PROCESSOS E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Vigência: 01/05/2018 a 30/04/2021

Coordenadora: Ana Paula Franco Nobile Brandileone

Colaboradores: Vanderléia da Silva Oliveira e Thiago Alves Valente.

Apresentação

Este projeto apresenta-se como ampliação dos estudos constitutivos do projeto anterior, A REPRESENTAÇÃO DE TERRITÓRIOS MARGINAIS NA FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: RECEPÇÃO CRÍTICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO, realizado entre 2015 a 2018. Considerando que o projeto anterior focalizou, sobretudo, a literatura marginal, movimento literário que ganhou força e visibilidade com a publicação das edições especiais da revista Caros Amigos, publicadas entre agosto de 2001 a abril de 2004, a pesquisa em questão tem por objetivo lançar o olhar para representação dos grupos marginalizados, entendidos em sentido amplo, como todos aqueles que vivenciam uma identidade coletiva que recebe valoração negativa da cultura dominante, seja por critério de sexo, raça, cor, orientação sexual, posição nas relações de produção, condição física. A partir deste pressuposto, o objetivo desta pesquisa é investigar e analisar esta produção literária, bem como promover práticas de educação literária no espaço escolar, considerando estas representações.

 

A LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES, PRÁTICAS E MEDIAÇÕES FORMATIVAS

Vigência: 01/06/2015 a 17/05/2019

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Colaboradores: Letícia Jovelina Storto, Diná Tereza de Brito e Eliane Segati Rios Registro.

Apresentação

Este Projeto tem respaldo nas atuais diretrizes que norteiam o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica, entre elas, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Matrizes de Referências da Prova Brasil e as Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Todos esses documentos têm suas particularidades, mas são unânimes em privilegiar uma concepção de língua pautada nas interações comunicativas e uma visão de ensino ancorada em tal concepção e no desenvolvimento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009). Entretanto, essa nova abordagem do ensino da língua tem gerado muita discussão teórico-metodológica entre os pesquisadores da área, pois para se mudar de uma abordagem tradicional – sustentada por uma visão fragmentada e rígida da língua – para uma que privilegia as práticas sociais de uso linguístico é preciso reorganizar os três polos do sistema escolar: o ensino (focado na figura do professor), a aprendizagem (vista sob a perspectiva do aluno) e os objetos e ferramentas de ensino que fazem a mediação desse processo didático. Nosso projeto busca justamente uma integração desses três pilares que sustentam o processo de didatização da língua – os objetos/instrumentos de ensino, o professor e o aluno. Para tanto, nosso projeto objetiva investigar diferentes contextos de didatização da língua portuguesa, privilegiando ora um desses três polos, ora fazendo uma articulação entre eles. O foco são questões envolvendo a problemática da concretização dessa nova concepção de ensino em situações diversas de ensino, aprendizagem e formação de professores de língua portuguesa – tanto inicial como continuada. A fundamentação teórica que norteia a investigação é oriunda de estudos que privilegiam um enfoque enunciativo da linguagem (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1986) e sociointeracional da aprendizagem (VIGOTSKI, 2008). O objetivo não é restringir as pesquisas que serão desenvolvidas no projeto a uma corrente teórica específica. Com essa postura mais aberta pretendemos, além de conduzir nossas próprias pesquisas, direcionar várias outras, individuais e em coautoria, e de níveis acadêmicos diferentes: trabalhos de conclusão de curso de Graduação e de Especialização, Dissertações de Mestrado Profissional, pesquisas de iniciação científica.

 

APOIO PARA O FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS DA UENP

Vigência: 15/12/2017 a 14/12/2020

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Colaboradores: Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Letícia Jovelina Storto, Thiago Alves Valente, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Vanderléia da Silva Oliveira, Fernando Moreno da Silva e Nerynei Meira Carneiro Bellini.

