AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM E OS GÊNEROS TEXTUAIS QUE AS MANIFESTAM COMO CONTEÚDO DE ENSINO DE LÍNGUAS: METODOLOGIAS, PROPOSTAS E INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Vigência: 27/06/2023 a 23/06/2027

Coordenadora: Marilucia dos Santos Domingos Striquer

Colaboradores: Eliana Merlin Deganutti de Barros, Letícia Jovelina Storto e Roberta Negrão de Araújo

Resumo: Este projeto é parte integrante do projeto “guarda-chuva”, intitulado “Os gêneros discursivos/textuais como eixo organizador de projetos de intervenção pedagógica para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa”, que tem parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UENP) n. 3.417.705 de 26/06/2019, CAAE: 14539719.6.0000.8123, em vigência até o ano de 2028. Nesse sentido, este projeto “As práticas sociais de linguagem e os gêneros textuais que as manifestam como conteúdo de ensino de línguas: metodologias, propostas didático-pedagógicas, intervenções em sala de aula” dá continuidade aos objetivos do projeto guarda-chuva, agora com ampliações e algumas modificações, de forma mais específica, abrigando propostas e estudos direcionados a outras línguas, para além da língua portuguesa, em especial a língua inglesa. A Intenção é aprofundar estudos e compreensão sobre as prescrições dos documentos prescritivos: BNCC, diretrizes estaduais, municipais, etc., a respeito do ensino e da aprendizagem de línguas; sobre a base teórica dos gêneros discursivos/textuais como materialização de práticas sociais de linguagem; sobre as metodologias de transposição da teoria dos gêneros textuais para a prática de sala de aula; sobre como elaborar materiais didáticos para o ensino dos mais diversos e diferentes gêneros em sala de aula, em todos seus níveis, a fim de instrumentalização para a efetiva prática docente e para cidadania. O aporte teórico-metodológico que sustenta a pesquisa tem como base os preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2008; [1999] 2009; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Como resultado das atividades desenvolvidas pelos integrantes deste projeto, pretende-se dar continuidade à produção de modelos teóricos/didáticos de gêneros; de sequências didáticas de gêneros; de cadernos didático-pedagógicos; de propostas de intervenção pedagógica destinados ao ensino de línguas; de relatos de experiência da implementação de sequências didáticas em sala de aula da educação básica, do ensino superior e em ambientes de ensino não escolar e investigação sobre o desenvolvimento de práticas discursivas da leitura e da produção textual de participantes do projeto.

 

ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS E DA ORALIDADE: 1º MOMENTO

Vigência: 25/10/2022 a 24/10/2026

Coordenador: Letícia Jovelina Storto

Colaboradores: Eliana Merlin Deganutti de Barros e Marilucia dos Santos Domingos Striquer

Resumo: Toda atividade de linguagem é realizada por meio de gêneros discursivos (orais ou escritos), considerados tipos de enunciados relativamente estáveis (BAKHTIN, 2018). Nessa perspectiva, os gêneros são determinados pelas condições específicas e pelas finalidades de cada esfera de atividade humana. No processo de ensino/aprendizagem, os gêneros são instrumentos e objetos de ensino importantes para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e análise linguística em sala de aula. Ainda assim, os gêneros orais são pouco explorados no contexto das aulas de língua portuguesa, tanto pelo professor em sala quanto pelos materiais didáticos disponíveis. Considerando isso, este projeto tem como objetivo investigar a relação de professores (em formação inicial e continuada/em serviço) de Língua Portuguesa com gêneros discursivos orais e com a oralidade a partir de uma perspectiva textual e discursiva. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa documental e netnográfica. Como aporte teórico-metodológico, recorre-se à Análise da Conversação em sua vertente didática. Espera-se contribuir para uma maior compreensão do trabalho com gêneros orais e com trabalhos que possam elaborar materiais didáticos a serem utilizados para o trabalho com a oralidade.

