UENP promove curso de mini tênis para estudantes e professores

Quinta, 13 Junho 2024 15:11
Aspectos relacionados ao desenvolvimento do mini tênis foram apresentados de forma dinâmica, lúdica e acessível Aspectos relacionados ao desenvolvimento do mini tênis foram apresentados de forma dinâmica, lúdica e acessível

O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Jacarezinho realizou, no sábado, 8 de junho, um curso de extensão de mini tênis para estudantes e professores. A iniciativa reuniu 86 participantes no ginásio do Sesc de Jacarezinho e contou com o apoio dos acadêmicos do Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Educação, Esporte e Saúde (GEDMES) da UENP.

As atividades de iniciação esportiva foram coordenadas pelos professores Silvia Bandeira da Silva Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério e Walcir Ferreira Lima. A professora Silvia destacou que todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento do mini tênis foram apresentados de forma dinâmica, lúdica e acessível. “Apresentamos desde aspectos didático-pedagógicos e organizacionais, até a situações práticas do processo de ensino-aprendizagem da modalidade”, disse.

O curso de mini tênis visa facilitar a aquisição de conhecimentos específicos sobre a modalidade, promovendo o desenvolvimento psicomotor, físico, social e afetivo dos participantes. Durante a primeira etapa, os estudantes e professores da comunidade participaram de dinâmicas em grupo e individuais. “A primeira etapa foi avaliada como excelente pelos organizadores”, enfatizou Silvia.

A estudante Maria Fernanda Oliveira Budel, do segundo ano de Educação Física, agradeceu a oportunidade de participar de uma nova modalidade. “Foi um dia muito bacana. Realizamos várias dinâmicas e aprendemos várias maneiras de criar aulas através dos materiais expostos para trabalhar com alunos de várias faixas etárias futuramente”, contou.

Segundo a professora Silvia, na segunda etapa, os alunos e professores participarão da realização dos tradicionais festivais de inverno e primavera de Mini Tênis da UENP. “O curso é oficialmente reconhecido pela Universidade e os participantes que estiverem presentes em pelo menos 75% das atividades receberão um certificado para cumprirem suas horas de estágio”, concluiu.

GEDMES

O Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Educação, Esporte e Saúde (GEDMES) da UENP visa proporcionar aos acadêmicos do curso de Educação Física a fundamentação teórica e experiências práticas para iniciação à pesquisa científica. O grupo trabalha juntamente com o curso de mini tênis, além de desenvolver ações com crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas, na Educação Básica.