UENP realiza II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID

Quarta, 10 Julho 2013 18:42
Ao todo, 10 subprojetos beneficiam com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência na UENP Ao todo, 10 subprojetos beneficiam com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência na UENP Foto: Tiago Angelo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na sexta-feira (05/07), o II Encontro de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - UENP): desafios e perspectivas. O evento, que teve como objetivo promover debate acerca das atividades do PIBID na UENP, contou com apresentação de 24 pôsteres dos dez subprojetos do PIBID da Universidade, mesa-redonda, palestra, além da solenidade de abertura.

A coordenadora institucional do PIBID na UENP, professora Carla Holanda da Silva, comentou, durante a abertura, que atualmente 10 licenciaturas estão integradas ao PIBID e que a previsão para 2014 é que todas as licenciaturas da Universidade passem a integrar o projeto. Ela disse que os 10 subprojetos beneficiam com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência; 20 bolsistas supervisores; 12 bolsistas coordenadores de área; um bolsista coordenador de área de gestão e um bolsista coordenador institucional.

O vice-reitor da UENP, Rinaldo Bernadelli Júnior, destacou a importância de se aliar a teoria e a prática da licenciatura ainda universidade. Lembrando sua formação acadêmica, os quase 30 anos em que lecionou na rede pública da educação básica e o sonho que o fez retornar a Jacarezinho para ensinar na faculdade na qual havia se formado (FAEFIJA), Rinaldo incentivou os cerca de 150 acadêmicos presentes a perseguirem seus sonhos. "Se vocês têm vontade de serem docentes, se têm isso no sangue, não desistam, corram atrás de seus sonhos. Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro por participar do PIBID", ressaltou Rinaldo, frisando que quem poderá mudar o Brasil para melhor são os professores. "Nenhum país do mundo foi para frente sem investir em educação", salientou.

A pró-reitora de Graduação, Ana Rita Levandovski, destacou, durante a fala, o comprometimento e as contribuições dos "pibidianos" para a educação básica, além das experiências adquiridas pelos alunos durante o projeto. "Este programa tem por objetivo aperfeiçoar e valorizar a formação do professor para educação básica. Tal iniciativa tem contribuído para que nosso acadêmico, além de cumprir com os componentes curriculares, ampliem sua participação e experiência no ambiente escolar no qual futuramente e certamente atuará".

A palestra proferida pelo professor João Cesar Guirado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), destacou a "Formação docente: reflexões sobre a prática e as contribuições do PIBID". Nesse sentido, Guirado ressaltou a importância do programa. "A iniciativa faz uma ponte entre a UENP e as escolas de educação infantil, uma parceria que contribui para o crescimento e experiência dos pibidianos e dos alunos que recebem o aprendizado deles, além de valorizar o profissional da educação".

Durante o dia, foi realizado também debate sobre experiências e vivências dos bolsistas de iniciação à docência por meio do qual os bolsistas apresentaram, em mesas-redondas, os resultados dos projetos que são desenvolvidos em 10 escolas municipais. A acadêmica do 4º ano do curso de Pedagogia, Lívia de Oliveira, representante dos estudantes na abertura, ressaltou que os trabalhos desenvolvidos nas escolas estão alcançando resultados positivos. "Cito o caso do meu grupo, no qual desenvolvemos o trabalho com o tema 'múltiplas linguagens em educação infantil II' na escola Vó Amelinha, de Jacarezinho, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento integral dessas crianças, que possuem cinco anos de idade".

PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O Programa garante, além de bolsas estudantis, recursos de custeio, destinado à aquisição de materiais para execução dos subprojetos. Os subprojetos são desenvolvidos em parceria com escolas públicas da rede básica de ensino (municipais e estaduais) das cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 10:17