EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - Bacharelado

 

Disciplina: Química Geral e Analítica

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Conceitos fundamentais da Química; Estrutura da matéria; Termoquímica; Periodicidade química; Ligações Químicas; Líquidos e soluções; Noções de termodinâmica; Cinética química; Equilíbrio químico; Eletroquímica; Introdução à química analítica quantitativa; Amostragem e preparação de amostras; Erros em análise química quantitativa; Análise gravimétrica; Análise titulométricas; Noções de espectrofotometria de emissão e absorção.

 

Disciplina: Física e Energia na Agricultura

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Mecânica; Termologia; Eletricidade; Fontes de energia; Energia na Agricultura.

 

Disciplina: Cálculo

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Cálculo diferencial. Cálculo integral. Geometria analítica.

 

Disciplina: Morfologia e Sistemática Vegetal

Carga horária: 120h

Série:

Ementa: Histologia vegetal. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos de plantas vasculares. Polinização e reprodução. Sistemática de espermatófitas, classificações taxonômicas e técnicas de coleta e herborização. Estudos de briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e das principais famílias de espermatófitas de importância econômica e ambiental.

 

Disciplina: Biologia Celular

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Métodos de estudos em Biologia Celular. Membranas. Transporte através da membrana. Citosol. Sistema de endomembranas. Energia: mitocôndrias e plastos. Ciclo celular. Mitose e meiose.

 

Disciplina: Expressão Gráfica e Informática

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Instrumentos e matérias. Normas da ABNT. Importância do desenho para a agronomia, escalas: natural, de redução e ampliação. Sistemas de cotagem. Interseções: corte (horizontal, vertical e meio corte). Sistemas de coordenadas. Desenho projetivo, arquitetônico e cartográfico. Sistemas operacionais: fundamentos e conceitos básicos. Navegadores. Motores de busca online: expressões e regras sintáticas de busca. Processadores e editores de texto. Gerenciadores de apresentações. Planilhas eletrônicas. Softwares e aplicativos de suporte para a área de informática.

Disciplina: Anatomia, Fisiologia e Melhoramento Animal

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Introdução ao estudo da anatomia. Estudo dos sistemas ósseo, respiratório, urinário, digestório, genital masculino, genital feminino. Sistema endócrino. Noções fisiológicas da respiração digestão e reprodução. Anatomia das aves. Importância da Bioclimatologia. Elementos do clima. Mecanismo da regulação térmica. Atributos anatomofisiológicos para adaptação. Efeitos sobre a produção e reprodução. Importância do Melhoramento Animal. Avaliação genética animal. Seleção e métodos de seleção para diversas características. Cruzamentos.

 

Disciplina: Química Orgânica e Bioquímica

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Introdução à bioquímica metabólica; Propriedades da água, água como reagente, pH e tampões; Química do carbono, Funções orgânicas com importância bioquímica; Estrutura e Propriedades de aminoácidos e proteínas; Enzimas, mecanismos de catálise e cinética; Estrutura e Propriedades de Carboidratos; Estrutura e Propriedades de Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos; Estrutura e Propriedades de Lipídios; Bioenergética e Introdução ao Metabolismo; Metabolismo de carboidratos; Metabolismo de lipídios; Metabolismo de aminoácidos.

 

Disciplina: Introdução à Agronomia e Metodologia Científica

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Conceito e Histórico da Agricultura. Realidade atual e agricultura Brasileira. Estrutura do curso de Agronomia. A profissão do Engenheiro Agrônomo: atribuições, regulamentações, ética profissional. O sistema CONFEA/CREA. Ciências; Método Científico; Pesquisa Científica; Trabalho Científico.

 

Disciplina: Entomologia

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Introdução ao estudo dos insetos. Morfologia externa da cabeça, tórax e abdome. Anatomia interna e fisiologia. Reprodução e desenvolvimento dos insetos. Coleta, morte e conservação de insetos. Características e importância econômica das principais ordens da Classe Insecta. Identificação e classificação dos insetos. Noções de Nomenclatura Zoológica.

 

Disciplina: Geologia

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Materiais terrestres. Noções gerais de estratigrafia. Geologia do Estado do Paraná. Mineralogia física. Mineralogia química. Mineralogia sistemática. Silicatos. Petrologia magmática. Petrologia sedimentar. Petrologia metamórfica. Ciclo das rochas. Origem, natureza e classificação dos materiais originários dos solos.

