Ciclo de Encontros sobre Neurodiversidade da UENP destaca inclusão e acessibilidade

Segunda, 14 Outubro 2024 16:59

O Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil (Nae) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promove, em outubro, o "1º Ciclo de Encontros sobre Neurodiversidade no Ensino Superior". O evento busca abrir um espaço de diálogo significativo sobre os desafios e as possibilidades da inclusão no ensino superior, promovendo uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade.

O Ciclo de Encontros visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de um ambiente universitário mais inclusivo e acolhedor, especialmente para estudantes com neurodiversidade, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A coordenadora geral do Nae, Rosiney Aparecida Lopes do Vale, enfatiza que a Universidade tem o compromisso de construir um espaço acadêmico mais justo e igualitário. "A UENP tem se dedicado cada vez mais a promover ações e políticas que garantam a inclusão de todos os estudantes. Acreditamos que a diversidade enriquece o ambiente universitário e contribui para a formação de profissionais mais humanos e preparados para os desafios da sociedade", destacou.

A ação teve início no dia 2 de outubro no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, com a participação da psicóloga Paula Delgado Tavela e da professora Juliane Sanchs, que abordaram temas fundamentais sobre neurodiversidade, incluindo apresentações e discussões e os relatos de experiência de alunos do campus. Em Cornélio Procópio, o encontro ocorreu no dia 7 de outubro, com a presença da professora Renata Rossieri e das estudantes Maria Clara e Bianca Leôncio, seguindo a mesma proposta de criar um espaço acolhedor e informativo sobre o papel da inclusão no ensino superior.

No Campus Jacarezinho, o evento acontecerá em dois dias. No dia 17 de outubro será realizado no Auditório PDE dos Centros de Ciências Humanas e da Educação e Letras, Comunicação e Artes, às 19h30. Já no dia 22 de outubro, o Nae promove a ação no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. O evento terá a participação dos professores Amália Rebouças e Claudemilson dos Santos, explorando estratégias para incluir estudantes neurodivergentes no ambiente acadêmico e os desafios que enfrentam durante a formação universitária.

Para Rosiney, o Ciclo de Encontros serve também como uma plataforma para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Nae, que atua na promoção do bem-estar e no apoio aos estudantes da UENP, com ações e serviços que visam garantir a permanência e o sucesso acadêmico de todos, independentemente de suas necessidades. “Quero agradecer o apoio dos diretores de Campi e da Reitoria, bem como a dedicação de toda a equipe do Nae, que tem sido fundamentais para a construção de uma UENP cada vez mais inclusiva”, disse.

Os eventos são gratuitos e com certificação e estão abertos a toda comunidade universitária.