UENP realiza III Jornada de Iniciação Científica

Quinta, 20 Junho 2013 17:09

O Comitê de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou a 3º edição da Jornada de Iniciação Científica da UENP no Campus de Cornélio Procópio (CCP), na última sexta-feira (14/06). O objetivo do evento, que reuniu cerca de 250 jovens pesquisadores, foi estimular a iniciação científica na universidade e nas escolas entre os jovens, além de difundir os saberes constituídos nas ciências e na tecnologia para a sociedade.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UENP, professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, ressaltou que "A iniciação científica é o motor mais importante que nós temos para alavancar as pesquisas nas universidades". Dirigindo-se a estudantes de graduação dos diversos cursos da UENP e de outras instituições, inclusive de alunos do Ensino Médio, por meio dos programas PIBIC Jr, da Fundação Araucária, e PIBIC Ensino Médio do CNPq, o reitor destacou o aumento no número de bolsas destinadas a Universidade.

Em 2008, a UENP contava com cerca de 30 bolsas de iniciação científica. Atualmente, somam 153 bolsistas e dessas, 120 são da Fundação Araucária, 13 da CNPQ e 20 da própria instituição. "Este é um avanço espetacular e temos certeza que só irá crescer ainda mais", destacou o reitor que também agradeceu a todos os estudantes que participaram do evento e àqueles que o coordenaram.

Ainda durante a abertura, os acadêmicos acompanharam também uma palestra com a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carmen Vieira Janeiro Neves, que discursou sobre o tema "A importância da Pesquisa e da Pós-Graduação na Universidade". Após a conferência, acompanhada também por professores e diretores dos três campi da UENP, foram realizadas as apresentações orais pelos participantes. Para avaliação dos trabalhos, que foram distribuídos em 46 seções, ficou em cada sala um membro do CIC, que foi auxiliado por uma pessoa da comissão de apoio.

O evento contou com apresentação de mais de 170 trabalhos das sete áreas de conhecimento do CNPq, o que ultrapassou a expectativa da comissão organizadora. A coordenadora do CIC UENP, professora Ana Maria Conte e Castro, acentua que "A JOIC pode ser considerada como uma prévia para o tradicional "Encontro Anual de Iniciação Científica" (EAIC), ao mesmo tempo em que inspira novos jovens a ingressar na Iniciação Científica". A professora explica que a JOIC é um evento técnico-científico regional da UENP para divulgação de trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV), PIBIC Junior e outros.

No encerramento do evento, houve apresentação cultural do grupo de Taiko da Associação Cultural e Esportiva de Bandeirantes e de Ginástica Clássica de Cornélio Procópio. A JOIC, criada em 2011 pelo CIC, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPG) da universidade é um evento anual e itinerante, ou seja, acontece a cada edição num dos campi da universidade, respeitando a seguinte ordem: 1) Campus Jacarezinho, 2) Campus Luiz Meneghel e 3) Campus Cornélio Procópio.

O evento foi acompanhado também pelo vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, pela diretora de Pesquisa, Maria Apparecida Valério, pela diretora do Campus de Cornélio Procópio, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, além de professores e diretores dos três campi. A JOIC teve como comissão organizadora os professores Ricardo Aparecido Campos, Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Laurindo Panucci Filho e alunos Edson Salviano Nery e Paulo Henrique Espuri e a secretária do CIC Solange Fávero de Lima Medeiros e a colaboração de mais de 20 acadêmicos do campus de Cornélio Procópio.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 10:15