 

Disciplina: Estatística Geral, Técnicas e Análises Experimentais

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Estatística descritiva; probabilidade; distribuições estatísticas; Teoria da Amostragem; testes de hipóteses; Fundamentos da experimentação agrícola; correlação e regressão; delineamentos experimentais e seus modelos matemáticos; análise de dados obtidos em diferentes delineamentos e esquemas experimentais; Estatística computacional, experimentação e estatística nos projetos de pesquisa técnica e científica.

 

Disciplina: Pedologia, Química e Física do Solo

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Introdução à ciência do solo; gênese de solos; produtos de intemperismo; mineralogia da fração argila; capacidade de troca iônica; morfologia do solo; classificação do solo; textura do solo; superfície específica; relações massa-volume; estrutura e agregação do solo; interações solo e água; consistência do solo; aeração do solo; diferenciações de manejo entre classes de solos: calagem.

 

Disciplina: Topografia e Geoprocessamento

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Conceitos fundamentais. Princípios de Geodésia e de cartografia. Planimetria, altimetria. Sensoriamento remoto. Geoprocessamento: sistema de informação geográfica (SIG). Métodos e técnicas.

 

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Dormência e Germinação de Sementes. A água no sistema solo-planta-atmosfera. Noções de nutrição mineral de plantas. Fotossíntese. Respiração. Translocação de solutos orgânicos. Reguladores vegetais.

 

Disciplina: Microbiologia e Fitopatologia Geral

Carga horária: 120h

Série:

Ementa: Introdução à Microbiologia, cultivo e crescimento microbiano, bactérias, fungos e vírus (aspectos gerais e fitopatogênicos). Microbiologia Aplicada: técnicas microbiológicas para quantificar os microrganismos do solo, verificar a qualidade microbiana da água e dos alimentos. Utilização de microrganismos na indústria. Princípios de fitopatologia: conceito de doença; sintomatologia; diagnose; ciclo das relações patógeno hospedeiro; princípios gerais de controle; grupos de doenças; resistência de plantas a patógenos; fundamentos básicos sobre as doenças fungicas; bacterianas e viroses; fungicidas.

 

Disciplina: Agrometeorologia e Climatologia

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Fenômenos meteorológicos e suas escalas; Modelos de movimentação dos astros; Cosmografia; Composição e estrutura vertical da atmosfera; Temperatura do ar; Efeito estufa e aquecimento global; Temperatura do solo; Espectro solar e as leis da radiação; Umidade do ar; Evaporação; Evapotranspiração; Formação de nuvens e tipos de precipitação; Vento; Geada; Zoneamento agroclimático; Instalação de equipamentos em Estação Agrometeorológica.

 

Disciplina: Nutrição Animal e Forragicultura

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Os nutrientes e seu metabolismo-água, carboidratos, proteínas, lipídeos minerais e vitaminas. Analise de alimentos. Digestibilidade. Formas de avaliar a qualidade da proteína dos alimentos. Formas de avaliar a energia dos alimentos. Descrição dos principais alimentos concentrados Aditivos de rações. Métodos de cálculo de rações e calculo de rações para as diferentes espécies. Morfologia de plantas forrageiras. Descrição das principais espécies forrageiras cultivadas. Adubação de pastagens. Estabelecimento de pastagens. Morfogênese do pastejo. Tipos de pastoreio. Conservação de forragens. Pragas das pastagens.

 

Disciplina: Máquinas e Mecanização Agrícola

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Tratores e seus motores, operação, manutenção sistemas e cálculos de tração. Máquinas, implementos e ferramentas; uso, manejo, regulagens e manutenção. Planejamento, projetos e logística em mecanização agrícola.

 

Disciplina: Economia, Desenvolvimento Rural e Agronegócio

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Fundamentos de Economia Aplicada (microeconomia e macroeconomia). Conceitos e estratégias de desenvolvimento aplicado ao meio agrário. Agricultura familiar: evolução conceitual, diferenciação socioeconômica e políticas públicas. Agronegócio: Verticalização e integração agroindustrial. Visão sistêmica no agronegócio (coordenação, custo de transação e competitividade). A análise de mercado: formação de preços dos produtos agropecuários e estruturas de mercado.

