UENP participa de maior evento científico da América Latina

Quinta, 03 Agosto 2023 13:04

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 23 a 29 de julho no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Além das agendas de reuniões e conferências, a principal participação da UENP aconteceu na SBPC Jovem, espaço dedicado a despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação em alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

Ao longo de seis dias, professores e alunos da Universidade apresentaram os cursos de graduação e oito projetos de pesquisa e extensão. O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou a equipe e agradeceu aos professores, agentes universitários e alunos pelo empenho. “A dedicação dos professores, agentes e, principalmente, dos nossos estudantes na SBPC foi indispensável para o bom andamento das atividades e para tornar a nossa UENP mais conhecida no ambiente científico. É sempre importante lembrar que os nossos alunos são os protagonistas da nossa Instituição. Graças a essa equipe, a nossa participação foi muito satisfatória”, reconheceu.

Aproximadamente mais de 30 mil pessoas visitam o espaço da UENP. A pró-reitora de Graduação da Universidade, Juliana Telles Faria Suzuki, falou sobre o evento. “A SBPC é uma das mais importantes instituições científicas do Brasil, um evento de grande porte que promove o avanço do conhecimento em diversas áreas e atua como um fórum para a discussão e divulgação de pesquisas científicas. Os projetos que foram apresentados por professores e estudantes da UENP demonstraram o potencial da universidade no cenário nacional. Muitos contatos e trocas de experiências foram vivenciados durante a semana”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, o evento foi uma oportunidade de mostrar as ações que a Universidade desenvolve. “Tivemos a apresentação de oito projetos que demostram para a sociedade toda a qualificação que a UENP tem e todo o nosso comprometimento para com o desenvolvimento do norte do Paraná. Também pudemos conhecer ações de outras instituições e, a partir daí, fazer novas conexões e novos trabalhos interinstitucionais, além de ter novas ideias para futuros projetos e ações”, destacou.

“Para os alunos também foi uma experiência ímpar, eles puderam conhecer um pouco mais sobre o sistema público de ensino superior do Paraná e do Brasil, tiveram contato com pesquisadores e professores de alto renome nacional, o que é algo muito importante. Certamente uma experiência que vão levar ao longo da formação e da vida deles”, completou Rui.

O acadêmico de Educação Física da UENP, Igor Franco Silva, participou do evento e partilha sobre sua experiência. “O evento agregou muito, pude conhecer muitos grupos e trabalhos diferentes. Além disso, proporcionou a integração de vários segmentos para um objetivo em comum. Essa foi a parte que eu achei mais interessante em relação à minha área, pois passa uma visão melhor de como a tecnologia pode nos levar a ter uma vida mais saudável e mais acessível. Foi uma experiência incrível, estou muito feliz em ter participado”, frisou.

Para Elisa Prado Silva, de Medicina Veterinária, foi excepcional poder expor o projeto para toda a sociedade. “Eu nunca tinha participado de um evento grande, superou muito minhas expectativas. Nós tivemos contato com todas as áreas, vimos vários experimentos, debates e jogos, foi algo surreal. Além disso, foi muito bom conseguir mostrar às pessoas o nosso projeto, que é um projeto social de Próteses e Órteses para Animais com Problemas de Locomoção. Foi ótimo poder mostrar que estamos ali para ajudar, para apoiar esses animais que são, muitas vezes, colocados em situações vulneráveis. Foi importante saber que nosso trabalho é visto com bons olhos e que inspira também as pessoas”, apontou.

“A SBPC foi um evento que, com certeza, deixou marcas no meu legado acadêmico e eu recomendo para todos que, se um dia tiverem a oportunidade de participar, participem, porque é um evento único e uma experiência incrível”, completou Elisa.

SBPC

Realizada desde 1949, a Reunião Anual da SBPC é o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina e tem como objetivo debater políticas públicas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação, além de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. O evento reúne representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.