Odontologia UENP

 

APRESENTAÇÃO

O Curso visa formar profissionais de capacidade técnica, científica, com visão multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar de comportamento ético, consciência política, preocupação social e de atitudes humanitárias, assim como a formação de profissionais Cirurgiões Dentistas com sólidos conhecimentos técnico-científicos, das realidades objetiva e concreta do meio social, econômico e cultural, exercendo sua profissão plenamente e conscientizados de suas responsabilidades, como agentes promotores de saúde, com reflexões éticas determinantes no comportamento e tomada de decisões, atuando como intelectuais responsáveis em associações com seus pares, demais profissionais de saúde e a comunidade.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Odontologia – Bacharelado foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 11.234/2014 e retificado pelo Decreto Estadual nº 11.498/2014, com implantação da primeira turma em 2015. Em 2019 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 3.419 de 20 de novembro de 2019, válido pelo prazo de 5 (cinco).

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

A UENP tem por finalidade promover a formação do Cirurgião Dentista com perfil educacional baseado em sua integração com a sociedade, demonstrando com clareza, como e onde desenvolver ações promotoras de saúde bucal, colaborando com instituições de saúde pública e outras que tenham como objetivos melhorar as condições de saúde da população.

Essas atitudes ético-profissionais que se deseja dos Odontólogos formados pelo Curso de Odontologia desta IES, devem ser decorrentes do desenvolvimento de conhecimentos produzidos com base nas concepções que norteiam o curso, nos conteúdos das disciplinas ministradas, quer nas áreas básicas, sedimentando os conhecimentos teóricos e práticos, como também as áreas específicas profissionalizantes.

As concepções postas como norteadoras da formação do Odontólogo deverão ser presentes em suas ações e atitudes junto a seus pacientes, não se limitando apenas ao diagnóstico e a prática da terapêutica, mas também desenvolvendo ações que promovam a prevenção de possíveis doenças que possam comprometer a saúde bucal, prevenindo enfermidades bucais, limitando as incapacidades, reabilitando o paciente e reintroduzindo-o na sociedade.

As funções exercidas pelos Cirurgiões Dentistas nos dias de hoje transcendem os conhecimentos do Sistema Estomatognático exigindo que na sua formação, estejam contempladas ações transdisciplinares que permitam a integração das suas áreas da saúde, possibilitando ao Odontólogo, trabalhar em equipes de profissionais que cuidam do ser humano como um todo, e não somente de forma compartimentalizada.

Esta visão do todo, permite a disseminação de conhecimento que norteiam a formação acadêmica de qualidade com consequências diretas à população.

Assim, o curso de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus de Jacarezinho, deverá formar um profissional generalista, capaz de associar o saber-fazer ao conhecimento da realidade a qual está inserido, com formação ética, social e humanística, conhecimentos técnicos científicos de alta qualidade, que resultarão em grandes benefícios à sociedade.

Nesse sentido, a formação do profissional Cirurgião Dentista deverá pautar-se no sistema de saúde vigente no país, dispensando a atenção integral à saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e trabalho em equipe.

Desta forma, faz-se imprescindível incorporar na formação do profissional Cirurgião Dentista uma visão social e humanitária, reconhecendo, analisando criticamente e atuando sobre as necessidades básicas dos serviços de saúde da comunidade.

Portanto, todo o conhecimento técnico-científico gerado na Universidade deverá ser empregado diretamente na atenção das necessidades básicas de saúde do município, durante o curso de graduação, fazendo com que os próprios alunos, acompanhados por docentes responsáveis, sejam instrumentos desse processo.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Por apresentar uma formação generalista com experiências em diversos cenários de práticas proporcionados pela estrutura curricular, o profissional Cirurgião Dentista formado pela UENP terá capacidade de desenvolver suas habilidades em diferentes ambientes de trabalho desenvolvendo suas funções em equipes multidisciplinares em serviços públicos e ou privados. Sua formação também oportuniza o encaminhamento para carreira Docente com produção científica, assim como a prática da profissão em consultórios particulares.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual será implantada em 2015, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Odontologia - Bacharelado

Carga Horária: 4.500 horas

Turno: Integral.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 09 (nove) anos.

Modalidade: Presencial

 

Comissão Executiva de Curso:

Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto

Prof. Dr. Fabricio José Jassi

Prof. Dra. Sibelli Olivieri Parreiras

Prof. Dr. Gustavo Lopes Toledo

Profa.Ms.  Jussara Eliana Utida

Profa Ms. Sonia Regina Leite Merege

João Antonio Vieira dos Santos

 

CONTATOS:

Coordenador: Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto - 

Vice Coordenador: Profa Ms. Jussara Eliana Utida - 

Coordenador de Estágio:  Profa Dra. Sibelli Olivieri Parreiras - 

Representante docente e coordenadora pedagógica: Profa Ms. Sonia Regina Leite Merege - 

Diretor da Clinica Odontológica:  Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto - direcaoodontologia.cj@uenp.edu.br

Representante discente: João Antônio Vieira dos Santos - 

 

Equipe da Secretaria da Clínica de Odontologia

Fone: (43) 3525-5162

WhatsApp para agendamentos: (43)99142-8661

 

Amanda Holanda Lourenço

Enfermeira

Renata Cristina Crepaldi Murilo

Técnica de Enfermagem

Renata de Souza

Técnica de Enfermagem

Márcia de Oliveira Leopoldino

Técnica de Enfermagem