Parque Universitário da UENP realiza ação em comemoração ao Dia das Crianças

Quarta, 11 Outubro 2023 15:35
Durante a ação, as crianças puderam participar das oficinas de pintura, hip-hop, educação ambiental, brincadeiras populares e gincana Durante a ação, as crianças puderam participar das oficinas de pintura, hip-hop, educação ambiental, brincadeiras populares e gincana

O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na terça-feira, 10 de outubro, uma ação com 40 crianças dos bairros Aeroporto, Jardim São Luiz e Vila São Pedro de Jacarezinho. A iniciativa “Brincadeira, arte e cultura: um dia no Parque da UENP”, que contou com apoio da Prefeitura de Jacarezinho, aconteceu em comemoração ao Dia das Crianças.

Foram desenvolvidas oficinas de pintura, hip-hop, educação ambiental, brincadeiras populares e gincana, coordenadas por colaboradores do Parque Universitário junto aos assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. De acordo com a coordenadora do Centro de Documentação Histórica do Parque, Janete Leiko Tanno, o objetivo das oficinas era promover educação patrimonial e proporcionar uma comemoração à data especial celebrada em 12 de outubro.

No evento, as crianças confeccionaram, com o auxílio da residente técnica em Gestão Cultural, Fernanda Rezende, e do artista plástico, Edmilson Donizete, brincadeiras populares, como cataventos e paraquedas, a partir de materiais recicláveis. Durante a oficina de hip-hop, coordenada pelo rapper Cleiton Ferraz, o Mc Kueyo, construíram a letra de um rap com o tema criança, com a rima “Criança brinca, criança estuda, brinca e estuda, criança muda!”.

Na atividade de educação ambiental, orientadas pelo estagiário do Parque, Brian Vilela, as crianças fizeram um passeio pelo Parque, que terminou com o plantio de girassóis. “Foi uma tarde linda e animada no Parque Universitário. Conseguimos proporcionar uma comemoração para o dia das crianças que aliou as brincadeiras, a arte e a cultura”, destacou a residente técnica de Cultura do Parque, Mariana Rennó.
Mãe da aluna Alycia Vitória, de 4 anos, Beatriz da Silva conheceu o Parque pela primeira vez. “Foi um momento de confraternização muito gostoso”, destacou. A aluna Maria Vitória, de 6 anos, conta que adorou as atividades. “Foi muito legal. Aqui é um lugar especial” disse.

Segundo o assistente social do CRAS do Aeroporto, Nelson Aparecido Dias, a maioria das crianças que participaram da ação já estão matriculada nas oficinas promovidas pelo Parque Universitário. “Algumas participam do Musicou, da capoeira, pintura, mountain bike, entre outras atividades”, enfatizou.

Também participaram da iniciativa os estagiários do Parque Ana Clara Ferreira e João Vitor Abu-Jamra. No final das atividades as crianças participaram de uma confraternização com direito a cachorro quente, música e pipoca.