Acadêmicos da UENP participam do Encontro Anual de Iniciação Científica

Terça, 12 Novembro 2013 09:16
 “O EAIC é de suma importância para o acadêmico”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação da UENP, Hiudéa Boberg “O EAIC é de suma importância para o acadêmico”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação da UENP, Hiudéa Boberg

Acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participaram, de 6 a 8 de novembro, do XXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), e do 3º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (3º EAITI), que oconteceram nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Campus de Foz do Iguaçu). O evento unificado, uma exigência do CNPq como parte do processo de Iniciação Científica, é realizado anualmente e tem o objetivo de promover o diálogo entre os pesquisadores e divulgar trabalhos científicos.

De natureza multidisciplinar, o evento teve, nesta edição, 3.383 trabalhos inscritos de todas as instituições de ensino superior que participaram do Encontro. Desse número, 167 foram apresentados por alunos pesquisadores da UENP. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora-doutora Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, valoriza a participação da Universidade, ressaltando o espaço como oportuno para troca de experiências. "O EAIC é de suma importância para o acadêmico, fundamental para a formação do graduando que convive com bases teóricas, metodológicas e de natureza prática, buscando respostas para os problemas levantados", pontua Hiudéa.

A professora-doutora Ana Maria Conte e Castro, coordenadora do Comitê de Iniciação Científica da UENP, destaca que a apresentação dos trabalhos dos acadêmicos. "A participação dos nossos alunos foi ótima. O EAIC é um momento fundamental para aqueles que desenvolvem suas pesquisas, pois propicia a eles contatos com outros pesquisadores". O reitor em exercício da UENP, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, enaltece a participação da UENP no evento e comenta que "O EAIC e o EAIT são um grande estimulo para iniciação científica. Esses eventos são os alicerces para que possamos formar futuros pesquisadores".

O acadêmico do curso de Agronomia da UENP, Rodrigo Domiciano Marques, 23, que apresentou o trabalho intitulado "Atributos Microbiológicos do Solo Sob Adubação de Milho Colagem com Diferentes doses de Cama de Aviário", disse que o EAIC agrega em conhecimento àqueles que participam, além de possibilitar integração entre todos as universidades. "Essa é uma grande oportunidade de divulgação dos nossos trabalhos", salienta.

"O EAIC é uma porta que se abre para novos contatos e para divulgação daquilo que pesquisamos", destaca a acadêmica Franciele da Silva Alves, 24, do curso de História, que apresentou o trabalho "Romarias e Romeiros na Festa do Senhor Bom Jesus da Cana-Verde em Siqueira Campos – PR. Bruna Aparecida Guide, 22, do curso de Ciências Biológicas de Cornélio Procópio, também destaca a importância do evento para divulgar o que se pesquisa na universidade. A acadêmica apresentou a pesquisa "Nematoides Entomopatogênicos no Controle da Cochanilho-da-raiz-da-madioca – Dysmicoccus – st. em Condições de Laboratório".

O evento, de iniciativa das universidades Estaduais do Oeste do Paraná (Unieste), de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro) e Norte do Paraná (UENP), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Governo Federal.

Atividades

Nos três dias do evento, além do espaço destinado aos alunos de iniciação científica para o debate e compartilhamento das experiências do trabalho desenvolvido e divulgação dos resultados de suas pesquisas, foram realizadas atividades importantes para a ciência e tecnologia do Paraná, como reuniões e debates dos grupos de trabalhos científicos envolvendo professores e alunos em áreas específicas do conhecimento.

Ainda durante o EAIC, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, reuniu-se com os reitores das sete universidades estaduais para discutir proposta de transferência de recursos de pesquisa do Paraná, via CPF do pesquisador. Também questões relacionadas às atividades da Fundação Araucária foram debatidas pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, em reunião com o presidente da Fundação, Paulo Brofman.

Última modificação: Terça, 12 Novembro 2013 09:24