EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - Licenciatura

 

Disciplina:Filosofia da Educação I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: O pensamento filosófico: origem, características e sentido. A construção do homem em sua relação com o mundo e a sociedade. Teoria do Conhecimento e os fundamentos epistemológicos da Educação e das ciências. A questão dos paradigmas: possibilidades, rupturas e ampliação do ato de pensar. Fundamentos antropológicos, axiológicos e políticos em Filosofia e Educação. Filosofia e Educação: reflexão sobre os problemas da realidade educacional.

 

Disciplina:Sociologia da Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A Sociologia como forma de interpretação científica da realidade social. As relações entre indivíduo e sociedade de acordo com a perspectiva estruturofuncionalista e com a perspectiva histórico-dialética e, ainda, a sociologia compreensiva. A origem da escola pública no processo de constituição da sociedade de classes. Perspectivas teóricas da sociologia na produção do conhecimento sobre o processo educacional: dos clássicos às tendências atuais da educação na sociedade capitalista.

 

Disciplina: Psicologia da Educação I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Psicologia científica: definições e objetos de estudo. Histórico da Psicologia da Educação e as principais teorias do desenvolvimento humano.  

 

Disciplina:História da Educação 

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Introdução à História da Educação. Conceito de educação e de pedagogia. Princípios da pedagogia nas sociedades clássicas ocidentais: a contribuição grega e romana. O processo educacional no medievo para além do limite iluminista. O projeto educacional no medievo: contribuições ao processo de transição para os tempos modernos. O debate da instrução na sociedade capitalista nascente: clássicos do liberalismo. Educação Pública nos séculos XVIII e XIX. Contribuições do processo revolucionário francês aos princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita: o relatório de Condorcet. A escola pública como demanda na sociedade burguesa: a proposta conservadora (liberal) e as propostas progressistas Pensamento educacional produzido entre os séculos XIX e XX e a organização da escola pública. Educação nos tempos das mídias contemporâneas.

 

Disciplina: Didática: fundamentos e trabalho docente  

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Conceitos de educação, pedagogia, educação escolar e didática.  A história da didática no Brasil. Pensadores clássicos da educação. Discussão sobre as tendências pedagógicas. Reflexão sobre os princípios unificadores do trabalho docente: o planejamento como método das práxis e como ato político e pedagógico. Estabelecimento de relações entre os níveis de planejamento: plano educacional, plano institucional, plano curricular, plano de ensino, plano de aula. Estudo da função da didática como elemento organizador de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem. Relações sobre conteúdo-método, teoria-prática, escola-sociedade, professor-aluno.

 

Disciplina:Políticas Públicas em Educação  

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estado, Sociedade e Educação. As políticas públicas de educação no Brasil: aspectos históricos, filosóficos e econômicos. O cenário mundial contemporâneo: organismos multilaterais de financiamento e as propostas para a América Latina.  A configuração dos sistemas de ensino: níveis e modalidades de ensino. A legislação do ensino: histórico e perspectivas.

 

Disciplina:Organização do trabalho Pedagógico – Introdução a Pedagogia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: História do curso de Pedagogia no Brasil. O trabalho do pedagogo em espaços escolares e não-escolares. Projeto Político Pedagógico: pressupostos teóricos e papel do pedagogo na articulação do trabalho coletivo.

  

Disciplina: Filosofia da Educação II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Filosofia e Filosofia da Educação. Filosofia como reflexão sobre os problemas da realidade educacional contemporânea. A questão estética. Educação, emancipação e autonomia: reflexões filosóficas sobre Educação e práxis pedagógica. Docência, ética e política. Educação, valores humanos, concepções filosóficas e pedagógicas. Filosofia da Educação no Brasil.

 

Disciplina: Psicologia da educação II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e emocional e processos de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas: Comportamentalismo, Cognitivismo e Psicologia Sociocultural.  Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem: identificação dos problemas e propostas de encaminhamento. Contribuições da Psicologia da Educação para a prática educativa.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial. 

