UENP participa da abertura do Paraná Faz Ciência em Maringá

Quarta, 09 Outubro 2024 17:22
Durante o evento, 12 projetos da UENP serão expostos para os visitantes da feira Durante o evento, 12 projetos da UENP serão expostos para os visitantes da feira

A Universidade Estadual do Norte do Paraná participou, no dia 7 de outubro, da solenidade de abertura da 21ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência. O evento foi realizado no teatro Calil Haddad, em Maringá. Neste ano, o Paraná Faz Ciência é sediado pela Universidade Estadual de Maringá, que espera receber até 35 mil visitantes, e a UENP leva um total de 12 projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

Com o tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”, a iniciativa integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto nacional que tem o objetivo de popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil. A programação inclui oficinas, visitas técnicas, apresentações de pesquisa, palestras e estandes interativos, além de mostras e apresentações artísticas.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, destacou o protagonismo do Paraná frente à ciência brasileira. “O Paraná é neste instante, o centro da ciência no Brasil, porque começa, aqui, a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, com a primeira atividade em Maringá, capital da ciência e da tecnologia no Brasil neste momento. A ciência é pop, porque a ciência está em tudo e em todo lugar. A ciência é o instrumento mais importante para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo. Mais ciência, mais riqueza. Mais riqueza, mais desenvolvimento para o povo”, celebrou.

“É uma semana de festa da ciência e da tecnologia em nosso estado. Estamos iniciando um grande evento de popularização da ciência, para lembrarmos que fazer ciência é para mortais, e não para semideuses. Fazemos a popularização da ciência por meio de inúmeras iniciativas, e o Paraná Faz Ciência é uma delas. Com o trabalho de todos nós, a ciência e a tecnologia não irão retroceder, e nós seremos, cada vez mais, reconhecidos nacionalmente por nosso trabalho colaborativo”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, lembrou que o Governo do Paraná tem ampliado investimentos nas áreas de pesquisa e inovação. “O Governo Estadual tem a crença de que podemos transformar o Paraná por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. Por isso, queremos levar a inovação a todos os municípios do estado do Paraná, sem exceção. Confesso nosso entusiasmo com tudo o que está acontecendo no Paraná e nos colocamos à disposição das instituições, das universidades e das empresas para que possamos viabilizar cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, afirmou.

Na ocasião, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, comemorou a oportunidade que a Universidade tem ao sediar o maior evento científico do Paraná. “Em nome da UEM, quero agradecer a presença de cada uma e cada um nesta noite tão especial. Será uma semana repleta de momentos significativos para o nosso Sistema de Ensino Superior, por tudo aquilo que o estado tem feito no ensino, na pesquisa e na extensão, para o bem comum da população paranaense. O nome do evento, Paraná Faz Ciência, é, na verdade, um fato concreto, cada vez mais comprovável e potente em nosso estado. É uma oportunidade para que toda a sociedade conheça ainda mais a UEM e o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, tão pujante no Paraná. Espero que esse evento signifique o caminhar em prol do desenvolvimento, em todos os seus aspectos”, projetou.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o Paraná Faz Ciência é o momento em que a Universidade tem a oportunidade de maior troca de conhecimentos com a comunidade externa e serve como vitrine de iniciativas que contribuem com o desenvolvimento do Estado. “Um evento dessa magnitude coloca a UENP e suas irmãs em evidência e ajuda a inspirar estudantes e visitantes de todas as idades no âmbito da ciência e da tecnologia por meio dos projetos aqui trazidos. Estamos muito felizes por podermos participar desse evento”, destacou.

Da UENP, também participaram da cerimônia de abertura o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos; o chefe do Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon; os pró-reitores de Administração e Finanças, Nilson César Bertoli, de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, e de Recursos Humanos, Maria José Quina Galdino; a diretora e o vice-diretor do Campus Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira e Rudolph Gomes dos Santos; professores e estudantes.