UENP apresenta projetos e startups na GeniusCon.2024

Sexta, 18 Outubro 2024 16:41
Universidade participou da feira com um estande, onde foram divulgados o Vestibular 2025 e o Projeto Recriar, além de projetos de extensão e startups que participaram das competições Genius Fight Universidade participou da feira com um estande, onde foram divulgados o Vestibular 2025 e o Projeto Recriar, além de projetos de extensão e startups que participaram das competições Genius Fight

Projetos e startups da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) integraram a GeniusCon.2024, o maior evento de inovação e tecnologia da região. A 9ª edição do evento foi realizada no Centro de Eventos de Jacarezinho entre os dias 16 e 18 de outubro e contou com a organização da Sebrae, do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro e da Prefeitura Municipal de Jacarezinho.

A UENP participou da feira com um estande, onde foram divulgados o Vestibular 2025 e o Projeto Recriar, além de projetos de extensão e startups que participaram das competições Genius Fight. “Nós participamos também com um painel sobre biotecnologia, inovação e empreendedorismo, no qual eu fui mediadora e a UENP organizou o painel. Também tivemos a oportunidade de apresentar os oito ambientes de inovação da UENP durante um encontro”, explica Mayra Gallo, diretora da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UENP.

Mayra comenta, ainda, que vários alunos da UENP puderam visitar também a feira. “Nós trouxemos estudantes do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, para poderem visitar a GeniusCon e também alguns estudantes do Campus Jacarezinho que acompanharam esse grande acontecimento e puderam observar o grande ecossistema de inovação do qual a UENP faz parte. Além disso, estou bastante orgulhosa dos nossos estudantes pela participação com os projetos e startups promissores”, acrescenta.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, a GeniusCon é uma grande oportunidade de firmar novas conexões entre a Universidade e o mundo do empreendedorismo. “Ao longo da graduação, nossos estudantes, por meio de projetos de pesquisa e inovação tecnológica ou, até mesmo, em ideias que surgem em sala de aula, desenvolvem várias ideias inovadoras e a GeniusCon é uma grande oportunidade de juntar essas ideias ao mundo dos negócios, de forma a, consequentemente, promover o desenvolvimento da nossa região. Fico muito orgulhoso da atuação dos nossos estudantes em mais uma edição do evento”, celebra.

As startups da UENP passaram por um processo de seleção por meio da Genius Trilhas. Uma das apresentadas por estudantes da UENP na GeniusCon foi a SoloView, um software para elaboração de laudos de solo. A startup surgiu de um projeto de inovação tecnológica (PIBITI) para desenvolver um software para um laboratório da Universidade. “A partir do resultado inicial, começamos a pensá-lo como um negócio e iniciamos o processo de publicação. Trazer o projeto para a GeniusCon foi uma oportunidade que abrirá novas portas”, explica Leonardo de Faria Oliveira Souza, estudante do 4º ano do curso de Ciência da Computação da UENP. Ele apresentou o projeto junto ao colega Miguel Valentim de Almeida, do 2º ano.

Outra startup selecionada para participar da GeniusCon foi a BioExtracts, também viabilizado por meio de bolsas do PIBITI. O professor Rodrigo de Souza Poletto, do curso de Biologia de Cornélio Procópio, que coordena o projeto na UENP, comenta que a ideia é criar um produto para estimular o crescimento de plantas de forma orgânica a partir de um extrato vegetal, a fim de reduzir o uso de agrotóxicos. “O produto tem esse objetivo, portanto, de melhorar a produção agrícola sem degradar o meio ambiente e sem prejudicar a saúde do agricultor”, completa.

Além das startups, a participação da UENP também foi marcada pelo estande do projeto “Atividade de Psicoeducação para Usuários de Substâncias Psicoativas”. A estudante Gabrielly Zenovello, do 5º ano de Enfermagem, partilha sobre as atividades desenvolvidas pela equipe do projeto durante a GeniusCon. “Nós trouxemos uma atividade com flashcards com perguntas sobre substâncias psicoativas, a fim de entreter os alunos que passavam por aqui com perguntas sobre essa temática. Foi incrível participar do evento, os estudantes interagiram bastante e conseguiram aprender com a gente, além de terem sugerido novas ideias para nós. Foi uma troca muito bacana”, avalia.

A Universidade também contou com a apresentação da startup MotriPelvs – Tecnologia tridimensional para o ensino de Obstetrícia, além da participação de estudantes em equipes na Genius Hackaton, das quais sete foram finalistas. A participação da UENP na GeniusCon.2024 foi organizada pela Agência de Inovação Tecnológica – AITEC.