UENP recebe mais de R$4 milhões para construção da nova Clínica de Fisioterapia

Sexta, 18 Março 2022 17:43

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nesta sexta-feira (18/03), solenidade de lançamento da Pedra Fundamental para a Construção das Instalações da Nova Clínica de Fisioterapia da UENP. Durante o evento, houve a assinatura da liberação de recurso de R$ 4.009.831,44, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (R$2,5milhões) e emenda parlamentar do deputado Luiz Claudio Romanelli (R$1,5milhão), para a construção da Clínica de Fisioterapia da Universidade. O evento contou com a participação da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, dos deputados estaduais, Luiz Cláudio Romanelli e Mauro Moraes, do prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, além de outras autoridades municipais e estaduais.

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, apontou sobre o papel fundamental das universidades. “Esse papel se destaca quando alia conhecimento, academia e a assistência. Na saúde, é onde isso mais acontece. Com essa clínica, ampliaremos a assistência à saúde do Norte Pioneiro. Parabenizo a equipe da Universidade por possibilitar que a clínica seja construída com custo reduzido e com qualidade. Esse investimento gerará conhecimento e técnica para os alunos, abrindo a possibilidade para grandes atendimentos e com professores de altíssimo nível”, destacou Beto Preto.

A Clínica de Fisioterapia da UENP terá aproximadamente 1700m² e contará com recepção, sala de espera, espaços de avaliações, ginásio, piscina aquecida para prática de hidroterapia e vestiário, além dos setores de cardiologia, pneumologia, inalação, neurologia, pediatria, ortopedia, hidroterapia, gerontologia e setor administrativo. A nova Clínica terá capacidade de atendimento de 160 pacientes por dia; em um ano, cerca de 40 mil pessoas poderão ser beneficiadas pelos atendimentos.

A reitora da UENP destacou a importância da Clínica de Fisioterapia para o Norte do Paraná e agradeceu a todos que tornaram possível a construção. “A nova Clínica de Fisioterapia triplicará os atendimentos. Poderemos atender a toda comunidade dessa região. Esse é o sentido da nossa Universidade: poder estar presente efetivamente na vida de cada uma das pessoas que estão à nossa volta”, destacou Fátima.

“Esse sonho da construção da clínica de Fisioterapia é de muito tempo atrás, antes mesmo da gestão atual. Este projeto nos foi apresentado em 2014, quando chegamos à UENP. No entanto, tivemos o desafio de consolidar uma universidade. A maior qualidade do ser humano é a gratidão e esse sentimento tem que nortear nossa vida e nossas ações. Assim, conseguimos levar adiante os nossos projetos. Esta é a última pendência da gestão atual, que se encerra em julho deste ano. Estou muito feliz em poder concluí-la”, completou a reitora.

O deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, falou sobre a luta para conseguir a construção da clínica. “Desde 2015, um dos compromissos era a construção da clínica de Fisioterapia, para melhorar as instalações, condições de aprendizagem e também o atendimento à população que depende do sistema de saúde público. Estamos nos fortalecendo. Se olharmos do início, é perceptível o quanto conseguimos avançar. E, se olharmos adiante, para daqui 20 anos, teremos mudado muito a realidade da nossa região”, disse Romanelli.

“Para mim, é uma grande alegria fazer parte deste momento. Quatro anos atrás, começamos essa luta, a apresentação dos projetos e, hoje, é um orgulho poder anunciar que teremos a nova clínica de Fisioterapia. É uma grande alegria para a UENP esse fortalecimento da Universidade. Muitos atendimentos poderão ser proporcionados através da clínica”, disse o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares.

Presenças

Também participaram da solenidade o diretor em exercício do Campus de Jacarezinho, Maurício de Aquino, o diretor do Campus de Cornélio Procópio, Thiago Alves Valente, o diretor em exercício do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho, além de Pró-Reitores, diretores de Centro, professores da UENP, agentes universitários e comunidade acadêmica, em especial, os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade.

Última modificação: Terça, 29 Março 2022 13:20