O processo de seleção para ingresso no PROFLETRAS é realizado pela Coordenação Nacional do Programa, sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de um Exame Nacional de Acesso. 

Para maiores informações, acesse a página da COMPERVE/UFRN, pelo link:

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao.php 

 

SELEÇÃO 2023

A Coordenação Nacional do PROFLETRAS publicou, no dia 30 de agosto de 2023, o Edital para o Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS 2024.

As inscrições poderão ser feitas, a partir das 8h do dia 6 de setembro até às 23h59 do dia 1 de outubro de 2023, pelo site do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - COMPERVE/UFRN.

Nesta edição, o PROFLETRAS/UENP está oferendo 10 vagas, sendo: 5 (ampla concorrência); 3 (étnico-racial); 1 (pessoa com deficiência); 1 (indígena).

Para mais informações sobre o certame, acesse a página da COMPERVE, link:
http://comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202301/informacoes.php 

 

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam a todos os seguintes requisitos:

  1. Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação.
  2. Estar ministrando aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.
  3. Ser professor, efetivo ou não, de Língua portuguesa, na rede pública de ensino.

O Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS é voltado, exclusivamente, para diplomados no curso de Licenciatura em Letras – Português e que atendam a todos os requisitos determinados acima.