 

LABORATÓRIO INTEGRADO DE LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS (LILA)

Vigência: 07/08/2021 a 06/08/2025

Coordenador: Letícia Jovelina Storto

Colaboradores: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Resumo: O LILA é um projeto que nasceu de resultados de dois tipos de pesquisa a saber: i) a bibliográfica sobre os letramentos acadêmicos e científicos no Brasil, o estado da arte e a natureza das ações didáticas realizadas em prol dos letramentos dentro dos currículos oficiais ou em estruturas suplementares às instituições de ensino, comumente chamadas de laboratórios ou centros de escrita; e ii) análise das ementas de disciplinas dos cursos das instituições envolvidas (UENP, UEL, UTFPR, UNESPAR, IFPR etc.), bem como análise da resposta a questionários dirigidos a discentes, docentes e gestores, essas análises objetivaram levantar as ações didáticas em prol de letramentos acadêmicos-científicos existentes nas instituições e as possibilidades de atuação do LILA nas lacunas/necessidades evidenciadas no conjunto de resultados. Dessa forma nasceu o LILA, um projeto interinstitucional de caráter cooperativo e colaborativo para as ações desenvolvidas, quer no âmbito da pesquisa, extensão ou ensino. Assim, um dos objetivos que compõem o projeto LILA é: analisar ações didáticas em prol dos letramentos acadêmicos para as comunidades interna e externa das instituições envolvidas concebidas e ofertadas pelo LILA bem como oportunidades e instrumentos para a divulgação científica em espaços não acadêmicos para participação da sociedade.

 

LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA: CRÍTICA E HISTÓRIA DE OBRAS CONTEMPORÂNEAS

Vigência: 26/08/2022 a 25/08/2025

Coordenador: Thiago Alves Valente

Resumo: Este projeto tem como objetivo realizar um estudo crítico sobre obras literárias direcionadas ao público juvenil. Para isso, pretendemos delimitar o corpus de análise a partir dos anos 2000, tendo em vista, em termos de prioridade, a circulação de títulos no mercado editorial brasileiro, sendo, também, a premiação por agências legitimadoras uma marca de distinção para a inserção de determinada obra no corpus. Ainda que permaneçamos com o intuito de abordar obras cuja temática se enquadre no espectro de "guerras" (conforme projetos de pesquisa anteriores), pretendemos compor o quadro de análise por aqueles títulos chancelados pelas já citadas agências, dentre elas, a escola e as indicações de programas como o PNLD Literário. Como teoria de embasamento, este estudo se situa no campo da Estética da Recepção e de linhas congêneres. Como resultado, almejamos continuar contribuindo para a composição de um repertório crítico sobre literatura juvenil contemporânea que possa ser acessível como referência de leitura, principalmente aos docentes em atuação nas escolas da Educação Básica.

 

A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Vigência: 01/09/2020 a 01/09/2024

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Colaboradores: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer e Letícia Jovelina Storto

Resumo: Este Projeto Guarda-Chuva destina-se a subsidiar pesquisas diversas desenvolvidas nos Programas de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) e em Letras (PROFLETRAS), de iniciação científica e de trabalho de conclusão de curso da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem respaldo nas atuais diretrizes que norteiam o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica, sobretudo, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), a qual privilegia uma concepção de língua e ensino pautada nas interações comunicativas e no desenvolvimento de multi e novos letramentos (ROJO; MOURA, 2019). Entretanto, essa nova abordagem do ensino da língua tem gerado muita discussão teórico-metodológica entre os pesquisadores da área, pois para se mudar de uma abordagem tradicional – sustentada por uma visão fragmentada e rígida da língua – para uma que privilegia as práticas sociais de uso linguístico é preciso reorganizar os três polos do sistema didático: o ensino (focado no agir docente), a aprendizagem (vista sob a perspectiva do desenvolvimento do aluno) e os objetos (fim) e ferramentas (meio) do ensino. Nosso projeto busca justamente uma integração desses três pilares que sustentam o processo de didatização da língua – os objetos/instrumentos de ensino, o professor e o aluno. Para tanto, objetiva-se, de forma geral, investigar diferentes contextos de didatização da língua portuguesa, privilegiando ora um desses três polos, ora fazendo uma articulação entre eles. A fundamentação teórico-metodológica que norteia a investigação é oriunda, sobretudo, dos estudos do Interacionismo Sociodiscusivo (ISD) (BRONCKART, 2003, 2006a, 2006b, 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BARROS, 2020), cuja problemática central está centrada na investigação de atividades linguageiras, nesse sentido, conceitos como texto, discurso, gênero textual, atividades e ações de linguagem, capacidades de linguagem são norteadores para essa Ciência do Humano – designação de J-P Bronckart, mentor do ISD. Tal filiação teórica ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa (FLICK, 2004) e em um método de análise de textos/discursos de caráter descendente, que parte, primeiramente, da observação das condições de produção, antes de se tomar como objeto aspectos da arquitetura textual. Do ponto de vista didático, as pesquisas do ISD apoiam-se no conceito de transposição didática (CHEVALLARD, 1989) para propor uma engenharia didática sustentada por duas ferramentas centrais para a operacionalização do letramento escolar: o modelo didático de gênero e a sequência didática. Nas pesquisas por nós desenvolvidas, assumimos que essa engenharia só pode ser concretizada pela apropriação docente do que denominamos metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG). Pretende-se, assim, respaldados pelo ISD, e tendo como escopo o ensino da língua portuguesa, validar sequências didáticas produzidas no âmbito da pesquisa e suas implementações no contexto do ensino da língua portuguesa; avaliar materiais didáticos pré-existentes; investigar a formação docente inicial e continuada e o agir docente no âmbito da transposição didática de objetos do saber; compreender como os objetos do saber se transformam em objetos a ensinar, ensinados e apreendidos; analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos no âmbito da leitura, produção e análise de textos/discursos. Almeja-se, assim, contribuir para as pesquisas voltadas para o letramento escolar.

