UENP anuncia reajuste salarial para agentes universitários temporários

Sexta, 15 Dezembro 2023 10:32
O anúncio foi feito durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário O anúncio foi feito durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) anunciou, no dia 14 de dezembro, o reajuste salarial dos agentes contratados em regime especial (CRES) no âmbito de toda a Universidade. Com o reajuste, o cargo de Agente Universitário de Ensino Médio, que passará a ser chamado de Agente Universitário de Execução, aumentará de R$ 1.521,10 para R$ 4.231,60. Já o cargo de Agente Universitário de Nível Superior, agora Agente Universitário Profissional, sairá de R$ 3.574,57 para R$ 7.616,88. As alterações serão aplicadas a partir de janeiro.

O anúncio foi feito pela pró-reitora de Recursos Humanos da UENP, Maria José Quina Galdino, durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário. Maria relembra o histórico da luta. “No primeiro semestre de 2023, nós trabalhamos com uma alteração de carreira para os agentes universitários, que foi aplicada para os servidores de carreira da Universidade. Foi uma grande valorização para os agentes universitários, que estavam com salários defasados, o que resultava também na baixa procura pelos cargos de agente”, recorda.

A aprovação do plano da Carreira Técnica-Universitária se deu em julho, com efeito a partir de agosto. “Toda vez que fazemos alteração nos planos de cargos e salários, isso também deve ser aplicado aos contratados em regime especial. Mas houve um entendimento inicial de que o valor não deveria ser aplicado aos temporários. A partir deste momento, nós da PRORH, junto ao reitor da UENP, entramos em contato com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que nos deu todo apoio em relação a esse pleito junto às demais instâncias governamentais”, acentua.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destaca que a equiparação salarial dos CRES é uma valorização expressiva. “Foram meses lutando pela aplicação do valor inicial da tabela salarial da Carreira Técnica-Universitária aos nossos agentes contratados em regime especial para que eles fossem reconhecidos por meio da equiparação salarial. Depois de muitos trâmites, muitos diálogos, muitas instâncias, nós finalmente conseguiremos beneficiar os nossos servidores temporários. É uma grande conquista e seguiremos lutando também pelas demais categorias”, afirma.

CONSUNI

O Conselho Universitário, durante a reunião extraordinária, deu continuidade ao Processo de Revisão do Estatuto da UENP e aprovou os artigos 12º ao 16º. Ainda este ano, o CONSUNI se reunirá para a reunião ordinária, que será realizada no dia 19 de dezembro, às 9h30.

Última modificação: Sexta, 15 Dezembro 2023 10:37