Reitores das universidades estaduais participam de reuniões em Brasília

Terça, 14 Março 2023 09:35

O reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fábio Antonio Néia Martini, participou, nos dias 7 e 8 de março, de uma série de reuniões com deputados federais paranaenses e ministros, em Brasília. A agenda, organizada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp), contou com a presença dos reitores de todas as sete universidades estaduais do Paraná.

No dia 7, os gestores compareceram nos gabinetes dos deputados federais pelo Paraná – Tadeu Veneri (PT), Toninho Wandscheer (PP), Rodrigo Estacho (PSD), Gleisi Hoffman (PT), Beto Preto (PSD) e Zeca Dirceu (PT). Durante as reuniões, a comitiva ressaltou a importância das Universidades Estaduais no desenvolvimento regional e apresentou a necessidade de recursos federais na assistência estudantil das instituições estaduais, com foco na permanência.

Na quarta-feira, 8, os reitores estiveram na Esplanada dos Ministérios. A primeira reunião foi realizada com Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Em seguida, foram recebidos pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Informação, Luciana Santos. Para finalizar o dia, os reitores de 23 estados apresentaram demandas das universidades estaduais e municipais ao Ministro da Educação, Camilo Santana.

“Foi uma agenda de extrema importância para as nossas Universidades. Durante as reuniões com deputados e ministros, tivemos a possibilidade de apresentar as necessidades de investimentos para bolsas, permanência estudantil e adequações nas áreas prediais de nossas instituições”, disse o reitor da UENP, Fábio Martini.

Participaram da agenda de reuniões o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; e o assessor jurídico da UENP, Fernando de Brito Alves.

Última modificação: Terça, 14 Março 2023 12:24