Projeto de Mountain Bike atrai público de todas as idades no Parque Universitário

Terça, 27 Junho 2023 13:55

O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece diversas modalidades esportivas que estão transformando a vida de crianças e adolescente, de Jacarezinho e região. O Montain Bike (MTB), por exemplo, é a modalidade favorita dos irmãos Felipe Morais, de 14 anos, e Kaleb, de 8, que já até superou espaço importante que o futebol ocupava no coração dos dois.

Para vencer a “paixão nacional”, não foi preciso de muitos esforços. A modalidade mistura aventura, resistência e muita emoção nas pistas e, de quebra, proporciona amizades novas aos participantes do projeto de extensão “Atividade Física no Parque da Cultura, Extensão, e Inovação”, que é coordenado pelo professor Claudinei Ferreira dos Santos, do curso de Educação Física da UENP.

As aulas acontecem com supervisão do bolsista Emanuel Botejara de Campos, estudante do curso de Educação Física. “O Mountain Bike no Parque, como apelidamos o projeto, visa entregar, de forma gratuita e com qualidade, novas experiências motoras para crianças e adolescentes, por meio do ciclismo”, explica Emanuel.

“Essa é a oficina do Parque que eles mais gostam. Os dois até praticam outros esportes, mas o MTB virou uma paixão”, afirma a mãe dos ciclistas, Joice Morais. A jacarezinhense sabe que a prática desse esporte pode trazer diversos benefícios para a saúde e vida social dos pequenos. “O Mountain Bike, além de ser um esporte muito bom para o desenvolvimento infantil, melhora o condicionamento físico dos meninos”, destaca.

Kaleb e Felipe treinam há sete meses. A dupla, inclusive, já está conseguindo arriscar suas primeiras manobras radicais. Segundo Joice, a parte favorita da oficina para os irmãos é o contato com a natureza, que só é possível, em Jacarezinho, graças ao projeto de extensão da UENP. “Essa iniciativa é única e está mudando a vida das nossas crianças”, disse.

Para o coordenador Claudinei, a realização do projeto de extensão foi possível, porque as características do Parque conseguem atender às particularidades da modalidade. “Nós estávamos procurando um espaço para abrir a pista de MTB XCO quando veio o convite para fazer aqui no Parque. Logo na primeira visita, andei todo o espaço e vimos que seria o local perfeito”, recorda.

Segundo Claudinei, além da prática esportiva, o projeto tem o objetivo de proporcionar para o aluno uma conexão com a natureza e um estilo de vida mais saudável e o fortalecimento das ações de extensão da UENP junto com a comunidade local. “Além de propiciar espaço adequado e seguro para a prática de MTB para a população em geral, o projeto visa a aumentar a interação com a comunidade externa da instituição”, completa o professor.

Esta é a primeira vez que Emanuel atua como instrutor de ciclismo. “Este projeto também vem contribuindo muito para a minha formação, já que nunca tinha vivenciado a situação de ensinar e treinar crianças na modalidade de que mais gosto. Há quase um ano que acontecem as aulas e consigo notar a diferença de conhecimento prático que adquiri através das experiências no projeto”, observa o estudante.

Como funciona o MTB XCO?

A prática do MTB requer o uso de bicicletas apropriadas. Diferente do cicloturismo, por exemplo, a modalidade é praticada na natureza em terrenos irregulares. Os equipamentos de segurança também são importantes desde roupas corretas, capacetes, luvas e óculos. Já a pista Cross Country é uma modalidade olímpica e se caracteriza por ser em terrenos instáveis. “Hoje, o Parque oferece 13 bicicletas para os alunos, mas quem quiser participar com sua bike é possível”, afirma Claudinei.

Ao todo, o projeto contempla 20 ciclistas de todas as idades, mas as vagas serão ampliadas. Além da modalidade de Mountain Bike (MTB XCO), o projeto também atua com aulas na pista de corrida Cross Country. Duas vezes por semana cada uma. As aulas nas pistas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30.

As pistas do Parque, o qual conta com uma área de mais de 105.000m², são frequentadas por ciclistas amadores e profissionais diariamente. “Muitos ciclistas treinam no Parque para competir. O projeto tem esse papel social na vida das crianças, mas também ajuda os adultos que precisam praticar diariamente a modalidade”, conclui Claudinei.

O Parque conta, além das pistas de MTB XCO e de corrida Cross Country, com os seguintes atrativos: Museu de Arte e Cultura Popular; Galpão Cultural Romano Nunes – Cabelo; Centro de Documentação Histórica e área de bosque, que é mais uma opção de lazer da cidade.

Para se inscrever nas oficinas do Parque, acesse AQUI

Última modificação: Terça, 27 Junho 2023 15:07