Apresentação

O Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UENP é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, semipresencial, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Oferecido em rede nacional, conta com a participação de diversas instituições de ensino superior públicas e a coordenação nacional é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Programa, por meio da capacitação de docentes, tem como objetivo melhorar a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa e melhorar a qualidade da Educação Básica. Foi recomendado com nota 4 pela CAPES, devido à qualificação de seu corpo docente nas IES que integram esse Programa. Na UENP, o Programa teve início em 2014, formado por um corpo docente de professores dos cursos de Letras dos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho. O objetivo do projeto é fomentar as pesquisas do Programa, por meio de ações conjuntas entre docentes e discentes das áreas de ensino da Língua Portuguesa e Literatura, dos dois campi: Cornélio Procópio e Jacarezinho; assim de outras IES. Nesse sentido, buscar-se contribuir com as pesquisas do programa por meio da implementação de um laboratório de pesquisa, tecnologia e inovação e de um laboratório de letramentos acadêmicos, a fim de viabilizar intercâmbios entre os grupos de pesquisa dos dois campi e também de diferentes IES, nacionais e internacionais, aulas à distância, palestras, bancas de defesas e qualificações, etc. Espera-se, assim, consolidar os objetivos do Programa e fomentar as pesquisas dos docentes e discentes.

 

A ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS EM CONTEXTO DE VESTIBULAR

Vigência: 10/09/2018 a 09/08/2021

Coordenadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros

Apresentação

Este projeto insere-se nos trabalhos do Grupo de Pesquisa CNPq/UENP “Diálogos Linguísticos e Ensino” (DIALE), que tem como líderes as Profas. Eliana Merlin Deganutti de Barros e Letícia Jovelina Storto. Parte de uma problemática inserida no âmbito do ensino e aprendizagem da produção escrita no contexto de escolarização, com foco em uma etapa importante desse processo: a avaliação da escrita de candidatos em concurso vestibular. A partir desse escopo maior, esta pesquisa se propõe a analisar as competências e capacidades de linguagem de candidatos para a produção de artigos de opinião em contexto de “prova de redação de vestibular”. Inseridos nessa problemática mais geral, são elencados outros objetivos secundários: a) compreender a representação dos candidatos sobre o gênero "artigo de opinião"; b) identificar as dimensões "escondidas" do letramento escolar que estão implícitas nas redações, ou seja, o que é ainda oculto para os alunos em relação à prática de escrita do artigo de opinião; c) analisar as estratégias discursivas empregadas na organização textual; d) analisar os processos de argumentação; e) verificar de que maneira o vestibulando usa a questão polêmica dada pelo comando da prova de redação como norte para sua argumentação; f) depreender semelhanças e diferenças entre os textos dos vestibulandos e a dissertação escolar e a dissertação do ENEM; g) analisar a construção dos títulos dos textos; h) analisar a inserção de vozes sociais/de personagens/do autor nos textos; i) analisar como os candidatos se apropriam dos textos de referência fornecidos pela prova de vestibular; j) depreender indícios de variação linguística e/ou marcas de oralidade na escrita. O projeto busca coletar, como corpus da pesquisa, os exemplares das redações do processo seletivo 2018, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja proposta solicitava que o vestibulando produzisse “um artigo de opinião, assumindo o papel social de um leitor de jornal que intenciona publicar seu ponto de vista em relação à questão polêmica: ‘De modo geral, o ativismo nas redes sociais, ou ciberativismo, tem repercussões significativas na sociedade ou ?ca restrito ao mundo virtual?’. Além disso, pretende-se utilizar, como dados secundários, resultados estatísticos do questionário socioeconômico preenchido pelos candidatos no ato da inscrição. Metodologicamente, a investigação tem natureza qualitativa e ancora-se na análise documental (GIL, 2014). No que diz respeito à fundamentação teórica, a pesquisa busca uma heterogeneidade epistemológica, uma vez que pretende olhar para o mesmo objeto por pontos de vista distintos. Destacam-se como pilares teóricos os estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN, 2003; BRONCKART, 2003; MARCUSCHI, 2008), argumentação (PLANTIN, 2008; CABRAL, 2010; KOCH; ELIAS, 2016; FIORIN, 2015), gênero “artigo de opinião” (RANGEL; GAGLIARDI; AMARAL, 2010; RODRIGUES, 2001) e ensino da produção escrita (DOLZ, 2009; DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010).