 

Disciplina: Agroecologia

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Integração agricultura e produção animal. Conceitos, objetivos e princípios de ecologia e de renovação de recursos naturais. Ecossistemas naturais e agroecossistemas. Sucessão ecológica, Bases da agroecologia; ciclos biogeoquímicos e sua importância na agricultura; energia, fluxo energético. Balanço energético nos ecoagrossistemas; origem da agricultura; agricultura industrial; vulnerabilidade genética dos cultivares e raças modernas. Revolução verde. Efeitos adversos dos agrotóxicos. Agricultura orgânica. Origens, princípios e técnicas da agricultura orgânica. Uso racional de máquinas e implementos agrícolas. Manejo ecológico de culturas, diversificação de culturas: rotações e cultivo múltiplo. Coberturas vivas e mortas. Agro silvicultura tropical (Permacultura); Manejo ecológico de espécies daninhas e alternativas ao controle químico de pragas, patógenos e plantas invasoras. Alelopatia, variedades resistentes e competitivas. Educação Ambiental.

 

Disciplina: Horticultura Básica

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Classificação da horticultura; características da exploração hortícola; importância social, econômica e alimentar; Propagação de plantas hortícolas; Orientação do crescimento de plantas hortícolas.

 

Disciplina: Fertilidade do Solo e Adubação

Carga horária: 120h

Série:

Ementa: Fundamentos da fertilidade do solo; conceitos básicos; elementos essenciais; reação do solo: calagem; matéria orgânica do solo; amostragem do solo; métodos laboratoriais de análise química de terra para fins de fertilidade do solo; análise foliar: conceitos e aplicação no diagnóstico da fertilidade do solo; dinâmica do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre no solo e micronutrientes. Histórico da adubação; classificação dos adubos; descrição de adubos nitrogenados, fosfatados, potássicos, cálcicos, magnesianos, sulfurados e com micronutrientes. Adubos e adubação foliar; recomendação de calagem, gessagem e adubação baseada na análise do solo para as principais culturas. Adubos e misturas de adubos; fertirrigação e obtenção, consumo e legislação sobre adubos no Brasil.

 

Disciplina: Olericultura

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Para as principais hortaliças das famílias Solanaceae, Alliaceae, Apiaceae, Cichoriaceae e Cucurbitaceae são estudados os fatores que determinam seu cultivo racional e econômico.

 

Disciplina: Fitotecnia I

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Culturas de mandioca, sorgo, amendoim, girassol e mamona. Para cada cultura: introdução, importância econômica e social, classificação botânica e morfológica, cultivares, clima e solo, conservação e preparo de solo, calagem e adubação, tratos e práticas culturais, pragas e doenças, colheita e comercialização.

 

Disciplina: Fitotecnia II

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Culturas de arroz, milho, feijão, trigo. Para cada cultura: introdução, importância econômica e social, classificação botânica e morfológica, ecofisiologia, cultivares, clima e solo, conservação e preparo de solo, calagem e adubação, tratos e práticas culturais, pragas e doenças, colheita e comercialização.

 

Disciplina: Entomologia Agrícola

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Insetos úteis; insetos nocivos. Métodos de controle de pragas por processos químicos e não químico; controle integrado de pragas; Receituário Agronômico.

 

Disciplina: Proteção de Plantas I

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Principais doenças: algodoeiro, arroz, cafeeiro, cana-de-açúcar, citros, feijoeiro, milho, soja, tomateiro e trigo. Nematóides: introdução e importância agrícola do Filo Nemata; Classificação e taxonomia; morfofisiologia; bioecologia; principais gêneros; relação nematóide/principais culturas; disseminação; métodos de controle de fitonematoides; nematóides entomopatogénicos; métodos de extração e identificação de espécimes; estudo de caso.

 

Disciplina: Genética e Melhoramento Vegetal

Carga horária: 120h

Série:

Ementa: Noções de genética molecular; base citológica da herança; mendelismo, ligação gênica e mapeamento; herança poligênica e quantitativa; genética das populações; herança extracromossômica. Evolução das espécies cultivadas, introdução de plantas e banco de germoplasma; variabilidade genética; modo de reprodução e sistema de polinização; métodos de melhoramento aplicado às espécies autógamas; métodos de melhoramento aplicado as espécies alógamas; melhoramento visando resistência às doenças; melhoramento de espécies de reprodução assexuada.

