NEAT promove dia em homenagem à mulher rural

Quinta, 25 Outubro 2012 13:22 Publicado por Comunicação Social

O Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel – Bandeirantes, promoveu, na terça-feira (23/10),um dia especial à mulher rural. Atividades voltadas para a saúde, cultura, negócio e beleza foram promovidas durante o evento e atenderam a cerca de 150 mulheres da zona rural do município.

As mulheres dos bairros rurais: Comunidade Seis bairros, Comunidade Três Águas, Sertãozinho, Barrinha do Cateto, Água da Onça, Juca Batista, Balsa do Corsine, Bairro Cabiuna, Ormeze e Assentamento de Congonhinhas, que participaram do evento, puderam realizar exame preventivo, verificação de pressão arterial, glicemia e vacinação, além de poder contar com um dia de beleza que incluía corte de cabelo, maquiagem, massagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas dentre outros.Durante o evento, elas puderam ainda participar de minicursos e receber assessoria jurídica, além de plantas e brindes sorteados.

Na avaliação do professor Mauro Januário, coordenador do NEAT,o evento foi um sucesso. "Tivemos um resultado muito positivo, embora o pouco tempo para a realização".Ele explica que "O evento tem uma importância simbólica, porque faz uma homenagem num determinado dia, mas a lembrança tem de ser contínua. O papel da mulher sempre tem de ser valorizado na sociedade de uma forma geral".

Quem ficou muito feliz com o Dia dedicado à mulher rural foi a dona Vera Marta, 48, que veio com a filha Cibele dos Santos Oliveira do sítio Boa Esperança, do bairro Sertãozinho. Ela aproveitou para cuidar da beleza: "Gostei muito, foi muito bom. Tinha de acontecer sempre para animar as mulheres. Fiz estética, limpeza de pele, maquiagem, participei do curso de detergente e ainda ganhei um brinde. É a primeira vez que participo de um evento como esse. Valeu a pena vir". A dona Sônia Maria da Silva, 34, também do bairro Sertãozinho, disse: "Aproveitei o máximo. Passei pela estética, fiz massagem, ganhei brindes e estou levando mudas de árvore. Foi muito bom. Tomara que ano que vem tenha de novo".

A abertura do evento contou com a participação do diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Marco Antônio Gandolfo, e do presidente do Sindicato Rural do município, Renato Domingos. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Márcio Luiz Carreri, também prestigiou o evento. O professor Mauro agradece, além da parceria da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR),a todos, dentre estagiários do NEAT e voluntários das áreas de enfermagem, direito e pedagogia, que trabalharam para a realização do Dia. "O empenho de todos refletiu no sucesso do evento", acentua.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.