 

O PAPEL DA LÍNGUA INGLESA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UENP: IMPACTOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO.

Vigência: 02/03/2017 a 01/02/2020

Coordenadora: Eliane Segati Rios Registro

Apresentação

Este pesquisa objetiva mapear as ações voltadas ao ensino de língua inglesa a fim de elevar os níveis de internacionalização da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Nesse sentido, primeiramente, indicaremos os níveis de proficiência da comunidade acadêmica com base nos exames de proficiência já aplicados, além de considerar o desempenho nos cursos de línguas já ofertados. A partir do referido mapeamento, faremos a proposição de uma política linguística para a universidade, com base em pesquisas que serão realizadas em parcerias com outras universidades de referência internacional. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para elevar os índices de internacionalização a partir da qualificação da proficiência em língua inglesa.

 

FUNÇÃO DIDÁTICA DO DICIONÁRIO: EM TORNO DA LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA

Vigência: 01/08/2014 a 31/07/2020

Coordenador: Fernando Moreno da Silva

Apresentação

O estudo do léxico é o foco de três grandes disciplinas: lexicologia, lexicografia e terminologia. Lexicologia se ocupa do estudo do léxico geral de uma língua; terminologia, de um subconjunto lexical, apenas dos termos técnico-científicos. A lexicografia, por sua vez, é uma ciência linguística aplicada que se dedica ao estudo e à produção de obras lexicográficas, especialmente os dicionários. Este projeto se propõe, em primeiro lugar, a apresentar o conceito, a tipologia e a estrutura dos dicionários; em segundo, a destacar suas funções pedagógicas como ferramenta para o ensino e aprendizagem da língua.

 

LÍNGUA FALADA E ENSINO: É PRECISO FALAR DISSO

Vigência: 01/04/2017 a 31/07/2020

Coordenadora: Letícia Jovelina Storto

Apresentação

A língua falada possui características específicas, decorrentes do vínculo estabelecido entre falante e ouvinte, próprio da interação face a face. Diferentemente do que pode considerar o senso comum, a produção e a recepção do texto oral é complexa, uma vez que o planejamento e a execução ocorrem quase simultaneamente. Essa complexidade se contrapõe também a afirmações que julgam a língua falada como uma modalidade sem regras, informal, em contraponto à língua escrita. Assim, seu ensino deve estar pautado em uma concepção interacionista da linguagem, verificando a oralidade como uma modalidade de uso da língua com características e regras próprias, diferentes daquelas da escrita, mas não em uma perspectiva dicotômica, e sim dentro de um continuum. Logo, este projeto tem como objetivo colaborar para a compreensão da oralidade no ensino da língua portuguesa como língua materna, auxiliando professores e alunos no processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, serão realizados levantamentos de dados sobre o assunto, pesquisas sobre a oralidade em materiais didáticos e documentos de educação, como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE), sempre na área de Língua Portuguesa. Também serão elaborados modelos didáticos e sequências de atividades para o trabalho com gêneros orais em sala de aula. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos em Análise da Conversação, Linguística Aplicada e Didática das Línguas. Espera-se contribuir para um ensino mais significativo e coerente da língua falada em sala de aula, de modo que os estudantes aprendam a se expressar oralmente em distintos contextos sociodiscursivos.

