NEABI realiza o II Manifesta Novembro Consciência Negra

Segunda, 27 Novembro 2023 17:06

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena Maria Beatriz Nascimento da Universidade Estadual do Norte do Paraná (NEABI/UENP), juntamente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), realizará, nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 04 de dezembro, o II Manifesta Novembro Consciência Negra.

O evento, que acontecerá nos três campi da UENP, terá programação variada, com rodas de conversa, oficinas culturais, apresentações musicais e palestras. Um dos objetivos do encontro é fomentar o debate sobre o racismo estrutural/institucional, visando criar uma consciência mais ampla sobre as formas como as estruturas e práticas nas instituições podem perpetuar o fenômeno do racismo, chamando a atenção para a necessidade da discussão.

O coordenador do NEABI e professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da UENP, Antônio Donizete Fernandes, explicou sobre a ação. “O projeto almeja apresentar como pauta a necessidade efetiva e contínua de desenvolver o ensino da educação antirracista dentro e fora dos muros da universidade. Essa proposta se posiciona de forma contrária aos movimentos de exclusão e violência”, disse.

De acordo com o professor, a proposta se alinha à máxima de que, em uma sociedade racista, não é suficiente não ser racista; é necessário ser antirracista. “Isso implica na tomada de posição ativa contra o racismo, incluindo o reconhecimento e combate dentro dos âmbitos institucionais, buscando desenvolver estratégias de combate à descriminação racial em todas as suas formas”, destaca.

A programação do II Manifesta está agendada para ocorrer, durante todos os dias de evento, em diferentes horários e espaços da Universidade. Além das atividades agendadas, o encontro também contará com professores convidados da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de personalidades como Adegmar José da Silva, o Kandiero, escritor e ativista do Movimento Negro há mais de trinta anos.

O evento é gratuito e aberto para toda comunidade interna e externa da UENP, para professores da rede básica de ensino e demais interessados. O formulário de inscrição no evento pode ser acessado AQUI

Última modificação: Segunda, 27 Novembro 2023 17:13