UENP realiza abertura do VII Encontro de Integração

Quinta, 09 Dezembro 2021 12:21
Abertura do evento contou com a palestra “Saúde mental e a Universidade”, ministrada pela professora Bárbara Kolstok Monteiro, da Universidade de São Paulo Abertura do evento contou com a palestra “Saúde mental e a Universidade”, ministrada pela professora Bárbara Kolstok Monteiro, da Universidade de São Paulo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) deu início, na quarta-feira (08/12), ao VII Encontro de Integração: Pesquisa, Internacionalização, Ensino, Extensão e Cultura. O evento, que acontece de forma online, evidencia o crescente potencial científico e cultural da Universidade, bem como a sua atuação junto à comunidade e a visibilidade da UENP no cenário internacional.

Clique Aqui para assistir à abertura completa do evento.

Durante a solenidade de abertura, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressaltou a importância do Encontro de Integração. “Momentos como esse nos fortalecem e nos proporcionam uma real dimensão das ações realizadas por nossa Instituição, reafirmando a importância da UENP para o norte do Paraná. O Encontro de Integração permite reconhecer, ano após ano, o amadurecimento das atividades que constituem as ações no âmbito da graduação, da pesquisa, da extensão, da cultura e da internacionalização na nossa Universidade”, frisou.

O coordenador do VII Encontro de Integração, Rui Gonçalves Marques Elias, destacou que, nesta edição, os trabalhos, em sua maioria, foram resultados de produtos acadêmicos realizados durante o período de pandemia. “A UENP, em meio a esse caos, não se acovardou, mostrou o seu valor científico, de formação e se manteve junto à comunidade externa. Podemos perceber um pouco disso na quantidade de trabalhos enviados, foram mais de 400 resumos resultados da modalidade de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização”, apontou Rui.

“Alunos, aproveitam ao máximo esse evento histórico, participem das oficinas, das mesas temáticas e apresentações de trabalho. Tenham a certeza de que as atividades foram pensadas e elaboradas com respeito e zelo, de modo a contribuir para a sua formação”, acrescentou o coordenador.

Na ocasião, o superintendente de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, parabenizou toda a comunidade acadêmica da UENP pelo evento. “O Encontro de Integração tem sua importância como estratégia institucional de articular o ensino, a pesquisa, a extensão, a internacionalização e a inovação, ou seja, aquilo que a universidade vem fazendo em todos esses âmbitos. Esse evento integra a comunidade acadêmica, com professores, alunos e funcionários debatendo esses temas, pensando e planejando o futuro da instituição, sobretudo na importância da UENP para o desenvolvimento da região norte do Paraná”, destacou.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, falou da importância dos jovens para a pesquisa. “Passamos por um momento de muitos desafios para a ciência no Brasil e no mundo, precisamos, cada vez mais, dessa energia e do olhar inovador do jovem para alavancar nossas pesquisas. Conquistamos posições importantes, mas temos um enorme potencial para avançar muito mais. Acreditem na capacidade de vocês, busquem inspirações em seus mestres, que têm atuado incansavelmente pelo avanço da ciência”, ressaltou.

A cerimônia de abertura contou ainda com as apresentações culturais da banda Bananeira Brass Band e do grupo Tons Afro, e com a palestra “Saúde mental e a Universidade”, ministrada pela professora Bárbara Kolstok Monteiro, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

O evento comtempla atividades de Internacionalização, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura, unindo eventos tradicionais da universidade como a XI Jornada de Iniciação Científica da UENP (UENP), o VII Seminário de Extensão e Cultura da UENP (SEC), IV Encontro Anual de Extensão (EAEX), além do VII Encontro de Internacionalização e o V Seminário de Ensino da UENP. A programação segue até esta sexta-feira, 10 de dezembro.

Última modificação: Quinta, 09 Dezembro 2021 13:38