula para acolher essa exposição que traz lembranças de conquistas realizadas por professores dedicados e desejosos de que a cultura e a Universidade acontecessem aqui em Jacarezinho e também nos outros polos. Olhando para cada fotografia podemos deixar o coração falar mais forte, de pessoas que marcaram as nossas vidas, nossa história e vão ficar para sempre em nossa memória”, disse.

Homenagem

Durante o evento, a reitora Fátima Padoan e o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa prestaram homenagem às autoridades que, ao longo da existência da Universidade, contribuíram efetivamente para que a instituição conquistasse êxito em suas ações.

Foram entregues porta-retratos, em alusão à exposição, com registros de algumas passagens que os homenageados tiveram na Universidade. Receberam a homenagem Dom Antônio Braz; o superintendente da SETI, Aldo Bona; e a ex-diretora da antiga faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), professora Ilca Maria Setti.

UENP, 15 anos

A exposição fotográfica "UENP, 15 anos" faz referência a história da instituição. As fotografias relembram as antigas faculdades isoladas e contemplam momentos marcantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, desde a sua criação até hoje. A curadoria da exposição fotográfica é do fotógrafo Tiago Angelo, do diretor de Cultura da UENP, James Rios, e da professora do curso de História da UENP e museóloga Elisângela Machiesk.

A exposição “UENP, 15 anos” ficará aberta para visitação até dia 30 de novembro. O Museu Dom Ernesto de Paulo e Centro de Documentação da UENP, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 401, Centro – Jacarezinho, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.