 

OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO CAMPO ACADÊMICO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Vigência: 10/10/2018 a 10/10/2021

Coordenador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Apresentação

Este projeto tem como objetivo aprofundar estudos sobre a perspectiva dialógica da linguagem instituída pelo Círculo de Bakhtin, a qual sustenta a compreensão das interações verbais que acontecem nos diversos campos da atividade humana, nas práticas sociais de linguagem, por meio das diversas formas do discurso, denominadas de gêneros do discurso. A intenção é ter cada vez mais condições de formar docentes, na graduação, na pós-graduação, em cursos e programas de formação continuada e em serviço, preparados para: a) o desenvolvimento das capacidades de leitura, produção textual e análise linguística de alunos/cidadãos participativos na sociedade em diferentes contextos; b) analisar materiais didáticos e propor transformações quando necessário; c) elaborar intervenções didáticas para o trabalho com os gêneros discursos como eixos organizadores do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Para tanto, focamos nossos olhares, inicialmente, para a natureza dos enunciados produzidos por alunos no processo de formação docente, textos produto e processo do ensino e aprendizagem dos conteúdos acadêmicos. Ou seja, nosso foco está sob os textos produzidos durante o processo de formação inicial acadêmica, resultantes de verificação docente do decurso da aprendizagem, por exemplo: respostas a questionários, a atividades escritas; a produção de resenhas, fichamentos, resumos, dissertações escolares, textos literários solicitados e/ou produzidos por exigência de diferentes disciplinas. Nossa motivação originou-se do prescrito pelos diversos documentos orientadores da atividade docente: A Lei de Diretrizes Bases da Educação –LBD. N. 9394 (BRASIL, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Letras (BRASIL, 2001); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); bem como as diversas diretrizes curriculares nacionais; as matrizes curriculares que organizam os exames avaliadoras da aprendizagem discente. Em todos esses documentos, a orientação é a de que o papel da escola é o de formar cidadãos que saibam participar das mais diferentes situações comunicativas existentes na sociedade, por meio da leitura e produção de textos esquematizados a partir das diversas e diferentes semioses. Logo, uma das situações comunicativas existentes na sociedade, ou como Bakhtin (2003) se refere, um dos campos da atividade humana é o acadêmico, lugar onde o aluno realiza atividades/práticas específicas para a formação docente. 

 

GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS: DOS DOCUMENTOS PRESCRITIVOS À SALA DE AULA 

Vigência: 02/01/2019 a 02/01/2022

Coordenador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Apresentação

O projeto tem como objetivo promover que os graduandos de Letras da UENP, ou seja, os professores de língua materna em formação inicial, sejam eles integrantes do PIBIC ou do PIBID, os pós-graduandos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETAS) e os professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) aprofundem seus estudos e compreensão sobre a base teórica dos gêneros, sobre as sugestões de metodologias a respeito de como transpor a teoria para a prática de sala de aula, sobre como analisar livros didáticos e como elaborar materiais didáticos para o ensino do gênero em sala de aula, se instrumentalizando para a efetiva prática docente e para cidadania; bem como, compreender como se configura o processo de internalização dos gêneros como instrumentos semióticos (VYGOTSKY, 2007). Para tanto o aporte teórico-metodológico tem como base a teoria e sugestão de transposição didática fundada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2008; [1999] 2009; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). Como resultado das atividades desenvolvidas pelos integrantes do Projeto, pretende-se construir um banco de dados, disponível aos alunos do curso de Letras e comunidade em geral, de modelos e sequências didáticas de diversos e diferentes gêneros textuais.  

 

GÊNEROS DISCURSIVOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: QUESTÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Vigência: 30/06/2015 a 30/06/2020