 

SEQUÊNCIAS DE FORMAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS DE USO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM 

Vigência: 01/09/2020 a 01/09/2024

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Resumo: Este “projeto guarda-chuva” está inserido nas pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cujo objetivo é contribuir para a qualificação dos professores mediante o desenvolvimento de pesquisas voltadas à prática docente, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem. A pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada e se situa no campo do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Partindo de uma abordagem qualitativa (FLICK, 2004; BAZARIM, 2008), de cunho interventivo, pautada na pesquisa-ação (MOITA-LOPES, 1992; THIOLLENT, 2011; PAIVA, 2019), a problemática se insere no âmbito geral do ensino da língua portuguesa no contexto de escolarização, ou seja, em questões que envolvem o letramento escolar (BUNZEN, 2010). O foco de investigação é a formação de professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica. Partindo de estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD – BRONCKART, 2003; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, entre outros), a pesquisa tem como objetivo geral validar didaticamente sequências virtuais de formação docente elaboradas por pesquisadores vinculados ao projeto, com foco no ensino da Língua Portuguesa, o que envolve uma investigação voltada para questões relacionadas aos polos do triângulo didático – agir docente (ensino), alunos (aprendizagem) e instrumentos e objetos de ensino. Do ponto de vista procedimental, o projeto prevê a elaboração de sequências virtuais de formação docente a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UENP (Moodle) com professores voluntários de Língua Portuguesa. É a partir dessas sequências virtuais de formação que serão gerados os dados da pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa passará por diferentes fases: 1) estudos teóricos dos temas envolvidos na pesquisa; 2) apropriação do Moodle como ferramenta virtual de formação; 3) elaboração e desenvolvimento de cursos-pilotos (sequências virtuais de formação), com geração dos dados preliminares; 4) reelaboração e desenvolvimento de sequências virtuais de formação, depois da análise dos dados preliminares; 6) seleção e tratamento do dados gerados; 6) análise e interpretação dos dados gerados; 7) escrita de produtos educacionais, resultantes da validação das sequências de formação elaboradas e desenvolvidas de forma virtual. O instrumento de geração de dados será, pois, as sequências virtuais de formação. Serão considerados dados de análise: as próprias sequências de formação, com suas atividades, tarefas e dispositivos didáticos, produzidas pelos pesquisadores do projeto; as atividades didáticas (escritas ou audiovisuais) elaboradas pelos cursistas-participantes; diários reflexivos do pesquisador. Para divulgação dos resultados da pesquisa, as atividades orais serão retextualizadas para a modalidade escrita da língua; a identidade dos participantes será totalmente preservada. Em hipótese alguma a imagem dos participantes será utilizada e divulgada pela pesquisa.

 

A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR

Vigência: 10/08/2021 a 09/08/2024

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Colaboradores: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer e Letícia Jovelina Storto

