UENP aprova título de Doutor Honoris Causa a Dermeval Saviani

Quarta, 17 Abril 2024 14:25
A aprovação do título levou em consideração a história de vida e profissional de Saviani, um dos principais nomes no campo da Educação e figura entre os mais importantes educadores brasileiros A aprovação do título levou em consideração a história de vida e profissional de Saviani, um dos principais nomes no campo da Educação e figura entre os mais importantes educadores brasileiros

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou, no dia 11 de abril, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor, filósofo e pedagogo Dermeval Saviani. A decisão foi divulgada oficialmente durante o encerramento do I Congresso de Educação Básica (COEB) da UENP e Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd), no dia 12 de abril, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho.

A aprovação pelo Consuni levou em consideração a história de vida e profissional do homenageado, que é um dos principais nomes no campo da Educação e figura entre os mais importantes educadores brasileiros. A recomendação foi feita pelo PPEd à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em outubro de 2023, quando a presença do professor Dermeval foi confirmada no COEB. Em todas as instâncias, a aprovação se deu de forma unânime.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou a decisão do conselho superior. “Para a Universidade, outorgar o título de Doutor Honoris Causa a uma personalidade tão importante e um grande pensador da Educação no Brasil é uma grande honra, principalmente quando se fala em pensar a Educação em uma sociedade onde a luta contra o negacionismo e propagação de inverdades é cada vez mais necessária e fundamental para superar períodos de obscuridade. O professor Dermeval é um autor muito presente nas nossas salas de aula e entregar este título a ele é um ato de reconhecimento pelo seu papel na formação docente e na defesa da educação pública”, disse.

Durante o encerramento do COEB, o coordenador do PPEd, Flávio Massami Martins Ruckstadter, celebrou a aprovação do Conselho. “Muito em breve, receberemos novamente o professor Saviani em nossa Instituição, agora, numa sessão solene especial para a outorga do título. Será um momento ímpar para a nossa comunidade acadêmica celebrar e prestar o reconhecimento à trajetória e atuação educacional deste tão importante professor em nosso país”, celebrou.

Na ocasião, a Resolução nº 001/2024 - CONSUNI/UENP, que oficializa a decisão, foi entregue ao professor Dermeval Saviani pelo chefe do Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, e pelos membros do Consuni: os pró-reitores de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki e Jorge Sobral da Silva Maia; os professores João Vicente Hadich Ferreira, Antônio Carlos de Souza, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Marisa Noda e Flávia Évelin Bandeira Lima; e o agente universitário André Luiz da Silva Cazula.

Última modificação: Quarta, 17 Abril 2024 14:45