UENP recebe primeira turma do Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem

Sexta, 02 Agosto 2024 16:16

O Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (PPGEnf-APS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com as universidades Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Estadual do Paraná (Unespar), iniciou, no dia 1º de agosto, as atividades no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. Na ocasião, seis dos 16 estudantes do programa, que conta com discentes nas três universidades, foram recebidos pelo corpo docente da UENP.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, celebrou o início de mais um ciclo na Universidade. “Começar um mestrado é um grande passo na trajetória acadêmica de um profissional formado. Para a UENP, é um grande passo enquanto Instituição receber a nossa primeira turma do novo programa de pós-graduação. Isso marca um momento em que estamos fazendo história tanto na Universidade quanto na nossa região, promovendo o aprimoramento dos profissionais e o desenvolvimento da saúde no Norte do Paraná. É um momento ímpar e de muita alegria”, disse.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Jorge Sobral da Silva Maia, a UENP cumpre um importante papel com a pesquisa e a produção científica na região. “O evento de hoje marca a interiorização da pesquisa e da produção de conhecimento, trazendo essa produção para centros menores a fim de atender às demandas com pesquisas de alto nível, então, a UENP dá condições de formar profissionais para atender a essa demanda regional, isso é muito importante porque isso interioriza a produção acadêmica”, reforçou.

“É com muita alegria e com certo frio na barriga, pela responsabilidade, que estamos aqui hoje. Lembro-me que a história da graduação em Enfermagem estava ligada à necessidade dos médicos da cidade em ter profissionais capacitados. Trabalhamos há 23 anos para formar esses profissionais e, hoje, iniciamos a consolidação de um programa de mestrado e assumimos esse compromisso para atender a uma necessidade de produção acadêmica e científica e de desenvolvimento da saúde. Estamos muito felizes com o dia de hoje”, comemorou o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho Moreira.

A coordenadora-geral do PPGEnf-APS, Maria José Quina Galdino, agradeceu aos envolvidos na estruturação e aprovação do programa. “São muitos agradecimentos para o dia de hoje, desde os que participaram da construção da proposta do programa aos que seguirão no corpo docente e à gestão da UENP. Todas essas pessoas são comprometidas a produzir pesquisas que têm impacto real nos serviços e nas situações da saúde que requerem atenção. Agradeço por toda a disponibilidade, por todo o trabalho e dizer que nós temos agora muito mais para fazer durante todo esse tempo”, finalizou.

Também participaram do evento o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; o vice-diretor do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, Ademir Zacarias Junior; a diretora do Centro de Ciências Biológicas, Flávia Teixeira Ribeiro da Silva, além do corpo docente do programa, composto pelos professores Carina Bortolato-Major, Emiliana Cristina Melo, Maria José Quina Galdino, Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Miriam Fernanda Sanches Alarcon e Rosana Rosseto de Oliveira, da UENP, e pela professora convidada, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad.

Última modificação: Sexta, 02 Agosto 2024 16:56