EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - Licenciatura

 

Ementário do Currículo Comum Obrigatório

 

Disciplina: Antropologia cultural e Educação

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaAntropologia e as bases do conhecimento antropológico. Pensamento antropológico contemporâneo: a antropologia social e cultural. As diferentes formas de organização societária: o indivíduo, a família, a cultura. Processos simbólicos, linguagem e sociedade. Educação e escolarização: aspectos antropológicos.

 

Disciplina: Introdução à Filosofia e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: 0

PCC: 6

EmentaIntrodução ao pensamento filosófico. Fundamentos antropológicos, epistemológicos, axiológicos e políticos em Filosofia e Educação. O pensamento clássico grego e as bases do pensamento ocidental.

 

Disciplina: Filosofia da Educação: epistemologia

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaTeoria do Conhecimento e os fundamentos epistemológicos da Educação e das ciências. Ciência antiga, ciência moderna, novos paradigmas e as promessas da razão. A crítica ao esclarecimento: percepções filosóficas contemporâneas.

 

Disciplina: Filosofia da Educação: ética e política

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFilosofia e Filosofia da Educação. Educação, emancipação e autonomia. Docência, ética e política.

 

Disciplina: Filosofia da Educação e Contemporaneidade

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFilosofia contemporânea, educação e direitos humanos. Política: a esfera pública e a questão da liberdade. Estética: análises filosóficas.

 

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Infantil

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA construção das diferentes concepções de infância. Teóricos da infância. A institucionalização da infância. Teóricos que fundamentam a Educação Infantil. As políticas contemporâneas de atendimento à infância no Brasil: concepções, características e objetivos.

 

Disciplina: Gênero, Sexualidade e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaGênero e sexualidade: construções histórico-sociais e suas relações com a Educação. Gênero nas políticas públicas de educação no Brasil. Gênero, sexualidades, diferenças e desigualdades no contexto escolar. Relações de gênero e educação básica: perspectivas teórico-metodológicas.

 

Disciplina: História da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA educação na Antiguidade e na Idade Média. A história da educação no desenvolvimento da sociedade moderna: a instituição da escola pública. As propostas educativas conservadoras e as propostas educativas progressistas.

 

Disciplina: História da Educação Brasileira I

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA educação no período colonial e no contexto do Brasil Império. A organização da instrução na República Velha. O debate educacional no início do século XX. Educação no Estado Novo, na Nova República e na Ditadura Civil-militar de 1964. O processo de redemocratização da educação.

 

Disciplina: História da Educação Brasileira II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaA educação no Brasil nos anos 1990: Estado, política e principais propostas educacionais. Desafios da educação brasileira no século XXI: acesso e permanência como direito de todos, analfabetismo, formação docente.

 

Disciplina:  Políticas Públicas em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaEstado, Sociedade e Educação. Políticas sociais e educacionais. Políticas públicas de educação no Brasil: aspectos históricos, filosóficos e econômicos. Organismos multilaterais de financiamento e as propostas para a América Latina.

 

Disciplina: Políticas Públicas em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaPolíticas, estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 90. O processo legislativo: Constituição Federativa do Brasil (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Estrutura e regime dos entes federados no Sistema de Ensino: Federal, Estadual e Municipal. Planos e financiamento da Educação no Brasil.

 

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo da aprendizagem a partir de diferentes perspectivas. Funções cognitivas e aprendizagem escolar. Fatores que interferem no processo de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo da Psicologia científica e sua relação com a Educação. Histórico da Psicologia da Educação e a contribuição desta para a formação de professores. Diferentes abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento e suas implicações pedagógicas: Behaviorismo, Epistemologia Genética e Psicologia Histórico-Cultural.

 

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaEstudo do desenvolvimento humano do período pré-natal ao envelhecimento: aspectos biológicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais.

 

Disciplina: Relações Étnico-raciais e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaPolíticas Públicas e relações Étnico-Raciais.Ações Afirmativas: história e conceito. Diversidade étnico-cultural e suas implicações na educação escolar. Educação para as relações étnico-raciais. Perspectivas teórico-metodológicas da educação anti-racista na escola.

 

Disciplina: Sociologia da Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaContexto histórico do surgimento da Sociologia. As principais correntes sociológicas. A educação a partir dos clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim, Weber e Marx. A educação no contexto do pensamento social brasileiro. Desafios e perspectivas da Sociologia da contemporaneidade.