 

Disciplina: Manejo e Conservação do Solo e Água

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Fatores de degradação do solo e da água. Erosividade, erodibilidade. Práticas e manejo conservacionistas do solo e da água. Estimativa de perda de solo por erosão. Métodos de avaliação do potencial de uso dos solos: capacidade de uso dos solos e aptidão agrícola das terras. Planejamento de uso racional do solo da água em propriedades agrícolas e planejamento conservacionista em bacias hidrográficas.

 

Disciplina: Zootecnia dos Ruminantes e não Ruminantes

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Bovinocultura de corte; bovinocultura de leite; ovinocultura; Avicultura de corte e postura; suinocultura.

 

Disciplina: Administração Agroindustrial

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Administração; contabilidade agrícola; custo de produção; planejamento rural; crédito rural; legislação e política agrária; informática aplicada na agricultura; cooperativismo; gestão empresarial e marketing.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS I

Disciplina: Fitotecnia V

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Importância Econômica, agronegócio e manejo e tratos culturais das culturas da Seringueira, Tabaco, Erva-mate e Alfafa.

Disciplina: Agricultura de Precisão

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Conceituar a agricultura de precisão, variabilidade espacial e temporal, gerenciamento de dados e tecnologias que dão suporte para agricultura de precisão (GPS, Eletrônica Embarcada, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Telemetria), zonas de manejo e estudos de casos.

 

Disciplina: Noções De Autocad

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: CAD. Barra de Ferramentas. Barra de status. Layer. Textos

 

Disciplina: Refugiados Climáticos: Perspectiva Histórica de um Fenômeno Natural

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Diferenciação de clima e tempo; efeito estufa; variabilidade, mudança e anomalia climática; estudo dos impactos sócio-econômicos das mudanças climáticas;  conflitos armados decorrentes do aquecimento global; refugiados climáticos.

 

Disciplina: Proteção de Plantas II

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Principais pragas das culturas cultivadas em clima tropical e subtropical. Acarologia: introdução à subclasse Acari; classificação zoológica; morfofisiologia; bioecologia; principais famílias; ácaros de produtos armazenados; disseminação; ácaros das principais culturas; métodos de controle.

 

Disciplina: Extensão e Sociologia Rural

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Conceitos; Modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e em diferentes Países. O papel da Extensão Rural frente ao Desenvolvimento Rural, Econômico, Político, Social e Cultural Brasileiro; Comunicação e Mudança de Comportamento; Metodologias e Técnicas utilizadas em Extensão Rural; Modelos de Diagnóstico Rural; Organização Rural; Programas de Qualidade e Segurança do Trabalho nas empresas frente ao Agronegócio; Relações Étnico-Raciais; Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 

Disciplina: Tecnologia de Produtos Agropecuários

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Princípios de nutrição humana; alterações dos alimentos; microbiologia dos alimentos; processos gerais de conservação dos alimentos; tecnologia de produtos de origem vegetal; tecnologia de produtos de origem animal; biotecnologia das fermentações.

 

Disciplina: Hidráulica, Irrigação e Drenagem

Carga horária: 120h

Série:

Ementa: Hidrostática; Hidrodinâmica: escoamento de fluídos, equação da continuidade, equação de Bernoulli, perdas de carga, condução da água por gravidade e mecanicamente, canais e projetos de sistemas de abastecimento de água rural; Irrigação: Água no solo, relação solo-planta-água-atmosfera, métodos e sistemas de irrigação e qualidade da água de irrigação; Drenagem: drenagem e o sistema solo-planta, drenagem superficial e drenagem do solo, determinação da condutividade hidráulica, tipos de drenos e sistemas de drenagem.

 

Disciplina: Fruticultura

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Introdução à fruticultura; fruticultura e sua Importância social, econômica e alimentar. Espécies frutícolas de maior interesse econômico: botânica; variedades e cultivares; exigências edáfo-climática, e nutricionais; propagação; implantação, tratos culturais e manejo de pomares; colheita, beneficiamento, classificação e comercialização; industrialização.