Resumo: A projeto – continuação do projeto “A escrita de textos argumentativos em contexto de vestibular” (Secapee 4721) – parte de uma problemática inserida no âmbito do ensino da produção escrita no contexto do letramento escolar. Entretanto, o projeto não investiga diretamente esse contexto, mas uma prática de linguagem importante que tem reflexos significativos no ensino da produção escrita na Educação Básica, sobretudo, no Ensino Médio: a escrita de redações em situação de vestibular. A partir desse escopo maior, a pesquisa se propõe a analisar produções de artigos de opinião como redação de vestibular de candidatos dos concursos de 2018 e 2020 da UENP. Inseridos nessa problemática mais geral, são elencados outros objetivos secundários: 1) compreender as representações dos candidatos sobre o gênero "artigo de opinião como redação do vestibular"; 2) analisar as estratégias discursivas empregadas na organização textual das redações; 3) analisar como a argumentação é textualizada pelos candidatos; 4) depreender semelhanças e diferenças entre os textos dos vestibulandos e a dissertação escolar e a dissertação do ENEM; 5) confrontar o artigo de opinião como redação de vestibular e o artigo de opinião publicado em mídias jornalísticas – gênero de referência para a escrita do candidato; 6) analisar a construção dos títulos das redações; 7) verificar como o enunciado do comando da produção é representado pelos candidatos e seu reflexo na produção das redações; 8) analisar a inserção de vozes sociais/de personagens/do autor nos textos; 9) analisar como os candidatos se apropriam dos textos de referência fornecidos pela prova de vestibular; 10) depreender indícios de variação linguística e/ou marcas de oralidade na escrita.; 11) analisar aspectos do contexto de produção e da arquitetura textual que configuram o artigo de opinião como redação de vestibular; 12) comparar resultados das análises das redações de 2018 e de 2020, a fim de verificar se há mudanças nas representações dos candidatos em relação a esse gênero. O corpus da pesquisa é composto por exemplares das redações dos processos seletivos de 2018 e 2020 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cujas propostas solicitam que o vestibulando produza um artigo de opinião, assumindo o papel social de um leitor de jornal que intenciona publicar seu ponto de vista em relação a uma questão polêmica fornecida pela prova. O projeto também utiliza, como dados secundários, resultados estatísticos do questionário socioeconômico preenchido pelos candidatos no ato da inscrição. Metodologicamente, a investigação tem natureza qualitativa (FLICK, 2009) e ancora-se na análise documental (GIL, 2014). No que diz respeito à fundamentação teórica, a pesquisa busca uma heterogeneidade epistemológica, uma vez que pretende olhar para o mesmo objeto por pontos de vista distintos.

 

GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS, GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO

Vigência: 01/07/2020 a 30/06/2024

Coordenador: Patricia Cristina de Oliveira Duarte

Resumo: Vinculado ao Grupo de Pesquisa "Leitura e Ensino", este projeto tem por objetivo promover a integração entre seus integrantes, propiciando o aprofundamento de seus estudos, no que diz respeito à compreensão sobre as prescrições dos documentos oficiais de ensino de língua portuguesa sobre a epistemologia dos gêneros discursivos/textuais, ensino gramatical contextualizado às práticas de leitura e produção textual, variação e mudança linguística, bem como propostas metodológicas desses conteúdos para sala de aula da Educação Básica. Com isso, pretende-se instrumentalizar todos os integrantes, professores em formação inicial e contínua, para uma atuação docente ativa, crítica e condizente com a diversidade cultural, social e linguística de nosso país. Nesse enfoque, em consonância com os pressupostos da Linguística Aplicada, o aporte teórico-metodológico tem como base os preceitos da teoria do Círculo de Bakhtin e seus caudatários, pressupostos da Sociolinguística e Sociolinguística Educacional (BAGNO, 2007; BORTONI-RICARDO, 2004; 2005;2006), Sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) e Plano de Trabalho Docente (GASPARIN, 2009).

 

A EXPRESSÃO E A LEITURA DO FANTÁSTICO ATUAL DE ESCRITORES BRASILEIROS E ESPANHÓIS: UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA E COMPARATIVA

Vigência: 03/02/2020 a 03/02/2024

Coordenadora: Nerynei Meira Carneiro Bellini

Resumo: O Projeto de pesquisa “A expressão e a leitura do fantástico atual de escritores espanhóis e brasileiros: uma abordagem artística e comparativa” vincula-se ao pós-doutorado da professora coordenadora, realizado em 2020, na Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, na Espanha, com a supervisão do prof. Dr. David Roas Deus, o que caracteriza capacitação docente. O projeto em pauta procura investigar as inter-relações estéticas, especificamente, as proximidades entre produções literárias de escritores fantásticos espanhóis da atualidade e escritores contemporâneos brasileiros, identificando possíveis significados humanísticos e as implicações sociais do fantástico. Este projeto origina-se da linha de pesquisa “Leituras do insólito” do Grupo de Pesquisa Leitura e ensino (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq/Brasil) da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, campus Jacarezinho, no Brasil e, ainda, de saberes gestados nas aulas ministradas pela professora Nerynei na disciplina Leitura do texto literário e em orientações de pesquisas e dissertações no Mestrado Profissional em Letras–PROFLETRAS na UENP, campus Cornélio Procópio. Portanto, o projeto caracteriza-se como capacitação docente, intercultural, intercampus e internacional, além de configurar as dimensões teórica e educacional da literatura fantástica, uma vez que muitas das obras investigadas circulam no espaço escolar. Por contemplar produções estudadas no ambiente de escolas da educação básica, o projeto poderá, enfim, preparar o docente e o acadêmico para a abordagem de obras do fantástico contemporâneo, com conhecimento teórico e metodológico, em um viés comparativo, tanto no nível superior como no fundamental.