 

Ementário do Currículo Profissionalizante Obrigatório

 

Disciplina: Currículo e Educação

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6

PCC: -----

EmentaConcepções de currículo. Currículo, conhecimento, cultura e sociedade. Teorias curriculares: tradicional, crítica e pós-crítica. O currículo no Brasil e seus desdobramentos na escola. Diretrizes e propostas curriculares oficiais. Diferentes formas de organização curricular.

 

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6 

PCC: -----

EmentaEducação de Jovens e Adultos no Brasil: aspectos conceituais, políticos, históricos e legais. Professor e alunos da EJA. Projetos e experiências contemporâneas de EJA no Brasil. O currículo para o trabalho na EJA.

 

Disciplina: Trabalho e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 54

Prática: -----

PCC: 6

EmentaA centralidade do trabalho na produção da existência humana. Contextualização histórica da relação entre trabalho e educação. As transformações na base produtiva e suas implicações na educação do trabalhador.

 

Disciplina: Formação do Gestor: Estágio Escolar

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaEncaminhamento, orientação e discussão do estágio na gestão escolar. Construção de um projeto de intervenção a partir da realidade do campo de estágio.

 

Disciplina: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nos Espaços Não Escolares

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaConceitos e dimensões históricas e sócio-políticas da educação não-formal. A organização do Trabalho Pedagógico em espaços de educação não-escolar. A relação entre educação o projeto político nos movimentos sociais. A especificidade do trabalho do pedagogo nos espaços não escolares.

 

Disciplina: Gestão e Organização da Educação Brasileira

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFunção social da escola na sociedade capitalista. Os entes federados e os mecanismos de gestão da educação pública brasileira. Financiamento da educação. Planejamento e avaliação da educação brasileira.

 

Disciplina: Gestão e Organização dos Espaços Escolares

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaConcepções que fundamentam as teorias da organização e da administração escolar. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho administrativo-pedagógico. Instâncias colegiadas. Projeto Político Pedagógico como articulador do trabalho coletivo. Regimento Escolar. O trabalho do Pedagogo.

 

Disciplina: Ação Docente na Educação Infantil: Estágio I

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente na Educação Infantil. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio nos três primeiros anos da Educação Infantil: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das práticas realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente na Educação Infantil: Estágio II

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente na Educação Infantil. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio nos dois anos finais da Educação Infantil: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das práticas realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estágio I

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente nos anos iniciais. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio no 1o,2o e3o ano do Ensino Fundamental: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das atividades realizadas no estágio.

 

Disciplina: Ação Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estágio II

Carga horária: 30

Teórica: 15

Prática: 15

PCC: -----

EmentaA ação docente nos anos iniciais. O estágio na formação do professor. Atividades e encaminhamentos do estágio no 4o e5o ano do Ensino Fundamental: observação, participação e intervenção. Análise e discussão das atividades realizadas no estágio.

 

Disciplina: Alfabetização e Letramento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaA função social da escrita. Constituição sócio-histórica da alfabetização no Brasil. Concepções de linguagem escrita e propostas de alfabetização e letramento. Métodos de Alfabetização e Letramento. A formação de crianças leitoras desde a Educação Infantil em articulação com o Ensino Fundamental.

 

Disciplina: Introdução à Didática

Carga horária: 30

Teórica: 24

Prática: 6

PCC: -----

EmentaConceitos de educação, pedagogia, educação escolar e didática. A história da didática no Brasil. Pensadores clássicos da educação.

 

Disciplina: Didática e o trabalho docente

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaA Didática e as tendências pedagógicas no Brasil. Planejamento como práxis e ato político e pedagógico. Níveis e elementos do planejamento. A didática e a organização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva I: fundamentos teóricos e políticos

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaAspectos históricos, bases teóricas e legais da Educação Especial e Inclusiva. A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Educação Especial e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos na Educação Básica.

 

Disciplina: Educação Especial e Inclusiva II: fundamentos teóricos e metodológicos

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFormação de professores para a Educação Especial e Inclusiva. Necessidades educacionais especiais dos indivíduos com deficiência física neuromotora, surdez, cegueira, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos, deficiências múltiplas e altas habilidades/superdotação. Fundamentos metodológicos para o atendimento educacional especializado.