 

Disciplina: Fitotecnia III

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Culturas do café, algodão, cana-de-açúcar e soja. Para cada cultura: Introdução; importância econômica e social; classificação botânica e morfológica; cultivares; clima e solo; conservação e preparo do solo; calagem e adubação; tratos e práticas culturais; tratamento fitossanitário; rotação e intercalação de culturas; colheita; classificação; beneficiamento; armazenamento; comercialização.

 

Disciplina: Matologia

Carga horária: 90h

Série:

Ementa: Importância da biologia das plantas daninhas para as recomendações de manejo; origem, genética/diversidade e evolução das plantas daninhas; taxonomia/Identificação das plantas daninhas; biologia de populações em agroecossistemas. Dinâmica do banco de sementes; padrões de disseminação, dispersão e processos de invasão das plantas daninhas; métodos de análise da vegetação daninha; interferência entre plantas daninhas e cultivadas; alelopatia; métodos de controle de plantas daninhas. Manejo integrado de plantas daninhas; herbicidologia; manejo de plantas daninhas nas principais culturas; resistência de plantas daninhas aos herbicidas; culturas geneticamente modificadas resistentes aos herbicidas.

 

Disciplina: Manejo e Gestão Ambiental

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do sistema de gestão ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e legislação de avaliação de impactos ambientais no Brasil. Métodos de avaliação, identificação, caracterização dos impactos ambientais. Fatores de degradação dos recursos naturais. Análise e planejamento de bacias hidrográficas. Uso de geotecnologias para análise ambiental. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.

 

Disciplina: Produção de Sementes

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Embriologia. Qualidade de sementes. Deterioração de sementes. Legislação e normas de sementes. Estabelecimento de campos de sementes. Fiscalização da produção e do comércio de sementes. Colheita de sementes. Secagem de sementes. Beneficiamento de sementes. Tratamento de sementes. Armazenamento de sementes. Análise de sementes.

 

Disciplina: Nutrição Mineral de Plantas

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Critérios de essencialidade. Cultivo de plantas em solução nutritiva. Absorção e Interação iônica radicular. Transporte e redistribuição de nutrientes. Metabolismo dos macro e micronutrientes. Sintomas de deficiências e excessos. Elementos benéficos e tóxicos. Relação entre nutrição mineral, doenças e pragas. Diagnose foliar: amostragem, processos de análise, métodos de interpretação.

 

Disciplina: Construções Rurais

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Planejamento e Projetos de Construções Rurais; Materiais de Construção; Técnicas de Construções; Concreto e Concreto Armado; Silos; Instalações Animais; Orçamentos; Eletrificação Rural.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS II

Disciplina: Produção de Mudas e Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Particularidades de estruturas, sistemas e manejo direcionados a produção de mudas e ao cultivo de hortaliças, específico ao ambiente protegido.

 

Disciplina: Tecnologia dos Derivados do Leite

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Definição de leite. Composição. Propriedades físico­químicas. Microbiologia. Beneficiamentos de leites para consumo. Derivados do leite: leite condensado; doce de leite; leites fermentados, iogurtes e bebidas lácteas; queijos e ricota.

 

Disciplina: Insetos Úteis

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Apicultura: Biologia de Apis mellifera; Criação: indumentária e apetrechos, instalação e localização do apiário, habitação das abelhas; Produtos das abelhas: mel, cera, geleia real, rainhas, própolis, veneno, polinização; Inimigos das abelhas. Sericicultura: A cultura da amoreira; Sirgaria, depósito de folhas e chocadeira; Criação do bicho-da-seda; Doenças do bicho-da-seda.

 

Disciplina: Sistemas e Práticas Agroflorestais

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Introdução, Preservação e recuperação de fragmentos florestais em propriedades rurais, Plantio e condução de espécies florestais para fins rurais, Sistemas Agroflorestais (SAFs) – agrossilvicultura, Silvipastoril e agrossilvipastoril,  Noções de Licenciamento Ambiental.

 

Disciplina: Armazenamento e Pós-Colheita

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Estrutura, composição e propriedades de grãos, frutas, hortaliças e outras partes vegetais; fisiologia de pós-colheita: processos de maturação e transformações físicas, químicas e bioquímicas pós-colheita e no armazenamento; emprego de técnicas para conservação e redução de perdas pós-colheita, armazenamento, transporte e distribuição; controle de qualidade de grãos, frutas, hortaliças e outras partes vegetais.

