A Propg orienta para a necessidade de o pesquisar registrar seu identificador ORCid, caso já não o tenha, atentando-se para as informações abaixo e ao tutorial indicado.  

É importante que a identificação seja registrada na Plataforma Lattes, na assinatura do e-mail institucional e nas demais atividades pertinentes ao universo de pesquisa.

 

1 - O QUE É O ORCiD?

 

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como "0000-0002-0123-208X". Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.).

Acesse o sítio para verificar se você já possui ORCiD Id ou qual seu número, se já estiver cadastrado: https://orcid.org/orcid-search/search

 

2 -  PARA REGISTRAR SEU ORCiD.

 

Acesse https://orcid.org/  e cadastre-se.

 

3 - COMO USAR SEU ORCiD

 Insira sua identificação na forma de link –   exemplo: Ex. http://orcid.org/123456789X:

 a)em seu Currículo Lattes;

  1. b)em sua assinatura de e-mail institucional;
  2. c)ao submeter seu artigo para publicação em revistas nacionais e internacionais;
  3. d)ao solicitar financiamentos e em qualquer fluxo de trabalho de pesquisa para garantir que você obtenha crédito por seu trabalho; 
  4. e)para aumentar a visibilidade de suas atividades utilizando seu Registro ORCiD: formação, emprego, financiamentos e publicações. 

 

4 - TUTORIAL

Como apoio, acesse o link com o material tutorial elaborado pela Biblioteca da FEA/USP, aqui disponibilizado com a devida autorização pela autora, Gisele Adornato Aguiar, disponível em:

  https://bibliotecafea.files.wordpress.com/2016/10/orcid-oficial.pdf