Mais de 250 pessoas prestigiam abertura da XIX Mostra de Teatro EnCena

Terça, 27 Agosto 2024 19:22
O espetáculo “GAG - Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, do Centro Cultural Teatro Guaíra, abriu a XIX Mostra de Teatro EnCena O espetáculo “GAG - Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, do Centro Cultural Teatro Guaíra, abriu a XIX Mostra de Teatro EnCena

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, em parceria com instituições de Jacarezinho – Sesc, Prefeitura Municipal e Instituto Federal do Paraná (IFPR) – realizou, no dia 26 de agosto, a abertura da XIX Mostra de Teatro EnCena e III Conexão EnCena. A ação cultural reúne 11 peças teatrais que serão exibidas em diversos municípios até o dia 3 de setembro. O espetáculo de abertura, “GAG - Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, do Centro Cultural Teatro Guaíra, reuniu mais de 250 pessoas no palco italiano do Conjunto Amadores de Teatro em Jacarezinho.

Durante a cerimônia institucional de abertura, que antecedeu o espetáculo, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, realçou o importante papel do EnCena. “Este é um evento que celebra a arte de contar histórias ao vivo, de emocionar, provocar e conectar pessoas por meio da magia do palco. O teatro nos transporta para outros mundos sem que precisemos sair do lugar. No EnCena, teremos o privilégio de assistir a uma variedade de espetáculos que exploram diferentes temas e contribuem com a formação humana da comunidade a partir da arte”, destacou.

O diretor de Cultura da UENP, James Rios de Oliveira Santos, agradeceu o apoio que tornou possível a realização do evento. “Começamos a produzir essa mostra entre o final de outubro e início de novembro do ano passado, com o objetivo de promover uma ação que fosse sólida para a cultura. Havia uma necessidade de pensarmos um público que pudesse acessar, efetivamente, uma política pública de teatro. Essa edição é uma soma de muitos esforços de instituições e prefeituras da nossa região. Buscamos, então, reposicionar o EnCena e o Conexão EnCena dentro do rol de festivais no Paraná e no país e, para o ano que vem, já estamos buscando parcerias para internacionalizar o nosso festival”, celebrou James.

Para Dimas Fonseca, gerente do Sesc Jacarezinho, instituição parceira do EnCena, associar a imagem do Sesc à Universidade é algo prazeroso. “Na Universidade, acontecem muitas coisas importantes. Estou muito feliz de estar aqui hoje e espero que todos aproveitem a mostra de teatro. E lembremos que, sem as parcerias, nada disso seria possível, então, registro aqui meus agradecimentos a todos os parceiros”, disse.

Na ocasião, o diretor do IFPR em Jacarezinho, Fabricio Baptista, destacou a importância da parceria entre as instituições. “Parabenizo todas as instituições por formarem essa parceria para que tivéssemos um evento como esse aqui em Jacarezinho. Temos uma tradição muito grande de cultura na cidade, são 19 anos do EnCena, uma ação que une toda a comunidade com o objetivo de difundir a cultura. E hoje, com o IFPR fazendo parte dessa iniciativa, não temos como não nos orgulharmos da atuação nosso curso Técnico em Teatro, do IFPR e dessa união entre as instituições”, acrescentou.

Ainda na solenidade de abertura, a comissão organizadora do XIX EnCena prestou uma homenagem a Oscar Oliveira, ator jacarezinhense, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na área da Cultura e do Teatro no município. Na homenagem, a atriz Adelvane Néia, a presidente do CAT, Elaine Sartori Diniz Stramare, e o ator Cleiton dos Santos entregaram uma menção honrosa acompanhada de uma obra do artista Edmilson Donizete do Nascimento e itens personalizados da Mostra.

Participaram da abertura da XIX Mostra de Teatro EnCena o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Aparecida da Cruz Padoan; a agente regional de Cultura da macrorregião nordeste do Paraná Ana Paula Mariano; a presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro, Mara Mello; a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Ana Cristina Molina; e o secretário de Administração de Jacarezinho, Jailton de Paula, representando o poder executivo do município.

Na cerimônia, também estiveram o chefe do Gabinete da Reitoria da UENP, Mateus Luiz Biancon; os pró-reitores de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, e de Administração e Finanças, Nilson César Bertóli; a coordenadora geral do Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil da UENP, Rosiney Vale; a direção do Campus Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, e do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak e Ana Paula Belomo Castanho Brochado; os diretores do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP em Jacarezinho, Alfredo Moreira da Silva Júnior e Patrícia Cristina de Oliveira Duarte; o coordenador do curso Técnico em Teatro do IFPR – Campus Jacarezinho, Antônio Marcelino Vicente Rodrigues; o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes; secretários municipais da região Norte do Paraná e demais membros da comunidade externa.