Ingressantes 2025

As atividades de Pesquisa na Universidade serão incentivadas por meio de:

I. concessão de bolsas de iniciação científica;

II. capacitação de pessoal em cursos e programas de pós-graduação;

III. promoção de intercâmbio com outras instituições, estimulando o desenvolvimento de projetos comuns;

IV. concessão de auxílios para o desenvolvimento de pesquisas;

V. realização de convênios com outras instituições;

VI. criação de mecanismos de divulgação das pesquisas produzidas no âmbito da Universidade;

VII. facilitação da participação dos pesquisadores em congressos, simpósios e outros eventos científicos;

VIII. promoção de congressos, simpósios e outros eventos científicos;

IX. promoção de infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

 

ESCOLHA O ASSUNTO:

 

COMO SOLICITAR O CERTIFICADO DE PROJETO DE PESQUISA?

  • Os certificados somente poderão ser solicitados pelo professor coordenador do projeto de pesquisa.
  • As solicitações devem ser enviadas para o e-mail da Diretoria de Pesquisa ().
  • No e-mail, o coordenador deve enviar:
  1. arquivo de relatório final do projeto do SECAPPE em PDF;
  2. assinatura digitalizada do coordenador em formato JPG.
  • O prazo para publicação dos certificados será de 45 dias, sendo que esta contagem se iniciará após o envio de todos os documentos.

Oficina: Pesquisa científica: como planejá-la?

 

Oficina: Ética na Pesquisa


Minicurso: Atuação do Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Ementa: Como enviar o projeto de pesquisa ou extensão envolvendo animais, considerando os 3R e o Bem Estar Animal. Importância da responsabilidade técnica do médico veterinário, especialmente na questão da eutanásia.
Ministrante: Professora Dra. Mariza Fordellone Rosa Cruz e Professora Dra. Claudia Yurika Tamehiro - UENP-CLM/CEUA.

 

Minicurso: Como estudar? A ciência explica.
Ementa: Investir tempo de qualidade para os estudos é uma necessidade nos diferentes níveis educacionais e áreas do conhecimento. No entanto, as escolhas dos estudantes, comumente têm como base suas próprias experiências, crenças e intuições. Ou seja, a maioria dos estudantes desconhecem as melhores maneiras de estudar e por isso tendem a optar por estratégias de baixa utilidade (e.g. releitura, realce de texto, anotações) ou implementadas de maneira menos eficaz, que proporcionam aprendizagens de curta duração. Diante disso, um caminho benéfico é apontar quais estratégias são mais eficientes e como utilizar essas técnicas de estudo preferidas, de modo a promover um aprendizado eficaz com base em evidências da ciência da aprendizagem.
Ministrantes: Professora Roberta Ekuni de Souza; Professora Lisandra Tamires Mendonça; Professora Anne Caroline Borba da Silva (UENP/CLM-CCB)