 

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Infantil

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Educação Infantil: contexto histórico, teórico e político. Análise do processo de construção histórica da concepção de infância, bem como, a construção política da Educação Infantil, em função das tendências educacionais recentes, no que diz respeito ao cuidar, o educar e o ensinar. Exame crítico da ideologia subjacente às formas usadas pelos teóricos para explicar o processo de desenvolvimento infantil, atrelado as diferentes formas de ensinar na infância. Formação e identidade profissional do professor de educação infantil.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa na Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O processo de produção de conhecimento na graduação. A especificidade da pesquisa científica nas ciências humanas. A Pesquisa científica na área da Educação e os diferentes enfoques teórico-metodológicos. A ética na pesquisa em Educação. Processos e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa. Documentação, análise e produção de textos de acordo com as normas da ABNT.

 

Disciplina: História da Educação Brasileira

Carga horária:60 h

Série:

Ementa: O processo de colonização do Brasil e as diferentes formas de transmissão do conhecimento e da cultura. As bases da educação no Brasil Colonial. Instituição do Estado Nacional Brasileiro e a educação. A organização da instrução pública na República: debate educacional no início do século xx. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo: medicalização, escola nova e modernização da nação. Instituições e processo da educação no Brasil República. Questões atuais da educação brasileira e suas raízes históricas.

 

Disciplina: Alfabetização e Letramento

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos teórico-metodológicos da alfabetização nas dimensões histórica, sociológica, psicolinguística, filosófica e pedagógica. A leitura a escrita e a oralidade como produção social. Compreensão dos pressupostos que fundamentam o processo de alfabetização: linguísticos, psicogenéticos e metodológicos, bem como o questionamento das orientações didáticas adotadas no ensino da leitura e da escrita. Formação do professor alfabetizador. Articulação teoria e prática no processo de Alfabetização. Ensino e aquisição da leitura e escrita por meio de produções textuais. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais sobre a Alfabetização. Planejamento e sistematização de proposta de ensino direcionada à alfabetização. O trabalho com a literatura infantil no decorrer do processo de alfabetização.

 

Disciplina: Organização do trabalho Pedagógico – Gestão Escolar I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Administração e Gestão Escolar: histórico e conceitos. Gestão democrática e escola pública. Papel das instâncias colegiadas na escola. Atuação do pedagogo na gestão em espaços educativos escolares e não escolares.

 

Disciplina:Organização do Trabalho Docente com crianças de zero a três anos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Organização do Trabalho Docente: contexto histórico, político, teórico e educacional. Apreciação crítica da construção histórica e política dada ao atendimento às crianças pertencentes à primeira infância (zero a três anos). Apropriação das teorias que fundamentam os processos de aprendizagem (construtivismo e histórico-cultural). Compreensão dos fundamentos didático-metodológicos necessários a organização do trabalho pedagógico (rotina, tempo espaço, adaptação, planejamento, avaliação, ludicidade, etc.). Especificidades da formação profissional do professor de educação infantil que atua nesta faixa etária. 

 

Disciplina: Metodologia de Ensino da Matemática

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos teórico-metodológicos da Matemática. A formação do professor que ensina Matemática. A relação teoria e prática em Matemática. Os problemas correlatos ao ensino da Matemática. Planejamento e sistematização de proposta de ensino direcionada a Matemática. Dificuldades no ensino da Matemática. A Matemática, o desenvolvimento da inteligência e a afetividade. O pensamento lógico-matemático. Os jogos e o uso de materiais manipuláveis na estimulação cognitiva e no desenvolvimento de conceitos matemáticos. A linguagem matemática e sua relação com a língua materna. Os conceitos fundamentais da Matemática. As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Alfabetização Matemática. Os tipos de exercícios e problemas matemáticos. Os conteúdos matemáticos pertinentes a: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e o tratamento da informação. A avaliação da aprendizagem matemática.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A atuação do professor no ensino de Língua Portuguesa: pressupostos teórico-práticos. A contribuição das diferentes ciências na formação do professor. A oralidade, a leitura e a escrita como atividades significativas. Estudo e análise crítica dos diferentes processos de ensino da Língua Portuguesa. Objetivos e finalidades do ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Gêneros textuais discursivos. Relação entre conteúdos, método e avaliação.  As propostas curriculares oficiais. Encaminhamento metodológico dos conteúdos. A Literatura Infantil e a formação do leitor.

 

Disciplina: Currículo e Avaliação 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A História dos encaminhamentos curriculares no Brasil. As diferentes concepções de currículo e suas implicações no ensino. Sociedade e currículo. Pensamento Pedagógico e Currículo no Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para a Educação Básica. O trabalho interdisciplinar no contexto escolar: diretrizes oficiais e discussões atuais. O currículo e o livro didático As discussões teóricas e práticas sobre a avaliação escolar. Concepções e modalidades de avaliação. Tipos de organização escolar correlatos ao sistema de avaliação. Avaliação e Planejamento. Avaliação como mediação do conhecimento. Critérios e Instrumentos de avaliação. Conselho de Classe.

