Estudantes da UENP conquistam pódio da Genius Hackathon 2024

Segunda, 21 Outubro 2024 18:23

Duas equipes formadas por alunos dos cursos de Agronomia e Ciência da Computação do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistaram o primeiro e terceiro lugares na Genius Hackathon, uma maratona de soluções que ocorreu durante a 9ª edição da GeniusCon. Nesse ano, a competição teve como foco identificar tecnologias para o campo, tendo como base os pilares mão de obra, produtos diferenciados, energia limpa e renovável e economia circular.

A equipe Tech Pioneer, que representa a UENP, garantiu o primeiro lugar na modalidade e faturou o prêmio de R$ 1,5 mil. Para vencer a competição, os estudantes apresentaram uma proposta sobre logística de trabalho que facilita o contato entre trabalhador e contratante. “Tivemos apoio dos professores de Agronomia e de Ciência da Computação. Estamos muito felizes. A gente não esperava por isso e, com certeza, ano que vem vamos participar novamente”, comemorou o capitão da equipe, Gabriel Witor Rodrigues de Almeida, estreante na maratona.

A equipe AgroGenius, representante do IFPR-Campus de Jacarezinho, levou o 2º lugar na competição e recebeu o prêmio de mil reais. Em terceiro lugar ficou a equipe Nanade Team da UENP, que faturou o prêmio de R$ 500. “Nesses três dias, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências com objetivos distintos daqueles que, normalmente, são trabalhados em sala de aula, tais como inovação, modelo de negócio, viabilidade de produto entre outros”, enfatizou Mayra Gallo, diretora da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec), que organizou a participação da UENP no evento.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou as equipes da Universidade que participaram da competição. “Parabéns a todas as equipes da UENP que participaram da Genius Hackathon e às equipes Tech Pioneer e Nanade Team pelo desempenho na competição. Por mais um ano, os acadêmicos da nossa instituição foram motivo de orgulho e conquistaram o pódio”, disse.

Organizada por meio de uma parceria do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná em conjunto com o SEBRAE, a competição visa fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, a inovação e o entretenimento digital, por meio de experimentos ou projetos. Além das equipes que subiram ao pódio, também participaram da Genius Hackathon, mas não se classificaram as equipes Primos Green, Pixel Queens, Grieencode, Estufatech, Datafarmers, BF, Agro Conect.

GeniusCon 2024

Entre os dias 16 e 18 de outubro, a UENP participou da maior feira de inovação do Norte Pioneiro, a GeniusCon. A Universidade esteve presente em diversas modalidades do evento, incluindo a apresentação de projetos de extensão ao público e startups que participaram das competições Genius Fight.

Genius Hackathon

1 - Tech Pioneer – UENP