UENP na Comunidade realiza ações de extensão na terra indígena Laranjinha

Quinta, 03 Outubro 2024 15:21

A Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, no dia 27 de setembro, ação de campo na Terra Indígena Laranjinha, em Santa Amélia, como parte do Programa “UENP na Comunidade”, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em municípios da região. A ação busca interagir com a comunidade, realizando diversas atividades de acordo com as necessidades do local.

O UENP na Comunidade tem como objetivo levar o conhecimento agregado pela Universidade, no pilar da extensão universitária, de forma multidisciplinar interagindo com a comunidade em oficinas nas áreas de Saúde; Educação; Direitos Humanos e Justiça; Cultura; Tecnologia e Produção; Trabalho; Meio Ambiente; e Comunicação ou outros eixos temáticos da extensão.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, partilhou sobre o programa. “O UENP na Comunidade está vinculado à encomenda governamental 05/2024, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que investe na extensão universitária. Nosso programa tem o objetivo de atuar nos municípios da região Norte do Paraná, por meio de parcerias com as prefeituras, instituições privadas, governo do estado, movimentos sociais, e tem o fim de contribuir no desenvolvimento sustentável, social e econômico da região, promovendo ações de transformação dentro do território”, explicou.

Para a professora coordenadora das ações de campo, Mariza Fordellone Rosa Cruz, a experiência na aldeia foi muito importante, com ações em diferentes áreas para crianças, adolescentes e adultos, planejadas conforme a necessidade do local, onde puderam colocar em prática muitos conhecimentos adquiridos em sala de aula e receber muito conhecimento da comunidade.

“Nós trouxemos temas como primeiros socorros; saúde do homem e da mulher; saúde bucal; uso de tecnologias; cuidados com os animais; proteção ao meio ambiente; gincana ecológica; plantio de mudas; além de momentos de interação com músicas e cânticos indígenas, realizados pelo professor Elionai e seus alunos, e a contação de história da aldeia, com o Cacique Everton Lourenço”, comentou a coordenadora.

A equipe que participou da ação em Santa Amélia foi composta por professores e alunos bolsistas e voluntários, dos três campi da UENP, dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. “Tudo foi realizado com muita alegria, muitos conhecimentos e experiências foram agregados. Essa vivência, com certeza, será de grande importância para a comunidade local e para a comunidade universitária. As ações foram feitas pelos alunos, evidenciando o protagonismo estudantil e que impactará na formação dos futuros profissionais”, frisou Mariza.

Além da atuação em municípios da região, o programa também prevê a elaboração de uma cartilha. “Estamos preparando um livro com um diagnóstico situacional dos municípios da região de abrangência da UENP. Esse diagnóstico está na fase final de elaboração e vai ajudar a nortear ações como a que aconteceram em Santa Amélia e outras ações de extensão da Universidade na região”, compartilhou Rui.

Última modificação: Segunda, 07 Outubro 2024 13:56