Faculdade de Educação Física de Jacarezinho completa 40 anos

Terça, 03 Julho 2012 14:38

Em 2012, o curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa 40 anos de existência. O quadragésimo aniversário, comemorado em 19 de junho, marca a longevidade de uma das instituições mais respeitadas do cenário educacional paranaense, reconhecida por excelência científica e acadêmica, além de prestar serviços de saúde à comunidade.

Inicialmente Faculdade de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), a Instituição, após integrar-se à UENP, passou a ser denominada de Centro de Ciências da Saúde (CCS). O curso, que já formou mais de 3.500 profissionais nessas quatro décadas de existência, tem se destacado como um dos melhores do Paraná, fato acentuado pela nota 4,0 no Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes (Enade), a maior nota obtida por um curso da área no Estado e pela procura de candidatos dos mais diversos Estados como: Bahia, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, além do Estado do Paraná.

O diretor do CCS, professor-doutor Fábio Antonio Néia Martini, salienta que: "O Curso de Educação Física teve e tem muita importância para todo o Norte Pioneiro do Paraná e sul de São Paulo, pois formou educadores físicos que se espalharam por todo o Brasil". Ele salienta que: "Estamos nos preparando para mais 40 anos de modernização para melhor capacitação dos futuros profissionais na área".
Além das atividades de ensino, a Instituição promove vários projetos de extensão. Há ainda incentivo à pesquisa por meio da realização de congresso científico, envolvendo docentes e acadêmicos do CCS e participantes de outras instituições. O CCS oferta também cursos de pós-graduação, a nível lato-sensu, nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, com cursos na sede e fora dela.
Fizeram parte de seu quadro docente personalidades como Rodrigo Otávio Torres Pereira (professor Rodrigo, seu fundador), Wagner Holtz Merége, Regina Gizzi, Jairo Pinto Pinheiro, Adair Fassoni, Emmanuel Gonçalves Vieira (doutor Emmanuel), Maria Silvéria Candido da Lozzo, doutor Jorge Yasbik, Nair Andrade de Almeida Leite, Hayrton Tobias Mendes de Andrade, George Hauer, Marílvia Mantovani Madalena Soares e Lia Lima .

Estrutura

O CCS conta com três cursos: de Licenciatura em Educação Física, Graduação em Educação Física (Bacharelado) e de Fisioterapia. O Centro, com aproximadamente 450 alunos, possui excelentes condições para a execução de suas atividades, contando com salas de aula equipadas, quadra polivalente coberta e iluminada, com piso especial e arquibancada, para atividades práticas, quadra aberta iluminada, com piso especial, outras três quadras abertas, pista de Atletismo com medidas oficiais, piscina com 25 x 12,5, coberta e aquecida com vestiários e cercada por tela, para atividades aquáticas, além dos laboratórios de informática, de anátomo-biologia, de Avaliação Física com isocinético e de histopatologia.

Os alunos do CCS tem ainda à disposição Clínica de Fisioterapia, setor de hidroterapia, com piscina de água aquecida, salão de ginástica, completa academia de musculação e de atividades corporais, tatame para lutas e ginástica olímpica, salão Nobre, climatizado com espaço para 100 pessoas, além de outras áreas.

História

A Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija) foi instituída pelo Governo do Estado do Paraná, sob forma de Fundação de Direito Público, segundo o disposto no Artigo 4º da Lei N.º 5.540, de 28 de novembro de 1968.

Em 10 de fevereiro de 1972, o Egrégio Conselho Estadual de Educação emitiu parecer 2/72, no Processo número 032/72, favorável à autorização para o funcionamento da então Fundação Faefija e em 20 de junho de 1972 a Instituição iniciou suas atividades, através de seu fundador e diretor, professor Rodrigo Octávio Torres Pereira, obedecendo ao decreto N.º 70.425, de 17 de abril de 1972, do presidente da República e ministro da Educação, publicado no Diário Oficial da União, edição de 19 de abril de 1972, o qual autorizava seu funcionamento.

O Decreto número 79.150, de 19 de janeiro de 1977, do presidente da república, publicado às folhas 737 do Diário Oficial da União, de 20 de janeiro de 1977, homologou o Parecer n.º 3749/76, concedendo o reconhecimento aos Cursos de Educação Física e de Técnico de Desportos, desta Faculdade.

A Instituição instalou-se na Escola Estadual Imaculada Conceição, onde funcionou de 1972 até 1990 e, no dia 20 de agosto de 1991, transferiu-se para sua sede própria na Alameda Padre Magno, 841. A galeria de diretores da Instituição é formada pelos professores Rodrigo Otávio Torres Pereira (1972 a 1976), Wagner Holtz Merége (1977 a 1981/ 1991 a 1995), Lia Lima (1981 a 1983), Hayrton Tobias Mendes de Andrade (1983 a 1987), Carlos Eduardo Corrêa da Silva (1987 a 1991), Sueli Carrijo Rodrigues (1995 a 2000), Rinaldo Bernardelli Junior (2000 a 2004 / 2004 a 2010) e Fábio Antonio Néia Martini (2010 a 2014).

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 14:43