UENP participa da segunda edição do Connect Week em Curitiba

Quarta, 26 Junho 2024 14:15

A Universidade Estadual do Norte do Paraná participou da segunda edição do Connect Week Summit, um dos maiores festivais de inovação do país, realizado entre os dias 18 e 21 de julho em Curitiba. A feira, que aconteceu no Viasoft Expecience, dentro da Universidade Positivo, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, além de estimular o ecossistema local e permitir a conexão entre órgãos públicos, investidores, empresários, startups e estudantes.

No evento, a UENP apresentou ações extensionistas inovadoras desenvolvidas na Instituição, ao lado das outras universidades estaduais em espaço da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). A participação da UENP foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pela Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AITEC) da Universidade.

O vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, visitou o estande da Instituição e acompanhou as atividades junto com a PROEC. “Para nós, é um orgulho gigantesco ver a UENP representada num evento tão abrangente como o Connect Week, mostrando que, de fato, a Universidade vem cumprindo seu compromisso com o desenvolvimento e também reforçando a importância da Instituição para além da sala de aula, por meio de projetos e iniciativas que evidenciam o nosso protagonismo na região e contribuem para avanços tecnológicos” disse.

O professor de Ciência da Computação, Thiago Adriano Coleti, participou do evento apresentando o projeto “NinoEdu”, uma plataforma de jogos para apoiar o método de alfabetização ABACADA. “A participação no evento foi muito importante para divulgar a plataforma, que foi vista por dezenas de pessoas. A visibilidade da ferramenta no Connect Week foi muito importante para confirmar a relevância do nosso trabalho, além de obter feedbacks para melhorar. No evento, a criadora do método ABACADA, professora Cláudia Mara da Silva, passou pelo nosso estande e gostou muito da plataforma, apoiou sua continuidade e se engajou para poder levar o NinoEdu para diversas instituições de ensino”, destacou Thiago.

Os projetos que participaram da feira foram “Avaliação da reabilitação animal através do uso de tecnologias de prototipagem, dispositivos adaptados e terapias complementares”, coordenado pela professora do curso de Medicina Veterinária, Mariza Fordellone Rosa Cruz; “Biofungicida”, coordenado pela professora Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho; “CadeTuTatu”, coordenado pelo professor Thiago Coleti; e o aplicativo Conta Libras, coordenado pelo professor de Ciências Contábeis, José Antônio Marcelino.