 

Disciplina: Educação, Arte e Movimento

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaA relação arte, movimento e sociedade e o diálogo com o campo da educação: aspectos histórico-culturais. A Educação Estética. Cultura Corporal e Artística e o processo de ensino e de aprendizagem. As propostas curriculares oficiais.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino de Língua Portuguesa. Oralidade, leitura e escrita como eixos do ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares oficiais. Gêneros textuais. Literatura Infantil e formação do leitor.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos de Ciências. As propostas curriculares oficiais. Procedimentos didáticos no ensino de Ciências. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Geografia

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino da Geografia. Compreensão do espaço produzido pela sociedade. As propostas curriculares oficiais. Os conceitos-chave do ensino de Geografia.

 

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de História

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos do ensino de História. As propostas curriculares oficiais. Abordagens historiográficas. Fontes e linguagens no ensino de História.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Matemática I

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaVisãohistórica e epistemológica do conhecimento matemático. A Matemática, o desenvolvimento da inteligência e a afetividade. O pensamento lógico-matemático. Tendências do ensino de Matemática: pressupostos teóricos e metodológicos.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de Matemática II

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaFundamentos teórico-metodológicos da Matemática. Conteúdos fundamentais da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da informação. As propostas curriculares oficiais.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico: Educação Infantil I

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaDesenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O cuidar e o educar. Pressupostos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico na Educação Infantil: rotina, tempo, espaço, adaptação, planejamento, avaliação, ludicidade, etc.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico: Educação Infantil II

Carga horária: 60

Teórica: 52

Prática: -----

PCC: 8

EmentaCompreensão das estruturas curriculares e as organizaçõesdidático-metodológicas da educação infantil com as áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e da sociedade, artes visuais e literárias, música, cultura corporal.

 

Disciplina: Literatura infantil e a formação do leitor

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaPrincípios históricos e teórico-metodológicos da literatura infantil-juvenil para a formação do leitor.

 

Disciplina: Planejamento e Avaliação Escolar

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaO planejamento como instrumento de organização do trabalho docente. Tipos de planejamento: plano de ensino e plano de aula. Planejamento e avaliação. Concepções de avaliação. Funções, modalidades, finalidades e características da avaliação. A avaliação escolar no contexto atual. Procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

 

Disciplina: Tecnologias e Educação

Carga horária: 60

Teórica: 40

Prática: 12

PCC: 8

EmentaTecnologias e educação: contexto histórico, político, teórico e educacional. A formação do professor e o uso das tecnologias na educação. Linguagem multimídia e possibilidades de uso como recurso na educação presencial e à distância.

 

Disciplina: Itinerários Científicos

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaIntrodução à produção cientifica. A inserção do universitário no estudo científico. Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. Organização de documentação: Fichário de apontamentos. Leitura e Produção de textos acadêmicos: resumo e resenha.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaO processo de produção de conhecimento científico na graduação. A Ciência e a produção do conhecimento científico. A especificidade da pesquisa científica nas ciências humanas. Documentação, análise e produção de textos de acordo com as normas da ABNT.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaA Pesquisa científica na área da Educação. Natureza, objetivos e métodos de pesquisas educacionais. Modalidades da pesquisa em Educação: enfoques teórico-metodológicos. A ética na pesquisa em Educação. Projetos de pesquisa em educação: definição de problema e construção do objeto.

 

Disciplina: Planejamento da Pesquisa em Educação I

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaO campo de investigação em educação: metodologias e técnicas de abordagem. Instrumental teórico-prático para a coleta, sistematização e análise dos dados.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

Ementa

 

Disciplina: Planejamento da Pesquisa em Educação II

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaElaboração do projeto de pesquisa. Seleção do tema. Formulação do problema. Definição de objetivos. Definição de metodologia.

 

Disciplina: Seminários de Pesquisa

Carga horária: 30

Teórica: 30

Prática: -----

PCC: -----

EmentaDiscussão dos aspectos técnicos da metodologia de pesquisa. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Técnicas de apresentação de relatórios de pesquisa. Apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Disciplina: Libras

Carga horária: 60

Teórica: 60

Prática: -----

PCC: -----

EmentaFundamentos da Educação de Surdos. Aspectos Clínicos da Surdez. Linguística da Libras: Léxico, morfologia e sintaxe. Cultura e Identidade Surda. Educação dos Surdos no Brasil. Educação Inclusiva: Deliberação nº 02/2015-CEE/PR. Libras como segunda língua e Formação do professor. Vocabulários/sinais de Libras em contextos diversos.