 

DICIONÁRIO DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO (DCL): SISTEMATIZAÇÃO DOS TERMOS DA LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA, FRASEOLOGIA, FRASEOGRAFIA, TERMINOLOGIA E TERMINOGRAFIA

Vigência: 01/06/2020 a 01/08/2024

Coordenador: Fernando Moreno da Silva

Resumo: Nos estudos linguísticos, o nível lexical, a exemplo de outros níveis – como fonológico, morfológico, sintático e discursivo –, apresenta várias polêmicas: as ciências do léxico são de fato, do ponto de vista epistemológico, “ciências”? A Fraseologia é disciplina independente ou subárea da Lexicologia? Entre outras... Mas talvez a principal polêmica seja, por ironia (para uma ciência que abarca uma preocupação denominativa e terminológica), a falta de consenso para muitos termos do nível lexical. Pensando nesse problema, que exige um esforço unificador de terminologia, o objetivo desta pesquisa é (i) sistematizar os termos das chamadas “ciências do léxico” com base nos representantes “oficiais” da área (os membros do GTLEX) e (ii) elaborar um dicionário fundamental semibilíngue da área do léxico, com equivalentes em inglês, abarcando as subáreas (lexicologia, lexicografia, fraseologia, fraseografia, terminologia e terminografia). Para organizar essa obra terminográfica, fundamentada na Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999), o corpus de análise será composto das publicações disponíveis on-line dos 50 membros efetivos do GTLEX da ANPOLL, no período de 2000 a 2017, selecionando os seguintes gêneros textuais: artigo científico, tese, dissertação e livro, com cerca de 50 milhões de palavras-ocorrências (tokens). Espera-se, ao final da pesquisa, construir um protótipo de dicionário com cerca de 1000 termos mais usuais das ciências do léxico.

 

A LICENCIATURA EM LETRAS E O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE

Vigência: 01/05/2021 a 30/04/2024

Coordenadora: Vanderléia da Silva Oliveira

Colaboradores: Ana Paula Franco Nobile Brandileone

Resumo: A partir da compreensão de que Universidade deve formar indivíduos que sejam capazes de desenvolver uma prática didático-pedagógica em que se estimule a criatividade, a curiosidade, o desenvolvimento da subjetividade, o espírito investigativo e a capacidade analítico interpretativa e crítica, a proposição desta pesquisa leva em conta a investigação sobre a formação inicial docente em cursos de Letras e o lugar que a literatura ocupa nesse processo. Observa-se que houve muitos avanços no campo de estudos sobre a formação docente, mas na área da literatura, de modo geral, tem permanecido um ensino ligado ao uso do texto literário como pretexto, isto é, para o ensino da gramática ou apenas para abordagem historicista da obra literária. Nesse contexto, uma abordagem teórico-reflexiva sobre o perfil do docente em formação nos cursos de Letras, a partir de documentos como projetos pedagógicos, matrizes curriculares e programas de ensino, dentre outros, pode apontar para alguns caminhos que contribuam para a compreensão sobre o lugar da didática da literatura nos cursos de licenciatura. A metodologia de investigação se dá a partir de levantamento bibliográfico, qualitativo, de base exploratória, ancorada em estudos e teorias sobre os referidos temas. Os resultados serão apresentados a partir de trabalhos elaborados/orientados em nível de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e dissertações de mestrado.

 

LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Vigência: 06/01/2021 a 9/07/26

Colaboradores: Vanderleia da Silva Oliveira

Resumo: Em um tempo em que todas as áreas de conhecimento têm se mobilizado para amenizar o impacto do coronavírus, que atinge a todos sem distinção de raça, credo, gênero, etnia e/ou estrato social, bem como para encontrar a cura para as implicações causadas pelo vírus no corpo humano, a partir de uma vacina ou de um tratamento, importa saber como a Literatura, também forma de conhecimento sobre o mundo e sobre o ser, mimetiza a experiência humana em tempos de pandemia. A partir deste pressuposto, o objetivo desta pesquisa desdobra-se em dois eixos. O primeiro, objetiva mapear, investigar e analisar a produção literária brasileira contemporânea, que toma como mote de criação a pandemia e seus desdobramentos; o segundo, está voltado às práticas de letramento e educação literários no espaço escolar, a partir do estudo desta produção literária.