 

Disciplina: Políticas, Educação e Diversidade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Políticas públicas e programas relacionados à diversidade: educação do campo, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, educação para a diversidade étnico-racial, gênero e pessoas com deficiência.

 

Disciplina: Educação e Ludicidade na Infância 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Ludicidade: concepções, fundamentos e práticas educativas. Estudo da construção histórica do conceito de ludicidade. Análise das diferentes correntes teóricas que discutem a importância da ludicidade na infância. Compreensão dos fundamentos didático-metodológicos que fundamentam a utilização da ludicidade na organização educacional. O papel do professor e sua formação frente à ludicidade no contexto pedagógico da educação básica. Princípios, organização e utilização da Brinquedoteca como um espaço de lazer e aprendizagem.

 

Disciplina: Planejamento da Pesquisa em Educação          

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A pesquisa em Educação. Princípios da unicidade ensino-pesquisa, teoriaprática. Trabalho de Conclusão de Curso: etapas metodológicas para a elaboração do projeto de pesquisa. Leitura e discussão de textos científicos. Normas do TrabalhodeConclusão de Curso e Normas da ABNT. Sistematização do projeto de pesquisa. Desenvolvimento inicial do Trabalho de Conclusão de Curso: revisão bibliográfica.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico: Gestão Escolar II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Contexto político-econômico da educação contemporânea e a Gestão escolar.  Atuação do pedagogo na gestão da escola pública. Gestão escolar e as mediações com o Currículo. Projeto Político-Pedagógico da escola pública: elaboração e desenvolvimento. 

 

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A atuação do pedagogo na gestão da escola pública. Elaboração e desenvolvimento de projetos educativos na gestão da escola pública e nos espaços educativos não-escolares. 

 

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

Carga horária: 140 h

Série:

Ementa: A atuação do pedagogo na gestão da escola pública. Elaboração e desenvolvimento de projetos educativos na gestão da escola pública e nos espaços educativos não-escolares.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estágio na Educação Infantil: concepção, observação, intervenção e produção teórica. Análise das diferentes concepções que fundamentam a prática docente. Apropriação da legislação que o regulamenta. Vivencia nos centros de educação infantil iniciada pela observação e caracterização do trabalho da equipe escolar, da estrutura e funcionamento do contexto, bem como, do trabalho docente em sala de aula. Planejamento, organização e intervenção junto às crianças da educação infantil pautado num processo de ensino-aprendizagem. Elaboração teórica contrapondo teoria e práticas, emergida de um olhar crítico e reflexivo sobre a importância da prática de ensino para a formação do professor de educação infantil. 

 

Disciplina: Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Carga horária: 130 h

Série:

Ementa: Estágio na Educação Infantil: concepção, observação, intervenção e produção teórica. Análise das diferentes concepções que fundamentam a prática docente. Apropriação da legislação que o regulamenta. Vivencia nos centros de educação infantil iniciada pela observação e caracterização do trabalho da equipe escolar, da estrutura e funcionamento do contexto, bem como, do trabalho docente em sala de aula. Planejamento, organização e intervenção junto às crianças da educação infantil pautado num processo de ensino-aprendizagem. Elaboração teórica contrapondo teoria e práticas, emergida de um olhar crítico e reflexivo sobre a importância da prática de ensino para a formação do professor de educação infantil.

 

Disciplina: Organização do Trabalho Docente com crianças de 4 a 5 anos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Trabalho Pedagógico com a criança de quatro a cinco anos: contexto histórico, político, teórico e educacional. Apreciação crítica da construção histórica e política dada ao atendimento às crianças pertencentes à infância na faixa etária de quatro a cinco anos. Apropriação das teorias que fundamentam os processos de aprendizagem (construtivismo e histórico-cultural). Compreensão dos fundamentos didático-metodológicos necessários a organização do trabalho pedagógico (rotina, tempo espaço, adaptação, planejamento, avaliação, ludicidade, etc.). Especificidades da formação profissional do professor de educação infantil nesta faixa etária.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino da Arte

