Com parceria da UENP, curso Técnico em Saúde Bucal inicia as atividades em Jacarezinho

Sexta, 23 Agosto 2024 16:34
UENP cederá o espaço da Clínica de Odontologia para aulas práticas do curso UENP cederá o espaço da Clínica de Odontologia para aulas práticas do curso

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, realizou, no dia 23 de agosto, a aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde também em outros municípios do Paraná. O evento foi realizado no Auditório do PDE do Campus Jacarezinho e reuniu diversos profissionais da área de Odontologia de toda a região.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, celebrou o início do novo curso e a união da Regional de Saúde com a Universidade. “Essa parceria é motivo de muita alegria e demonstra a união pelo ensino de qualidade e pelo desenvolvimento regional por meio da formação de novos profissionais. A Clínica de Odontologia da UENP cumpre um papel muito importante no atendimento odontológico gratuito à comunidade de Jacarezinho e, agora, contribuirá para a capacitação de profissionais técnicos qualificados”, reiterou.

José Antonio da Silva, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 19ª RS que, na ocasião, representou o diretor do órgão, destacou que o curso atende a uma grande demanda da região. “É uma demanda muito grande que temos em relação a profissionais técnicos qualificados e a oportunidade de ter esse curso gratuito aqui no nosso município e na região é muito importante. A parceria com a Universidade, principalmente no que se refere à parte prática dos estudantes, com certeza é fundamental e estamos muito contentes por esse trabalho em equipe”, completou.

A professora Juliana Zorzi Colete, que coordena o curso técnico, reforçou que a cooperação da UENP com a iniciativa enriquece ainda mais o contexto de excelência que, agora, será aplicado ao curso e proporcionará uma infraestrutura privilegiada. “O curso Técnico em Saúde Bucal é um pilar de auxílio à Odontologia, pois as suas atividades práticas curriculares oferecem atenção e assistência à comunidade. A implantação desse curso exige esforço conjunto e vontade política da comunidade universitária e, com isso, buscamos obter uma prática pedagógica de alta qualidade. Agradeço a todos os envolvidos para que este curso se tornasse uma realidade”, acrescenta.

"Nós estamos aí sonhando com essa realidade há um tempo e o apoio da UENP é realmente fundamental e eu vejo a Universidade como uma parceira de muitos projetos futuros que envolvam o ensino e a comunidade. Muito obrigada pela competência que já tem sido mostrada até agora nos cursos e tenho certeza que esse curso também se espelhará nessa excelência. Estou honrada por fazer parte dessa comunidade, vamos trabalhar juntos e para os alunos”, disse a coordenadora regional de Saúde Bucal, Silvia Souza de Assis Juliano.

Também participaram do evento a chefe da Divisão de Ações Externas da UENP, Sônia Regina Leite Merege; o diretor e a vice-diretora do Campus Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak e Ana Paula Belomo Castanho Brochado; o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fabrício José Jassi; o professor do curso de Odontologia da UENP e delegado do Conselho Regional de Odontologia, Augusto Alberto Foggiato; o representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Wagner Mancuso; e o Padre Alex Nogueira.

Última modificação: Sexta, 23 Agosto 2024 16:38