APRESENTAÇÃO

O curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, tem como objetivo proporcionar ao futuro licenciado uma formação básica em conteúdos matemáticos, bem como uma visão ampla e crítica dos problemas do processo de ensino e de aprendizagem desta disciplina.

O curso tem carga horária de 3.060 horas de conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, distribuídas em quatro anos.

Procurando formar professores que assumam uma postura crítica, o curso também proporciona a oportunidade de fazer pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias Educacionais, na área de Matemática, que serão apresentadas no trabalho de conclusão do curso.

A matriz curricular foi elaborada para envolver o aluno durante todo o curso em atividades ligadas ao ensino. Com esta orientação, desenvolvem-se as disciplinas que revisam e aprofundam conteúdos de matemática do Ensino Fundamental e Médio e os projetos que proporcionam ao aluno a oportunidade de vivenciar experiências pedagógicas relacionadas com a sua futura prática docente.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 73.695, com implantação da primeira turma em 1974. Em 1977 foi reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 79.844. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 3.257 de 18 de novembro de 2011, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Sendo o Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura o que trabalha a formação de profissionais para a docência frente ao desenvolvimento dos valores científicos ligados à realidade brasileira, por meio da linguagem matemática e da resolução de problemas, pretende-se que o acadêmico graduado, neste curso, leve consigo o conhecimento dos diferentes aspectos desta linguagem que vão desde os conteúdos básicos, sua estrutura, sua história, tanto no seu estado atual como nas várias fases de evolução para que seja um agente transformador do meio no qual está inserido.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso forma professores para trabalharem no ensino fundamental – séries finais e médio, com espírito de pesquisa levando em consideração o conhecimento apreendido durante o curso e a riqueza sociocultural do contexto de atuação profissional, quer seja na carreira acadêmica, ao percorrerem o Mestrado e o Doutorado, quer seja na pesquisa de materiais e técnicas para apoiarem a sua atuação.

Outra possibilidade de atuação profissional, caso o profissional de Matemática não se dedique a carreira acadêmica, é oferecer os seus conhecimentos atuando em equipes multidisciplinares de pesquisa e em institutos de pesquisas ligados a órgãos públicos como oInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mercado da comunicação informatizada, no que tange aos conhecimentos visuais da linguagem dos signos e dos símbolos.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2012, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Matemática – Licenciatura

Carga Horária: 3.060 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenadora – Bárbara Nivalda Palharim Alvim Sousa Robim

Vice-Coordenador – Rudolph dos Santos Gomes Pereira

Coordenador de Estágio – Nilton Roberto Cremasco

Representantes docentes:

João Coelho Neto
Aislan da Silva Nunes
Camila Duarte de Araújo

Representante discente: Rafael Marques Pinheiro

Fone: (43) 3904-1922