UENP participa do II Fórum de Área do PIBID

Sexta, 27 Setembro 2013 19:33
Cerca de 500 pessoas vindas de 13 instituições paranaenses que desenvolvem o PIBID participaram do evento Cerca de 500 pessoas vindas de 13 instituições paranaenses que desenvolvem o PIBID participaram do evento Fotos: Divulgação

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representada por 19 professores supervisores e 12 coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – UENP), participou do II Fórum de Área do PIBID – PR, cujo tema foi "O lugar do PIBID na formação de professores". O evento ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, no sábado (21/09).

Com participação de cerca de 500 pessoas vindas de 13 instituições paranaenses que desenvolvem o PIBID, o Fórum teve o objetivo de promover, de forma sistemática e orgânica, a interlocução entre os professores universitários, coordenadores de área, professores da escola de educação básica, supervisores, participantes do programa e a Secretaria Estadual de Educação (SEED).

A programação do II Fórum reuniu diferentes atividades, como os Grupos de Trabalho (GTs) sobre temas que foram demandados tanto pelos próprios PIBID's (tais como os instrumentos de avaliação dos impactos do programa e a relação entre PIBID e estágio curricular), quanto pelas secretarias de educação (tais como as escolas de educação em tempo integral e o ensino médio inovador). Além desses trabalhos, também foram realizados encontros de áreas a fim de compartilhar experiências entre os PIBID´s e suas práticas, estes também com a presença da SEED.

PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa, que na UENP conta com 10 subprojetos, concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.