UENP Sustentável promove plantio de árvores em comemoração ao Dia da Árvore

Sexta, 22 Setembro 2023 16:59
Em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas mais de 120 mudas de árvores nativas no Parque Universitário Em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas mais de 120 mudas de árvores nativas no Parque Universitário

Alunos da Escola Municipal Professora Maria Tereza Quevedo, de Jacarezinho, plantaram mais de 120 mudas de árvores nativas no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nos dias 20 e 21 de setembro. A iniciativa, além de marcar o dia da árvore, é uma atividade incorporada ao projeto UENP Sustentável, desenvolvido pela Assessoria de Gestão de Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da UENP.

As mudas plantadas foram cedidas pelo escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Jacarezinho. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV) da UENP, Felipe Scala Frâncica, a ação desempenhou um papel crucial de conscientização sobre a importância da preservação ambiental na data simbólica. “Isso reflete o compromisso da UENP com a preservação ambiental em seu espaço físico, conforme delineado em sua Política de Sustentabilidade, que envolve ações comunitárias como essa”, explica.

De acordo com a assessora especial da AGPS, Giovana Sedassari Rocha, o plantio das espécies nativas aconteceu pelo terceiro ano consecutivo com o apoio do IAT. Os estudantes também participaram de uma oficina de pintura com o artista plástico Edmilson Donizetti Nascimento. “Com essas ações, contribuímos para combatermos a crise climática e para a conservação da biodiversidade. Cuidamos também da água e da qualidade de vida e preparamos as novas gerações para serem o futuro sustentável do nosso planeta. O Dia da Árvore deve ser uma lembrança constante de que, juntos, podemos trabalhar para um futuro mais verde e sustentável”, comenta.

A estudante de Ciências Biológicas e estagiária da AGPS, Maria Luiza Motta, que coordenou a ação, explica que o objetivo do plantio de mudas é a conscientização das crianças sobre as questões que envolvem o meio ambiente. “Desde 2021, nós realizamos atividades como essa para incentivar a comunidade externa e interna da UENP a repensar de maneira sustentável o modo que utilizamos os recursos. Através da Educação Ambiental, podemos elaborar atividades para aproximar a comunidade das questões ambientais”, ressalta.

O aluno Vitor Domingues, de 10 anos, plantou 10 mudas no dia da árvore. “Achei muito legal. Vou contar para minha família e todo mundo na escola”, comemorou. A aluna Tawani Vitória Oliveira Ramos (10) também celebrou após plantar sua primeira cerejeira. “Foi uma sensação incrível”, disse. A pedagoga e residente técnica do Parque Universitário, Fernanda Consulin, falou sobre a ação. “A gente ficou muito feliz com essa atividade realizada no dia da árvore. As crianças retornaram para a escola transformadas. Foi um dia marcante”, partilhou.

A equipe do IAT também participou do segundo dia de plantio no Parque Universitário. O órgão atendeu, ao longo da semana, 23 municípios com as doações das mudas de várias espécies. Serão, no total, 15 mil mudas distribuídas em todo o Norte Pioneiro.