Feira de Profissões da UENP recebe mais de 3 mil visitantes

Segunda, 30 Setembro 2024 17:02
A Feira possibilitou interação com os cursos de graduação, professores e estudantes A Feira possibilitou interação com os cursos de graduação, professores e estudantes

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a III Feira de Profissões da Instituição nos dias 17, 18 e 19 de setembro, nos campi de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, respectivamente. O evento divulgou atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição e recebeu, durante os três dias, mais de três mil participantes.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destaca a alegria em receber os jovens estudantes no evento. “Foram três dias nos quais a UENP esteve repleta de olhares voltados para o futuro, para o conhecimento produzido na nossa Universidade, e onde nossos alunos puderam, como sempre, demonstrar seu protagonismo no desenvolvimento das mais diversas ações. Foi uma oportunidade dos futuros estudantes da UENP conseguirem imaginar como é a rotina da Universidade e poderem se enxergar, um dia, participando dessas atividades”, partilhou.

Para a pró-reitora de Graduação, Juliana Suzuki, a Feira é fundamental para a conexão entre a universidade e a comunidade, oferecendo uma vitrine rica e diversificada dos 26 cursos disponíveis nos três campi, e reforça a importância da educação superior na formação profissional. “A edição de 2024, com a participação recorde de visitantes, demonstra o interesse da sociedade nas oportunidades oferecidas pela UENP e ressalta o papel da instituição em promover o conhecimento e a inclusão. Além de divulgar os cursos, a feira fortalece a valorização das trajetórias acadêmicas e a troca de experiências, evidenciando a relevância da educação na construção de futuros promissores”, apontou.

Durante a Feira de Profissões da UENP, os visitantes puderam conhecer os cursos oferecidos na Instituição, os Centros de Estudos, laboratórios, entre outras estruturas da Universidade, bem como seus serviços prestados à comunidade. A Feira possibilitou interação com os cursos de graduação, professores e estudantes e, durante todo o evento, os interessados puderam realizar a inscrição para o Vestibular da Instituição.

De acordo com a professora Gabrielle Lacerda, coordenadora do cursinho pré-vestibular da Unesp – Polo São Pedro do Turvo, é muito importante que os alunos possam conhecer a universidade pública. “A feira de profissões possibilita que eles vejam toda a diversidade da universidade pública, mostra os diferentes caminhos possíveis. A feira da UENP se organizou de forma muito acolhedora, os alunos ficaram livres para conhecer os cursos, fez com que eles sintam que estão ocupando esse espaço, sintam que é algo possível para o futuro deles”, partilhou.

A aluna Laryssa Gabrielle Batista, do 3º ano do Colégio Cívico Militar Professor Mailon Medeiros, contou que a Feira de Profissões ampliou suas opções de curso. “Eu gostei bastante da Feira, de ter a possibilidade de conhecer os diferentes cursos que a Universidade oferece. Pretendo cursar Medicina Veterinária, mas, ter contato com tantas opções abriu novos interesses”, frisou.

A psicóloga Rita Oliveira esteve na feira com alunos e destacou a organização do evento. “A Feira da UENP não demostrou só a parte cognitiva do ensino, mas também a vivência, o que tocou muito os estudantes, possibilitar essa vivência, para que eles se sintam pertencentes ao espaço. Nossos alunos estão se sentindo afetados e motivados por esse evento, motivados a ampliar seus horizontes, a vir ocupar esse espaço, que é nosso, a universidade pública tem que ser ocupada pelo povo”, compartilhou.

“Eu achei a feira muito interessante, descobrir áreas que ainda não tinha conhecimento. Eu pretendo cursar Educação Física no próximo ano, mas ter a oportunidade de conhecer outros curso foi muito bom”, destacou João Ricardo Gonçalves, que está no terceiro ano do Ensino Médio. “A feira de profissões está bem legal, bem completa com todos os cursos que a Universidade oferece nos três campi. Estamos conseguindo tirar todas as dúvidas, o que nos ajuda bastante a realmente decidir qual o curso de graduação iremos escolher”, ressaltou João Vitor Dantas, aluno do 3ºano do Colégio Ecel, de Bandeirantes.

A terceira edição da Feira de Profissões da UENP recebeu escolas dos municípios de Andirá, Arapoti, Assis, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Congonhas, Congonhinhas, Ibaiti, Cornélio Procópio, Fartura, Nova Santa Barbara, Ourinhos, Palmital, Pinhalão, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Antônio da Platina e Uraí.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com os colegiados de curso e direções de Campi, e com o apoio da Reitoria e da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).