 

Disciplina: Tecnologia do Açúcar e Álcool

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Introdução à Tecnologia do Açúcar; matéria-prima preliminar da fabricação do Açúcar; recepção e condução da cana; extração do caldo, purificação do caldo de cana; evaporação do caldo; cozimento do xarope, centrifugação da massa cozida; controle químico (visita Usina); Introdução à Tecnologia do Álcool; matéria-prima, preparação e correção do mosto; agentes de fermentação alcoólica; preparo do levedo alcoólico; salas e dornas de fermentação; destilação, retificação e desidratação.

 

Disciplina: Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Características dos agrotóxicos, equipamentos de proteção individual, equipamentos de aplicação, características das gotas, caracterização de alvo e avaliação da qualidade, condições ambientais e condições dos equipamentos nas aplicações.

 

Disciplina: Silvicultura

Carga horária: 60h

Série:

Ementa: Principais aspectos bioecológicos das árvores; viveiros florestais; implantação e condução de povoamentos florestais; sistema agrossilvipastoril; desramas, desbastes; Dendrometria; principais aspectos da exploração florestal; regeneração de povoamentos florestais; principais tratamentos preservativos da madeira para fins rurais; Dendrologia.

 

Disciplina: Floricultura, Parques e Jardins

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Importância econômica da floricultura; conhecimento e cultivo das flores de maior importância econômica; noções de arquitetura paisagística, elaboração de projeto paisagístico; parques e jardins.

 

Disciplina: Fitotecnia IV

Carga horária: 45h

Série:

Ementa: Culturas de aveia, cevada, triticale, centeio e canola. Para cada cultura: Introdução, importância econômica; caracterização da planta; regiões recomendadas; cultivares; clima; solo; preparo do solo; calagem; adubação; implantação da cultura; tratos culturais; colheita; secagem; comercialização. Rotação e intercalação de culturas; classificação; beneficiamento; armazenamento.

 

Disciplina: Avaliações e Perícias Rurais

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Conceitos. Legislação. Normas técnicas, estatística aplicada. Avaliação de imóveis. Perícias. Elaboração de Laudos.

 

Disciplina: Plantas Medicinais e Aromáticas

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Práticas de manejo, cultivo, extração e comercialização das plantas medicinais e aromáticas de maior expressão econômica no Brasil. Ações para conservação das espécies nativas com potencial medicinal ameaçadas de extinção.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS III e IV

Disciplina: Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Organismos geneticamente modificados. Marcadores moleculares. Cultura de tecido vegetal.

 

Disciplina: Agronegócio do Açúcar e Álcool

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Atualidades sobre o agronegócio brasileiro. Evolução e estruturação do setor sucroalcooleiro no Brasil. Fatores que influenciam o mercado do açúcar e do etanol. Fundamentos do comércio exterior: competitividade e abertura de novos mercados, o ambiente institucional no comércio exterior.

 

Disciplina: Segurança do Trabalho

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Conceituação e importância da engenharia de segurança do trabalho, O papel e as responsabilidades legais do profissional perante as atividades do trabalho.

 

Disciplina: Máquinas Forrageiras

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Introdução; Conceitos de forragem, feno e forrageiras; Tratores máquinas e motores agrícolas; Manejo físico do solo; Maquinas para plantio, fertilizantes e corretivos, tratamento fitossanitário, alimentação; Uso, manejo, manutenção e regulagens; Cálculos operativos.

 

Disciplina: Estatística Experimental Computacional

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Pacotes estatísticos aplicados à Agronomia para análises estatísticas.

 

Disciplina: Insetos Pragas Urbanas

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: conceito; importância do conhecimento; principais pragas (cupins, baratas, formigas, percevejos, pulgas, piolhos e lagartas venenosas). Identificação e métodos de controle; emprego do controle químico; legislação.

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Fitopatologia

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Patologia de sementes, métodos e técnicas em fitopatologia, microrganismos de importância agrícola, doenças de culturas de interesse regional, controle de doenças de plantas, problemas especiais em doenças de plantas.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Carga horária: 30h

Série:

Ementa: Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda.  Aprendizagem de conhecimentos básicos da Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar.