Aldo Bona assume Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Quarta, 04 Janeiro 2023 14:27
O professor Aldo Nelson Bona comandará a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) O professor Aldo Nelson Bona comandará a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou na segunda-feira, 2, os novos nomes que vão compor a equipe de governo durante o segundo mandato, que vai até 5 de janeiro de 2027. Dentre as nomeações, está o professor Aldo Nelson Bona, que comandará a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ele respondia pela mesma área na primeira gestão, mas como superintendente.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que fazíamos à frente da antiga Superintendência junto à maior rede estadual de instituições de ensino superior do País. Vamos seguir com o desafio de articular todas as instituições de ciência e tecnologia, públicas e privadas, em torno da missão de fazer do Paraná um Estado com os melhores indicadores de ciência, tecnologia e inovação em favor do desenvolvimento econômico e social, dando plena operacionalidade aos marcos regulatórios modernos que construímos nos últimos anos”, declarou Aldo.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Elevada ao nível de Secretaria, a pasta terá funções similares à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que já era chefiada pelo futuro secretário, Aldo Bona. “Com a transformação em secretaria, a gente ganha uma estrutura mais robusta para fazer frente às nossas atribuições e, com isso, tem condições de melhorar as nossas entregas. Quem ganha com isso é a área da ciência, tecnologia e ensino superior do estado do Paraná”, explica Aldo.

Como secretário, Bona coordenará a maior rede de instituições de ensino superior do País, que recebeu R$ 11 bilhões de recursos nos últimos quatro anos e conta com cerca de 95 mil estudantes matriculados e 7.685 docentes. As universidades estaduais são rotineiramente reconhecidas em rankings nacionais e internacionais pela excelência de ensino e o objetivo da mudança é dar velocidade à implementação da Lei Geral das Universidades (LGU) e da Lei Geral de Inovação, tornando-as ainda mais modernas.

Nos últimos anos, a gestão foi reconhecida pelo trabalho em prol do desenvolvimento regional, com a criação das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) ligadas às universidades, a criação do Vale do Genoma, a expansão do programa de Residência Técnica e consolidação de novos cursos em municípios que há anos pleiteavam formação gratuita qualificada.

Para a nova gestão, o professor elenca como prioridades dar efetividade à LGU e demais marcos regulatórios; aperfeiçoar os mecanismos de financiamento e articular um sistema de Ciência e Tecnologia; dar organicidade e trabalhar em sintonia com a Secretaria de Inovação para apoio ao processo de inovação e transformação digital; seguir com a parceria com a Fundação Araucária no financiamento dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi); apoiar, incentivar e induzir a ação pelas fundações de apoio, a relação entre universidades e empresas e os processos de transferência de tecnologias; e consolidar as Ageunis.

“Queremos consolidar este modelo de desenvolvimento regional, fazendo com que as governanças locais e regionais funcionem efetivamente e a sociedade apresente para a Universidade aquilo que é crucial e importante que seja feito para pesquisa e desenvolvimento, para apoio ao desenvolvimento de negócios, às questões sociais, à educação, enfim, apoio aos diferentes setores da sociedade nas regiões de abrangência das nossas universidades”, enfatiza.

ALDO NELSON BONA

O secretário é docente efetivo do Ensino Superior na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Unicentro, em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010), além de ser autor de vários livros e artigos científicos. Ocupou os cargos de reitor e vice-reitor da Unicentro, além de presidir a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Atualmente, é membro do Conselho de Governo do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e diretor regional Sul do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Última modificação: Quarta, 04 Janeiro 2023 14:32