UENP participa da 8ª edição da GeniusCon

Quinta, 05 Outubro 2023 16:43
Na GeniusCon, o acadêmico de Ciências da Computação da UENP, Weslem Oliveira, está apresentando a impressora 3D desenvolvida por ele Na GeniusCon, o acadêmico de Ciências da Computação da UENP, Weslem Oliveira, está apresentando a impressora 3D desenvolvida por ele

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, nesta quarta-feira, 4, da abertura da GeniusCon 2023, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte do Paraná. O evento é realizado pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), Sebrae e Prefeitura de Jacarezinho, com a participação e apoio de instituições e empresas da região.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destacou a importância do evento. “Somente a inovação pode ser aceleradora do nosso crescimento, do crescimento da região Norte do Paraná. Podem sempre contar com a nossa UENP, com nossa Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AITEC), para ajudar nesse desenvolvimento. Meus parabéns a todos os responsáveis pela organização do evento”, frisou.

O presidente do SRI, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, agradeceu a presença de todos no evento. “Nós estamos construindo aqui algo que nunca foi feito antes. Fazemos um trabalho com uma base séria, intensa. São 12 prefeituras fazendo parte do SRI, pois sozinhos não chegamos a lugar nenhum, precisamos de todos juntos. Esse evento representa o Norte Pioneiro, o trabalho que realizamos aqui com toda certeza transformará a nossa região”, disse.

O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, compartilhou sobre a felicidade em participar. “A GeniusCon entra para a história do Paraná como o maior evento de união das cidades do Norte Pioneiro. Não existe nenhum outro lugar que tenha um evento como esse, com todo mundo trabalhando em união. Tudo começa pela educação, a educação é a base de tudo. Aqui, eu estou vendo educação de qualidade, educação ligada à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo. Estou muito feliz em participar desse evento, espero que todos aproveitem ao máximo!”, ressaltou.

No primeiro dia de GeniusCon, que acontece no Centro de Eventos de Jacarezinho, o estande da UENP recebeu a visita dos chefes dos Núcleos Regionais de Educação Jacarezinho, Ana Maria Molini, Ibaiti, Leila Cândido de Bonfim Torres, Cornélio Procópio Mayra Iida Moraes, e Wenceslau Braz, Joaquim Gabriel Faustinoni, além de alunos e professores de escolas municipais e estaduais.

UENP na GeniusCon

A participação da UENP na GeniusCon 2023 é coordenada pela diretora-geral da AITEC, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho. “O estande da UENP tem chamando bastante atenção, a visitação tem sido bastante positiva. Estamos apresentando nossos cursos de graduação e trouxemos a impressora 3D fabricada por um aluno nosso. Para além disso, participamos de oficinas, painéis, temos projetos no espaço destinado as startups e equipes na maratona do hackathon”, destacou.

No estande da UENP no evento, o público poderá conferir a impressora 3D desenvolvida pelo acadêmico de Ciências da Computação, Weslem Cristiano de Oliveira. No espaço destinado às Startup, o projeto de extensão da UENP, El@s Conectadas, apresenta o aplicativo desenvolvido pelas participantes. Ao longo dos três dias de evento, a UENP também está presente em painéis com palestrantes de diferentes áreas.

Na quinta-feira, 5, a professora Mayra, participou, às 11h, do painel “A Relação entre ICTs e Empresas”, às 15h, o professor Álvaro Júnior estará no painel “O que a educação pode fazer pela tecnologia?”, e às 16h, a professora Daniela Trindade apresentará o projeto “El@as Conectadas”, juntos de outras integrantes do projeto.

A UENP também participa das oficinas da GeniusCon. Na quarta-feira, o Centro Internacional de Idiomas da UENP realizou a oficina “Are You a Genius?”, coordenada pela professora Joagda Rezende Abib, com quizzes, jogos interativo e desafios em inglês e espanhol. A oficina também acontece demais dias de evento, às 9h. Ainda na quarta-feira, a professora Pâmela Cristina Pereira Gonzaga promoveu a atividade “Oficina roteiro imagético sinalizado - produto de aprendizagem”.

Os projetos de extensão “Psicoeducação para usuários de substâncias psicoativas” e “Prevenção do câncer de colo de útero e mama e seus precursores” também estão presente na GeniusCon 2023.

Última modificação: Quinta, 05 Outubro 2023 16:50