Estudantes da UENP participam da última fase do Programa Decade of Action

Quarta, 05 Junho 2024 11:36

Os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Gustavo Aparecido Bezerra, de Agronomia, Ana Carolina Camilo da Silva, e de História, Maria Eduarda dos Santos Tomé, representaram a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na última etapa do Decade of Action (DOA), que aconteceu no Parque Tecnológico da Usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no último sábado, 1º de junho. Organizado pelo Youth Action Hub (YAH), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), o evento reuniu representantes das sete universidades estaduais do Paraná.

O Desafio ODS teve como principal objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos pelos participantes nas etapas anteriores - o curso online Inteligência Sustentável, realizado entre 29 de março e 21 de abril, e uma capacitação preparatória com o tema Formas de Impacto - em um ambiente prático e desafiador. A iniciativa visa desenvolver soluções eficientes para resolver desafios regionais identificados pelo YAH, UVPR, universidades e demais parceiros através de um Hackathon.

Durante 24 horas, as equipes formadas pelos estudantes foram divididas em trilhas e trabalharam na criação de soluções para três desafios pré-definidos, sendo três relacionados a políticas públicas e três de empreendedorismo de impacto. “Foi um dia inteiro de atividades em grupo, reuniões com mentores, discussões construtivas e uma ampla interação social, com a construção de uma valiosa rede de contatos com outros alunos e professores”, destaca o coordenador do grupo da UENP, professor Thiago Coleti.

A proposta da UENP foi o “Desenvolvimento de tecnologias para o gerenciamento de resíduos e mitigação das mudanças climáticas”. A proposta vencedora da trilha de Empreendedorismo de Impacto foi a criação de uma associação do polo têxtil do Norte do Paraná com objetivo de conectar indústrias aos moradores e catadores, desenvolvida por estudantes das sete universidades durante o evento. “Os estudantes tiveram que propor soluções nessas linhas para o tema Resíduos, descarte e reaproveitamento. Como avaliador das propostas para a trilha de Empreendedorismo de Impacto, pude conferir como todo o esforço das equipes valeu a pena. Propostas fantásticas foram apresentadas e discutidas, mostrando todo o empenho dos estudantes para atender às exigências do tema”, acrescenta.

Para o aluno do curso de Ciências Biológicas, do Campus de Jacarezinho, Gustavo Aparecido Bezerra, a experiência foi incrível. “A Unioeste e o Instituto de Itaipu nos receberam de braços abertos. Aprendi a utilizar novas plataformas que eu não conhecia e o que mais me deixou feliz foi poder contribuir com coisas que aprendi com os professores do meu curso com os demais participantes. O curso, juntamente com a Hackathon, foi uma experiência incrível”, afirma.

Já a aluna do curso de História, do Campus de Jacarezinho, Maria Eduarda dos Santos Tomé, disse que a viagem foi uma experiência agregadora. “Toda essa experiência do Hackathon foi desafiadora, já que foi minha primeira vez, e posso dizer que vai estar sempre marcado em mim. Me senti realizada sendo desafiada a algo que não é meu foco acadêmico dentro da Universidade, já que faço História, mas meu grupo e o evento me fizeram sentir acolhida”, conclui.

Decade of Action

Decade of Action (DOA) é um programa idealizado pelo Youth Action Hub que visa à conscientização de jovens universitários para a implementação da Agenda 2030 no Paraná através da produção e aplicação de curso, capacitação e desafios reais incentivando a criação de soluções sustentáveis para alunos das sete universidades estaduais do Paraná. O programa foi realizado entre maio e junho a partir de uma iniciativa de cooperação daYAH com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

Última modificação: Quarta, 05 Junho 2024 11:43