Campus Luiz Meneghel realiza plantio de 4500 mudas de árvores

Terça, 17 Outubro 2017 11:07 por Assessoria de Comunicação Social

O Campus Luiz Meneghel (CLM) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com a Transportadora Matão, de Andirá, a Unimed Norte Pioneiro e a Monsanto, realizaram o plantio de 4500 mudas de árvores do Projeto Revitamon - Plante Verde 2017. O projeto em ação é parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente.

As mudas foram doadas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e estão sendo plantadas nas áreas de nascentes, como parte de um projeto de restauração desses locais; na área do Campus destinada às atividades da Equoterapia; nos limites da Fazenda Escola; no pasto dos bovinos e ovinos, além de áreas externas.

O encontro aconteceu no dia 12 de Junho no Anfiteatro Thomaz Nicoleti, do Campus, para o lançamento do projeto. A solenidade contou com a participação de professores, alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação e Medicina Veterinária, de representantes da Emater, Prefeitura de Andirá, Monsanto, Transportadora Matão, e de todos colaboradores do projeto.

De acordo com o diretor do CLM, Ederson Marcos Sgarbi, o Campus está engajado no projeto de restauração das áreas de nascentes e colaborando com a preservação do meio ambiente. “Este é mais um dos projetos importantes que o Campus participa, demonstrando assim uma preocupação enorme com o meio ambiente e com as gerações futuras”, destaca Sgarbi. “Pretendemos continuar com as parcerias e com o plantio de árvores nos próximos anos, pois isso trará uma melhoria na qualidade ambiental do Campus e dessa região”, finaliza o diretor.

Apoio

O projeto de arborização realizado no Campus Luiz Meneghel é parte de um trabalho maior criado por um dos apoiadores da ação em Bandeirantes. A Monsanto, cliente da transportadora Matão, de Andirá, criou o projeto Revitamon, que visa reduzir o impacto causado pela emissão de dióxido de carbono “CO2”, gerado pelos veículos utilizados no transporte dos produtos Monsanto.

Conforme destaca a diretoria da empresa, trata-se de um programa voluntário, por meio do qual a Transportadora Matão viu a oportunidade de assumir sua responsabilidade com o meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais causados pelos gases poluentes emitidos durante o transporte. “As árvores neutralizam ou sequestram o carbono e outros gases emitidos pelos caminhões. O plantio de árvores muda o ambiente a sua volta, são refúgio para fauna, reduzem a erosão, ou seja, um rico legado para futuras gerações”, ressalta, em nota, a transportadora.

A Transportadora Matão está nesse projeto de Sustentabilidade desde 2009. “Como parceiras (Matão/Monsanto), já plantamos um total de 13 mil mudas nestes últimos anos. Plantamos árvores frutíferas em creches, árvores nativas da mata atlântica, árvores para recuperação de matas ciliares e reflorestamento de manancial”, destaca a diretoria da empresa.

Última modificação: Terça, 17 Outubro 2017 11:09

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Torna público o Edital de Reabertura da Inscrição para eleição dos representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA para a Gestão 2024/2025.

• Nomeia os representantes discentes junto aos Conselhos do Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.