Cerca de 10 mil pessoas visitam estande da UENP no Paraná Faz Ciência

Segunda, 14 Outubro 2024 15:14

O estande da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na 21ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência recebeu cerca de 10 mil visitantes. O evento foi realizado entre 7 e 11 de outubro e, neste ano, foi sediado e organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

“A UENP tem participado de forma contínua de eventos como o Paraná Faz Ciência e tem levado projetos de interesse do público, projetos com interação que acabam por garantir uma notoriedade a nível de Estado, de forma que as pessoas venham a se interessar em conhecer a Universidade. Participar do evento é muito importante para a UENP, professores e, principalmente, alunos, que conseguem apresentar o projeto e obter visibilidade de diversas regiões do Paraná. Com isso, eles conseguem ter uma percepção da grandeza do que fazem e da importância da nossa Universidade”, ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias.

O “Projeto Recriar: transformando tecnologia ilegal em oportunidades educacionais para escolas públicas” foi apresentado no estande da UENP na quarta, dia 9, e teve grande interação com estudantes de diversas idades. A iniciativa visa ao uso de aparelhos de TV Box integrado ao ensino por meio de jogos educativos. “No Paraná Faz Ciência, os estudantes, dentre crianças e adolescentes, puderam ter uma pequena experiência do que é o projeto Recriar, interagir com os jogos e com os equipamentos. Foi interessante, para nós do projeto, poder ter uma perspectiva de como essa ferramenta vai funcionar na prática”, comenta Samuel dos Reis David, um dos membros do projeto.

O estudante Victor de Medeiros Corrêa, do curso de Ciências Biológicas, participou do último dia do evento com o projeto “Ciência na Praça”, que consiste em levar alguns conteúdos de Biologia para que a população possa observar de perto o que os estudantes do curso desenvolvem e pesquisam na Universidade. “Foi muito bom, foi uma semana muito proveitosa, foi muito gostoso vir pra UEM e poder apresentar o nosso projeto pra um público bem diverso. Também tivemos a oportunidade de conhecer alguns espaços como museus e laboratórios, o que foi bastante interessante”, avalia.

Outros projetos que foram apresentados incluem: “Solo na Escola UENP”, do curso de Geografia; “Educação Fiscal e Cidadania na UENP”, de Ciências Contábeis; “Humanização em Saúde: entrelaçamento com a arte no cuidado ao ser humano” e “Gestão de casos mediados pelo enfermeiro em gestantes e neonatos”, de Enfermagem; “Estruturas Algébricas: classificação, problemas de decisão e ensino”, de Matemática; Aplicações de Inteligência Computacional na área da Saúde e Agropecuária” e “Aplicações Computacionais para Tecnologias Assistivas”, de Ciência da Computação; “Implementação de ações de promoção, prevenção e indicação de tratamento da saúde bucal na região Norte do Paraná”, “Odontologia e Autoestima: influência da Clínica Odontológica da UENP na percepção de autoestima da população envolvida” e “Atividades de prevenção às queilites actínicas e ao Câncer de Lábio na População do Norte do Paraná”, de Odontologia; e “Mergulhando nos ecossistemas aquáticos”, de Ciências Biológicas.