Coordenador: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte

Colaboradores: Nerynei Meira Carneiro Bellini

Apresentação

Vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Ensino”, este projeto visa estabelecer um profícuo diálogo, no sentido bakhtiniano do termo, entre formação docente - inicial e contínua, gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) de diferentes esferas sociais, em especial, aqueles que se constituem a partir do insólito, veiculados em diferentes suportes, e propostas inovadoras de transposição didática, sobretudo, o Plano de Trabalho Docente – PTD – (GASPARIN, 2009) e Sequências Didáticas – SD – (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). De forma transdisciplinar, à medida que estabelece elos entre Linguística, Literatura e Cinema, visa à ressignificação dos saberes construídos no curso de Letras, no afã de que os professores em formação possam promover uma prática pedagógica, nas salas de aula da Educação Básica, pautada pela diversidade cultural, literária e linguística, por meio da abordagem de textos-enunciado pertencentes a diferentes gêneros do discurso. Nesse enfoque, em consonância com os pressupostos da Teoria dos gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e Estudos da Estética do Insólito Literário, ressalta a dimensão social como parte indissociável do gênero discursivo, uma vez que é por meio dela que se pode compreender a constituição e funcionamento dos gêneros do discurso, bem como a imagem de homem que subjaz a cada gênero.

 

A REPRESENTAÇÃO DA GUERRA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA – ETAPA 1

Vigência: 01/11/2017 a 30/10/2020

Coordenador: Thiago Alves Valente

Colaboradores: Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira

Apresentação

Este projeto tem como objetivo realizar investigação temática sobre a produção literária brasileira direcionada a crianças e jovens. Para esta primeira etapa, pretende-se levantar as representações sobre o tema "guerra" presentes nos textos publicados para crianças entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, no contexto brasileiro, conforme periodização de Lajolo e Zilberman (1988).

 

A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE LETRAS: ESTUDO SOBRE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LITERATURA, CURRÍCULO E PRÁTICAS METODOLÓGICAS

Vigência: 01/03/2017 a 28/02/2020

Coordenadora: Vanderléia da Silva Oliveira

Apresentação

A formação de docentes para o ensino da língua e das literaturas de língua portuguesa, notoriamente abrasileira, tem sido objeto de estudo tanto da Educação quanto de áreas afins, especialmente aquelas relacionadas com interfaces com as licenciaturas, nas últimas décadas. Fruto desses estudos, surge um expressivo número de trabalhos acadêmicos, bem como pesquisas voltadas para metodologias de ensino, que têm sustentado certo repertório para a ação pedagógica em sala de aula. Todavia, um olhar para os estudos que se relacionam à realidade do ensino da língua materna parece sugerir que, apesar do avanço de pesquisas na área, o ensino não as incorporou ou, talvez, não as tenha compreendido. Na área da literatura, tal cenário não é diferente, pois tem permanecido um ensino ligado ao uso do texto literário como pretexto, isto é, para o ensino da gramática ou apenas para abordagem historicista da obra literária. Neste contexto, a expressão letramento literário entrou para o repertório dos cursos de Letras, frente à preocupação em alcançar, por meio da leitura efetiva dos textos literários da tradição literária luso-brasileira, a formação ampla do estudante e, especificamente daqueles que ingressam na graduação em Letras, do futuro profissional da área. Tais considerações nos encaminham, dentre tantos outros aspectos, por meio de uma abordagem teórico-reflexiva alicerçada em Bauman (2010), Sarlo (2002), Bernardes (2005), Gens (2008), Cosson (2006), dentre outros, ao problema do perfil do docente de Literatura, vez que interessa discutir sobre a percepção que o professor em formação terá sobre os conteúdos da área literária, como resultado dos processos de ensino-aprendizagem a ele propostos. Entende-se, aqui, que a Universidade, neste início do século XXI, deve formar indivíduos que sejam capazes de desenvolver uma prática didático-pedagógica em que se estimule a criatividade, a curiosidade, o desenvolvimento da subjetividade, o espírito investigativo e a capacidade analítico- interpretativa e crítica. Justifica-se, então, a investigação em torno destes elementos - currículo, formação docente, metodologias para o ensino de literatura - a fim de apontar práticas que efetivem a educação literária, tanto em nível de educação básica quanto superior. A metodologia de investigação se dá a partir de levantamento bibliográfico, qualitativo, de base exploratória, ancorada em estudos e teorias sobre os referidos temas. Os resultados serão apresentados a partir de trabalhos elaborados/orientados em nível de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado, produtos de professores- PDE, além de estudo em nível de estágio pós-doutoral.