APRESENTAÇÃO

O curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio (UENP/CCP) estrutura-se tomando como princípio a formação do profissional da educação de forma contextualizada e em consonância com os problemas sociais mais amplos. Portanto, o curso busca reafirmar o compromisso social dos professores com a formação de profissionais da educação, bem como, avançar na proposição e consolidação de educação pública e de qualidade para todos, habilitando o licenciado para Docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino médio Modalidade Normal e para a Gestão em espaços escolares e não escolares.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura foi autorizado a funcionar pela Lei Estadual nº 4991, de 17 de dezembro de 1964; Lei Estadual 5217, de 21 de dezembro de 1965; Parecer CEE n° 05/66, de 14 de março de 1966; e Resolução CEE n° 09/66, de 14 de março de 1966. Com implantação da primeira turma em 1966. Em 1972 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 70.745 de 21 de junho de 1972. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual 2.352 de 14 de agosto de 2019, válida pelo prazo de 4(quatro) anos a partir de 13 de maio de 2019.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O pedagogo, profissional de educação que se pretende formar, deve ter ampla compreensão do universo da cultura e da produção do saber, além de ser capaz de utilizar-se de métodos e técnicas de investigação que contribuam para a produção do conhecimento no campo da educação, em especial o conhecimento do processo ensino-aprendizagem e das instituições educativas, para atuar no magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão pedagógica da escola e em outras instituições educativas.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O Pedagogo – profissional da educação – formado no curso de Licenciatura em Pedagogia poderá atuar como:

1. Professor de Educação Infantil;

2. Professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

3. Professor nas disciplinas pedagógicas - curso de formação de professores em nível médio Modalidade Normal.

4. Gestor pedagógica em instituições escolares e não escolares.

 

Além dessas áreas, o Pedagogo poderá também prestar Assessoria pedagógica a projetos, cursos, eventos na área educacional (formal ou não formal); realizar avaliação de projetos e cursos; assessorar a elaboração de planos de curso; assessorar empresas de turismo, museus e outras instituições na organização e planejamento de atividades pedagógicas.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2019, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Vespertino/ Noturno.

Regime: Seriado Semestral

Vagas: 80

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (se) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Maria Cristina Cavaleiro – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Juliana Telles Faria Suzuki – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (43) 3904-1922