Vestibular UENP

GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA – Bacharelado

 

APRESENTAÇÃO

O curso tem por objetivo desenvolver no educando o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Agronomia – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 67.657, com implantação da primeira turma em 1971. Em 1974 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 74.620. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.455 de 04 de novembro de 2016, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

 Os desafios a serem enfrentados exigem um profissional capaz de contribuir efetivamente para a construção de um modelo de desenvolvimento agrário economicamente viável, ecologicamente sustentável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Desta forma, será imprescindível uma organização curricular que possibilite o seguinte perfil profissional:

I. sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;

II. capacidade crítica e criativa na identificação e resolução problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

III. compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e

IV. capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico criativo, às novas situações.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional de Agronomia deverá ter sólida formação para atuar como administrador, produtor, planejador e executor de sistemas produtivos, extensionista, pesquisador e profissional de ensino, tanto em nível técnico como em nível superior.

As áreas de atuação do agrônomo são amplas e diversificadas o que pode ser constatado no Artigo 7º e seus itens das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2015, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Agronomia - Bacharelado

Carga Horária: 4.320 horas

Turno: Integral.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 08 (oito) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Laila Herta Mihsfeldt – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Elisete Aparecida Fernandes Osipi – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador de Estágio: Nair Mieko Takaki Bellettini – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Representantes docentes:

Luiz Guilherme Sachs

Mauro Januário

Rogério Barbosa Macedo

Representante discente: Não houve indicação.

 

Fone: (43) 3542-8048