CIPA promove 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da UENP

Terça, 19 Novembro 2013 10:38
Abertura reuniu servidores e professores da UENP; Semana tem objetivo de conscientizar sobre a saúde e segurança no trabalho Abertura reuniu servidores e professores da UENP; Semana tem objetivo de conscientizar sobre a saúde e segurança no trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). O evento, que segue até a próxima sexta-feira (22), no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, conta com a participação de servidores e membros do SIPAT dos três campi da Universidade. A Semana, realizada anualmente, tem o objetivo de conscientizar sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.

Durante a abertura realizada na manhã de segunda-feira (18), o reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Júnior, ressaltou que mais vale um grama de prevenção a um quilo de terapia. "Nosso maior patrimônio são os funcionários e professores. Fica aqui uma mensagem de carinho e atenção a todos, pois a maioria dos acidentes acontecem por falha humana. Por isso, temos de estar atentos e pensar em prevenção em nosso dia a dia. A nossa maior proteção é a prevenção", enfatiza.

O evento de abertura, que contou ainda com palestra motivacional do professor de Enfermagem, Luiz Fabiano Zanatta, teve a presença da diretora do campus de Cornélio Procópio, Fátima da Cruz Padoan, da pró-reitora de Recursos Humanos da UENP, Ruth Borotta Campos, da pró-reitora de Administração e Finanças, Márcia de Souza Bronzeri, do pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Paulo Ribeiro, além de professores e servidores da instituição.

Programação

Na terça-feira (19), a programação terá continuação com a palestra "Ergonomia e prevenção de acidentes no trabalho", ministrado pelo professor de Fisioterapia, Júlio Agante Fernandes. O sargento Mattos do Corpo de Bombeiros, de Bandeirantes, apresentará, na quarta-feira (20), técnicas de prevenção e combate de incêndios. Na quinta-feira (21), o mestre em Ciências Econômicas, professor Fernando Sorgi, ensina noções de motivação no trabalho. O tema da palestra será "Excelência nas relações pessoais e motivação no trabalho". O doutor João Lopes Neto, formado em Odontologia pela Unicamp, ministrará, na sexta-feira (22), a palestra de encerramento "Saúde bucal: uma missão impossível".

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho, e se constitui num instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UENP é formada pelos membros: André Luiz Panfliet, Lucas Fonseca, Renato Batista, Tânia Cecília de Araújo, Maria Imaculada da Silva, Simone Aparecida da Silva de Deus, Sonia Regina Torres Fronteli, Mariy Candido, Marcos Rogério Garcia, Mario Sérgio da Silva, Elias David Junior e Valdir Lopes.

Última modificação: Terça, 19 Novembro 2013 10:50