UENP dobra número de medalhas no Josuepar

Terça, 12 Novembro 2013 16:26

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, de 7 a 10 de novembro, do XXII Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar). Neste ano, 20 servidores da UENP disputaram a competição que reuniu cerca de 600 atletas. Com a menor delegação dentre as sete universidades participantes, a UENP conquistou ainda 12 medalhas nos Jogos, sendo seis de prata e seis de bronze. O número dobrou em relação a primeira participação em 2012, resultado comemorado pelos participantes.

O professor Ederson Marcos Sgarbi, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UENP, campus Luiz Meneghel, comenta que o evento integrou ainda mais os professores e funcionários dos três campi da UENP com as demais universidades estaduais. "Nossa equipe foi guerreira. Com apenas 20 participantes, conseguiu várias medalhas, participando de várias modalidades, mostrando as outras universidades que a UENP existe".

A UENP, que conquistou oito medalhas na natação (quatro pratas / quatro bronzes), uma no atletismo (prata), uma no voleibol (bronze), uma no basquete (bronze) e uma no tênis de campo (prata), disputou ainda as modalidades de futebol Suíço, xadrez, voleibol de praia, boliche, truco e bolão.

"O Josuepar é um evento muito importante para promover a integração dos servidores das universidades estaduais do Paraná por meio do esporte. As competições são disputadas, porém, o principal objetivo do evento é o crongraçamento entre os pares", acentua o professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/CJ), Antonio Stabelini Neto. O professor, que coordenou a viagem deste ano, destaca as conquistas e convida os colegas dos três campi para a próxima edição do Josuepar que acontecerá na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2014.

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, destaca o aumento no número de medalhas e participantes nos Jogos deste ano. "O que esperamos é que, a cada ano, aumente o número de participantes da UENP nesses jogos. Os que foram, viram que é realmente uma oportunidade de confraternização entre os servidores das universidades". O reitor acentua ainda que a participação da Universidade nesta segunda edição consolida seu espaço nos Jogos.

Abertura

A cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esportes da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), contou com apresentação de dança e a presença dos servidores e de autoridades estaduais e das instituições de ensino superior participantes.

Na ocasião da abertura do evento, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, salientou que o Josuepar foi criado, em 1992, com a intenção de atrair o elo de amizade entre todas as universidades. "Me orgulho muito deste evento, pois somos em aproximadamente 15 mil funcionários entre as universidades do Estado e um dos meios de tentar nos reunir é por meio destes jogos. Valeu a pena por tudo que estamos trabalhando e nos esforçando" finalizou.

Os jogos têm por objetivo promover a união entre os servidores de todas as instituições de ensino superior públicas do Paraná que durante os quatro dias participaram de competições que envolveram 21 modalidades. As universidades que participaram desta edição foram: Estadual de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além da UENP.

Última modificação: Terça, 12 Novembro 2013 16:34