UENP realiza Seminário de Educação Superior

Quinta, 13 Junho 2024 14:44

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu, na terça-feira, 11 de junho, a primeira palestra do I Seminário de Educação Superior (SEDUS) da UENP. O evento, que foi realizado de forma online, é destinado a professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade externa.

A ação visou promover debates e reflexões sobre a avaliação do ensino superior nos cursos de licenciatura. A primeira palestra, conduzida pela Prograd, teve como tema as "Transformações na Avaliação da Educação Superior: Enade e os Cursos de Formação de Professores". A palestrante convidada, professora-doutora Ester Pereira Neves de Macedo, que é assessora de Pesquisa e Inovação na Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daes/Inep), trouxe dados do Ensino Superior e apresentou modificações no formato do Enade dos Cursos de Licenciatura.

Durante o evento, o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, destacou a importância da ciência e das áreas de estudos voltadas para o aprimoramento do processo de avaliação dos cursos de graduação, e do ENADE como uma ferramenta para promover a reflexão acerca dos cursos e melhorias.

A pró-reitora de Graduação da UENP, Juliana Telles Faria Suzuki, realizou a mediação do debate que abordou, entre outros pontos, a necessidade de atualização constante dos métodos de avaliação para garantir a qualidade e a pertinência dos cursos de formação de professores, bem como a importância de alinhar essas avaliações às demandas atuais do mercado de trabalho e às inovações tecnológicas na educação.

O evento também contou com a participação da pró-reitoras de Graduação das Universidades Estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), Aparecida Darc de Souza; de Londrina (Uel), Ana Marcia Tucci de Carvalho; e do Paraná (Unespar), Marlete dos Anjos Silva Schaffrath; e do pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (Uem), Marcos Vinicius Francisco (Pró-Reitor de Graduação da UEM).

O conteúdo da palestra pode ser acessado por meio do Youtube Oficial da UENP e os slides disponibilizados pela palestrante e o texto indicado na palestra podem ser acessados AQUI.

Última modificação: Quinta, 13 Junho 2024 14:48