Curso de Biologia do CLM realiza simpósios de Biociências e de Ciências Ambientais

Quinta, 17 Outubro 2024 17:31

O curso de Ciências Biológicas do Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, entre 15 e 17 de outubro, o IV Simpósio de Biociências da UENP (SimBio) e o VII Simpósio de Ciências Ambientais do Norte do Paraná (Sicanp). Os eventos, que ocorrem simultaneamente, têm como objetivo estimular o desenvolvimento científico, atualizar conhecimentos e integrar alunos, pesquisadores e professores. A edição contou com o tema “Biodiversidade, Sociedade e Inovação”.

Segundo a coordenadora do evento, Fernanda Dotti do Prado, os simpósios são ofertados aos alunos como uma oportunidade de atualização e discussão de temas diversificados, abordando áreas diversas dentro da temática da preservação ambiental, sociedade e inovação. “Nós incorporamos atividades dinâmicas e práticas de forma a inserir o aluno numa perspectiva de atuação do biólogo em diferentes frentes e demandas da profissão. A apresentação de trabalhos permite também a reunião de profissionais e estudantes para compartilhar conhecimentos e experiências”, explica.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor do CLM, Ricardo Castanho Moreira, destacou a importância do evento. “Esse evento é muito importante por reunir estudantes, professores e egressos, e por ressaltar a relevância e a excelência do curso de Ciências Biológicas. O curso tem um compromisso com a formação de qualidade, qualidade essa que é devolvida para a nossa sociedade em forma de pesquisa, ensino e atividades de extensão. E o evento, com certeza, valoriza a formação dos nossos estudantes e os coloca em papel de destaque”, disse.

O vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, que também realizou a palestra “Impactos ambientais no uso e ocupação do solo: mudanças climáticas e suas consequências” na primeira noite dos simpósios, celebrou a realização de mais uma edição do evento. “É uma honra poder estar aqui para compartilharmos conhecimentos e interligá-los por meio de um evento tão importante para o curso de Biologia. É nessas ocasiões, em eventos científicos, que temos uma grande oportunidade de aprimorar a nossa formação, e é uma honra participar do processo de ensino-aprendizagem de vocês”, comentou.

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas, Adryan Sanguine, agradeceu a participação dos alunos e professores. “A gente está muito feliz por realizar esse evento. Foi cansativo, mas estamos conseguindo. Eu quero agradecer a toda comunidade acadêmica pela presença. O evento é organizado pensando em vocês e para vocês e qualquer coisa que pudermos ajudar, estaremos a disposição. A gente agradece a todos aqueles que fizeram sua inscrição, a todos aqueles que vão apresentar. Boa sorte”, enfatizou.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural da Bateria Percuchão, formada por alunos do Campus Luiz Meneghel. Participaram também do evento a diretora do Centro de Ciências Biológicas do CLM, professora Flávia Teixeira Ribeiro da Silva, e o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Marco Antônio Zanoni.