Editora UENP publica livro sobre tensões e desafios contemporâneos na educação

Terça, 06 Dezembro 2022 12:45

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, no dia 1º de dezembro, o lançamento do livro “Educação, tensões e desafios contemporâneos: negacionismos, Covid-19, “ensino remoto” e outras questões do nosso tempo”. O lançamento fez parte da programação do VIII Encontro de Integração da UENP.

Organizada pelos professores da UENP, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Márcio Luiz Carreri e Maurício Gonçalves Saliba, a obra apresenta uma coletânea de ensaios que promovem o debate sobre a educação. A produção coletiva reúne textos que fomentam o debate sobre a educação, a partir de três eixos: Negacionismo científico, os Direitos Individuais e Coletivos, além de a Educação a Distancia o Ensino Remoto no contexto da pandemia da Covid-19. A obra reúne professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam a estudos científicos sobre os temas.

Para Márcio Luiz Carreri, o livro é a acepção e concepção do que vem a ser um trabalho coletivo, ele é interinstitucional, intercampi, intercurso e intercentro. Segundo ele, organizar a obra foi um processo muito rico. “Conseguimos agregar diferentes áreas e profissionais variados que pesquisam o tema. Ficamos muito felizes de trazer essa contribuição, de articular diferentes profissionais que pudessem conduzir um trabalho de qualidade, de referência e qualificado”, apontou.

“A pandemia revelou o tamanho da crise educacional e suas desigualdades monstruosas, uma crise que ficou bem clara nos artigos”, destacou o professor Maurício Gonçalves Saliba. O autor destaca que a Escola e a Universidade vivem momentos de grande tensão, uma vez que sofrem reduções nos investimentos destinados à contratação de professores e de funcionários. “Temos presenciado a perda de autonomia e a precarização do trabalho docente, problemas agravados com a pandemia da Covid-19!”, disse.

“Essas táticas de ataques às universidades são parte da estratégia de construção de um projeto maior de exclusão social e dominação do capital privado, seus mantenedores e suas ideologias. Nessa perspectiva, pensar a Escola, a Universidade Pública e as Políticas e sua forma de organização, traz à tona pensar sobre as finalidades da educação, sua resistência e enfrentamentos necessários neste contexto de ataques à Educação”, completou Carreri.

Durante o lançamento, Saliba agradeceu a colaboração da Universidade. “É um orgulho poder publicar através da Editora UENP, ainda mais por se tratar de uma Universidade pública, com tanto renome. Isso acaba trazendo um enorme prestígio à obra”. O professor ainda citou a participação da professora Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez. “Flávia foi essencial para a produção do livro, desde o primeiro volume e primeiras reuniões. Ela pode não estar presente, mas sua contribuição foi fundamental”, concluiu Maurício.

O livro em formato digital está disponível AQUI.

Última modificação: Terça, 06 Dezembro 2022 12:56