Feirinha da Cultura divulga projetos culturais incentivados em Jacarezinho

Segunda, 27 Março 2023 15:41
Por meio de parceria entre Registros do Amanhã, UENP, Grupo Maringá, Goal Projetos, Sustenidos, Prefeitura, o evento recebeu mais de 400 alunos da rede pública de ensino Por meio de parceria entre Registros do Amanhã, UENP, Grupo Maringá, Goal Projetos, Sustenidos, Prefeitura, o evento recebeu mais de 400 alunos da rede pública de ensino

Nos dias 23 e 24 de março, o Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, em Jacarezinho, recebeu a primeira edição Feirinha da Cultura - evento promovido por meio de parceria firmada entre o projeto Registros do Amanhã, Prefeitura, Goal Projetos, Sustenidos e UENP para divulgar, a alunos da rede pública de ensino, os programas culturais oferecidos gratuitamente na cidade.

Com participação dos projetos "Musicou", "Bom de Nota, Bom de Dança", além do "Registros do Amanhã" - financiados pelo Grupo Maringá/Usina Jacarezinho, o evento proporcionou acesso não apenas às apresentações dos programas, mas, também, atividades interativas de dança, música e audiovisual. Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as oficinas culturais oferecidas pela Prefeitura de Jacarezinho e pela Universidade.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, partilhou da alegria em promover o evento. Com apoio da Universidade, o evento acolheu os alunos das escolas municipais Maria Tereza Quevedo e Renato Azzoline; além dos colégios estaduais Anésio de Almeida Leite e Luiz Setti. “A Feirinha se constituiu como importante espaço-momento para divulgação dos projetos culturais que estão à disposição de toda a comunidade. Enquanto Universidade, ficamos muito felizes em trabalhar ao lado de parceiros tão comprometidos com políticas públicas de cultura. Nossa comunidade agradece”, afirma o professor James Rios, diretor de cultura da UENP.

Quem também pontuou sobre a importância do evento foi a coordenadora educacional do Projeto Musicou, Valéria Zeidan. "Este foi um evento de muita importância para todos os projetos culturais presentes no espaço da UENP, pois apresentou para a comunidade toda oferta de atividades culturais oferecidas, além de conectar parcerias, focadas em difusão e fortalecimento da Cultura e do acesso à produção cultural no território”.

De acordo com Renatta Giraldi, representante do grupo Maringá/Usina Jacarezinho, ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento da população local. "Nós temos a proposta de fazer com que esses projetos criem raízes nos municípios, por isso sempre incentivamos essas atividades que trazem a comunidade para dentro das realidades dos projetos".

"Precisamos formar os consumidores de cultura desde a sua base e, por isso, fizemos este evento voltado para o público infantil", afirma Admauro Nunes, coordenador geral do "Registros do Amanhã", que oferece aulas de Fotografia e Audiovisual para 100 jovens em Jacarezinho.

O representante do departamento de cultura de Jacarezinho, Cleiton Santos, também comentou sobre o evento. "É um evento necessário que vai ao encontro com tudo o que a cultura da cidade busca. Ter esse espaço é sensacional, tirando as crianças do mundo digital e trazendo essa novidade, proporcionando esse primeiro contato".

Projetos Incentivados pelo Grupo Maringá
O Grupo Maringá/Usina Jacarezinho tem incentivado, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, diversos projetos culturais no município. Realizado por meio da Secretaria Especial e da Cultura e Ministério do Turismo, com apoio do Grêmio União, da Goal Projetos e da Sustenidos, projetos como “Registros do Amanhã”, “Bom de Nota Bom de Dança” e “Musicou” têm ofertado, respectivamente, oficinas e aulas de produção audiovisual, dança e iniciação musical, em diversos equipamentos culturais da cidade, tais quais, na Ajadavi, no Centro da Juventude e no Parque Universitário.

Última modificação: Segunda, 27 Março 2023 15:43