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O papel da arte na formação humana, como conhecimento, como trabalho, como expressão. Estudo das diferentes concepções de arte. Estudo das tendências pedagógicas. Conhecimento teórico-prático dos elementos formais e de composição das artes visuais, da música, da dança e do teatro e sua contribuição na formação dos sentidos humanos. O papel da Arte no currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As propostas curriculares oficiais. Encaminhamento metodológico dos conteúdos e avaliação.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino da Educação Física

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aspectos histórico-culturais do corpo. Abordagem do movimento humano em seus aspectos biológicos, psicológicos, culturais e filosóficos. Corporeidade, instituição escolar e os processos de ensino-aprendizagem. As propostas curriculares oficiais. Encaminhamentos metodológicos dos conteúdos e avaliação.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Ciências

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa:A história do ensino de Ciências no Brasil. Os fundamentos teóricos metodológicos de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As dificuldades relacionadas à disciplina de Ciências. A formação do professor que ensina Ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A relação teoria e prática no ensino de Ciências. Planejamento e sistematização de proposta de ensino direcionada às Ciências. As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino de Ciências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os procedimentos didáticos utilizados para ministrar as aulas de Ciências. O impacto de pesquisas correlatas ao ensino de Ciências. A avaliação correlata ao ensino de Ciências.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Geografia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepção de Geografia – a Geografia como ciência. Compreensão do espaço produzido pela sociedade. Aspectos teórico-metodológicos do ensino da Geografia. Objetivos e finalidades do ensino da Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Relação entre conteúdos, método e avaliação.  As propostas curriculares oficiais. Encaminhamento metodológico dos conteúdos.

  

Disciplina: Metodologia de Ensino da História

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: História e memória social. A finalidade do ensino de História na sociedade contemporânea. Abordagens historiográficas. Relação entre a construção da noção de tempo e espaço pela criança. Reflexão crítica sobre os grupos sociais, as sociedades, o tempo e o espaço a partir de diferentes pressupostos teórico-metodológicos. O papel do ensino da História no currículo da educação infantil e do ensino fundamental. As propostas curriculares oficiais. Lei nº10639/2003 (Altera a Lei nº 9394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências). Encaminhamento metodológico dos conteúdos.

 

Disciplina: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Aspectos conceituais, políticos e históricos. Perfil do professor e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Programas, projetos e cursos ofertados nas diferentes etapas da Educação Básica. Diretrizes Nacionais e Estaduais para a EJA. A EJA na Legislação nacional. Organização Curricular e Orientações didático-Pedagógicas para o trabalho na EJA.

 

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Especial

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aspectos históricos da Educação Especial. Bases teóricas e legais da educação inclusiva. Caracterização das deficiências. Educação inclusiva e o atendimento às necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência nos diferentes níveis de ensino. Legislação e Políticas Públicas para a Educação Especial Inclusiva no Brasil.

 

Disciplina: Educação e Trabalho

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Contextualização histórica da relação entre trabalho e educação. Organização do trabalho e exigências educativas contemporâneas. As propostas de formação para e pelo trabalho.

  

Disciplina: Tecnologias e Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Tecnologias e educação: contexto histórico, político, teórico e educacional. Compreensão sobre a evolução histórica das tecnologias no processo educativo, situação atual e perspectivas. Caracterização da sociedade da informação e redefinição do papel da educação. Estudo das diretrizes, políticas e programas educacionais voltados para o uso das tecnologias. Investigação sobre o uso do computador, softwares, ambientes virtuais e internet como ferramentas de apoio ao ensino, bem como implicações pedagógicas e sociais do uso da informática em educação. Análise da produção televisual, cinematográfica, linguagem multimídia e suas diversas possibilidades como recurso educacional. Reflexão sobre modalidades de ensino não presencial, mediadas pelo uso das tecnologias. Discussão sobre a formação de professores para uso de ferramentas tecnológicas.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Reflexões sobre o estágio na formação do professor e sobre os pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino Fundamental. Vivência nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da observação, participação e análise e registro desse ambiente educacional. Planejamento e intervenção nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões e participação em atividades voltadas à prática pedagógica no espaço escolar.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária: 130

Série:

Ementa: Reflexões sobre o estágio na formação do professor e sobre os pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino Fundamental. Vivência nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da observação, participação e análise e registro desse ambiente educacional. Planejamento e intervenção nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões e participação em atividades voltadas à prática pedagógica no espaço escolar.